O que é o Chamadão do IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 10 mar 2021 08:30 Data de Atualização: 10 mar 2021 09:26

Sabemos que nossos processos seletivos podem parecer complicados para algumas pessoas. Isso porque, por lei, precisamos deixar as regras claras num documento chamado edital e a linguagem do edital não é lá muito amigável - a gente reconhece. 🙈

Aliás, sabemos tanto disso que até já fizemos um post somente para explicar o que é um edital. Também já respondemos as dúvidas que mais recebemos sobre nosso Ingresso.

Mas nunca tínhamos dedicado um espaço para explicar um termo que passou a ser bastante conhecido entre os candidatos a estudar aqui: o Chamadão. Afinal, o que é o Chamadão do IFSC? 🤔

Vamos lá:

O Chamadão é um processo que o IFSC faz para otimizar o preenchimento das vagas de forma que o maior número de alunos possa ingressar no curso desde o primeiro dia de aula. Ao divulgarmos os aprovados em segunda chamada, divulgamos junto uma “lista de espera”, que é o tal do chamadão. Os candidatos que estão nesta lista são convocados para manifestar o interesse na vaga para que, caso os selecionados para segunda chamada não se matriculem, eles possam assumir as vagas disponíveis.

Mas, para chegar ao Chamadão, precisamos falar do início do processo seletivo, que você pode entender melhor na imagem abaixo:

Infográfico mostrando como funciona o chamadão do IFSC

 

Funciona assim: cada curso tem um número de vagas disponíveis que são abertas para candidatos interessados em estudar no IFSC. É feito o processo seletivo - que pode ser por sorteio, exame de classificação ou Sisu - para preencher as vagas. Normalmente, temos mais candidatos do que vagas e isso faz com que tenhamos uma lista de classificação. 

-> Como estudar no IFSC?

Os melhores colocados preenchem as vagas disponíveis e seus nomes são divulgados no que chamamos de divulgação do resultado da Primeira Chamada, pois são os primeiros nomes chamados a preencher as vagas. Conforme as orientações de cada edital, esses primeiros colocados devem fazer a matrícula no período indicado. A matrícula é como se fosse uma confirmação da vaga: você foi selecionado e apresenta seus documentos para ocupar a vaga. É também neste momento que identificamos se o candidato cumpre os requisitos necessários para fazer o curso.

Só que nem todos os candidatos efetuam essa matrícula ou cumprem os requisitos para fazer o curso, e isso faz com que ainda sobrem vagas. É feita então uma Segunda Chamada para os candidatos que estão classificados na sequência e eles são convocados para fazer a matrícula e garantir a vaga. Da mesma forma, pode ser que nem todos efetuem a matrícula ou cumpram os requisitos e aí as vagas continuam sobrando.

No passado, o IFSC trabalhava com chamadas posteriores e assim eram feitas uma terceira, quarta, quinta e muitas outras chamadas. Só que isso gerava uma burocracia maior e fazia com que o curso começasse com vagas sobrando e os alunos chamados lá na quinta, sexta chamada, perdessem o início das aulas. Foi justamente para agilizar o processo que se criou o Chamadão.

Como funciona o Chamadão?

Além de chamar os candidatos classificados na sequência na segunda chamada conforme o número de vagas disponíveis, o IFSC também chama mais candidatos para manifestarem o interesse na vaga. Este número a mais de candidatos que são chamados depende do histórico de preenchimento de vagas de cada curso - podendo ser 50, 100 ou até 200 a mais. Estes candidatos compõem o que chamamos de “lista de espera”, pois vão ficar esperando que seja liberada alguma vaga para serem contemplados.

Importante ressaltar que esses candidatos aprovados na segunda chamada e no chamadão estarão concorrendo às vagas das cotas para as quais se inscreveram. E o preenchimento das vagas também será para cada cota separadamente.

Veja a explicação em vídeo sobre o que é o Chamadão dada pelo chefe do Departamento de Ingresso do IFSC, Raphael Gerba, durante uma das lives que realizamos sobre nossos cursos:


Se o candidato não efetuar sua matrícula nem manifestar seu interesse na vaga, ele perde o direito à vaga do processo seletivo em questão.

Neste momento de pandemia em que estamos com atividades não presenciais, todos os processos - inscrição, matrícula, manifestação de interesse - estão sendo realizados de forma on-line conforme descrito nos editais.

Quando ocorre o Chamadão?

O período do Chamadão faz parte do cronograma dos nossos editais. Toda vez que você abrir um edital, logo no começo haverá um quadro com o cronograma com o período do Chamadão como no exemplo abaixo.

Exemplo de edital mostrando o Chamadão

E o cadastro de reserva?

Os candidatos convocados na segunda chamada e no chamadão que enviarem a documentação solicitada e que não forem contemplados com vaga no respectivo curso passam a compor um cadastro de reserva. Esse cadastro de reserva leva em conta a classificação geral do candidato e a sua classificação nas cotas, se for o caso.

Se houver um cancelamento de matrícula por algum aluno, um novo candidato é chamado com base nesse cadastro de reserva. O prazo mínimo em que o IFSC chama algum candidato pelo cadastro de reserva, conforme consta nos editais, é de 25 dias após o início das aulas. Após esse prazo, as coordenações de cursos é que autorizam ou não o Departamento de Ingresso do IFSC, nosso Deing, a chamar mais candidatos para repor vagas que venham a surgir diante do estágio avançado das aulas, avaliações e por aí vai.

Quando são abertas vagas remanescentes?

Quando não há mais candidatos na lista de espera do cadastro de reserva e eventualmente sobrar vaga no decorrer do curso, aí essas vagas são chamadas de remanescentes e um edital é feito para organizar o preenchimento dessas vagas sempre na primeira fase do curso e para o semestre em questão. Para essas vagas não há sorteio, o preenchimento é por ordem de inscrição.

Mas por que não podem sobrar vagas? 

Como você pode perceber, nos empenhamos ao máximo para preencher todas as vagas que temos disponíveis. Isso porque somos uma instituição pública e queremos otimizar os recursos que nos são destinados e que saem do bolso da sociedade. Ao abrirmos uma turma, consideramos quantas pessoas podemos atender com a nossa estrutura. Se nem todas as vagas são preenchidas significa que estamos deixando de atender mais pessoas com o mesmo gasto - considerando salário do professor e utilização da nossa infraestrutura. 

É por isso que nos dedicamos para que tenhamos uma turma completa antes do início das aulas. Além disso, a nossa pressa em agilizar o preenchimento das vagas antes de começarem as atividades letivas é para que os alunos possam acompanhar as aulas desde o começo e evitarmos que entrem depois que conteúdos já tiverem sido dados. Lógico que isso pode acontecer - e acontece -, mas nosso objetivo com o Chamadão é justamente acelerar o preenchimento de vagas para que tenhamos uma turma completa com todas as vagas preenchidas com alunos matriculados antes do início das aulas.

 Ainda tem dúvida?

Tentamos detalhar aqui de toda forma este processo - em texto, vídeo e imagens - e esperamos ter deixado mais claro o que é esse tal de chamadão que falamos. De toda forma, caso ainda haja dúvida, envie e-mail para nosso Departamento de Ingresso no endereço ingresso@ifsc.edu.br ou deixe aí nos comentários.

Para quem está de olho nas nossas vagas, veja o calendário de inscrições. É possível deixar seu e-mail e ser avisado quando estivermos com vagas abertas.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

 
 
BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC