Qualifica Mulher: Câmpus Criciúma conclui curso de Manicure em Içara

EXTENSÃO Data de Publicação: 13 abr 2022 11:52 Data de Atualização: 13 abr 2022 12:58

Moradora de Içara, Clarisse Machado, 36 anos, sempre foi a responsável em casa por fazer as unhas das mulheres da família. “Eu já tinha esse gosto desde nova”, conta. No final do ano passado, ficou sabendo que haveria um curso gratuito de Manicure em seu município: se inscreveu, foi selecionada e concluiu o curso nesta terça (12), com uma formatura realizada no Paço Municipal Ângelo Lodetti.

“Aprendi muita coisa com o curso e vou aproveitar, vou levar para a minha vida. Foi um momento inesquecível e a formatura foi uma bênção. Daqui para a frente, quero trabalhar neste ramo e, se tiver mais oportunidade de fazer cursos na área da beleza, quero fazer, porque quero aprender mais”, festeja Clarisse, que já colocou em suas redes sociais o contato para agendar atendimento às clientes.

No total, 29 mulheres receberam certificado no curso de Manicure, realizado através de uma parceria entre o Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a prefeitura de Içara, com recursos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A ação faz parte do programa Qualifica Mulher, que vem oferecendo cursos de capacitação a dezenas de mulheres em situação de vulnerabilidade social nas regiões de Criciúma e Tubarão, onde o IFSC também atua ofertando os cursos.

Promover mudanças sociais e financeiras na vida da mulher é um dos ideais do programa. “É trabalhar o papel da mulher dentro da sociedade que se transforma com a força econômica que ela pode ter, com a importância do trabalho dela para a sociedade e como chefe de família. Então, o programa devolve essa autoconfiança e autoestima para a mulher”, explica a professora do Câmpus Criciúma, Michele Guizzo, coordenadora pedagógica do Qualifica Mulher no IFSC. “E até, por que não, ser uma inspiração para outras mulheres a partir dessa mudança. Vai muito além da qualificação como manicure ou pedicure”, complementa.

Gircileia Ferreira Pedro, 46 anos, já trabalhava de manicure e decidiu aprimorar seus conhecimentos. O curso ajudou Gircileia a tirar dúvidas e também a fidelizar novas clientes. “No curso eu aprendi a fazer mais coisas. Já tenho clientes em vista. Tem bastante gente me procurando. Pretendo trabalhar por conta própria”, relata. “Gostei da professora e do professor. Aprendi muito com eles. Tirei muitas dúvidas. Valeu a pena pra mim. Aprendi a me respeitar e a respeitar os outros”, conclui.

Com duração de dois meses, o curso ofereceu às alunas aulas teóricas e práticas. As aulas foram ministradas por Gislaine Mendes, que ensinou a parte prática, e Anderson Kautzmann, estudante de Licenciatura em Química do Câmpus Criciúma, que ficou responsável pelas aulas teóricas. Ao final, as mulheres ficaram com os kits para trabalharem como manicure, além de receber um auxílio de R$ 388,80.

Participaram da cerimônia de formatura o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Daniel Comin, a coordenadora pedagógica, Michele Guizzo, a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, e o secretário de Assistência Social, Eduardo Zata.

CÂMPUS CRICIÚMA EXTENSÃO