Quer estudar no IFSC? A gente te ajuda a ler o edital!

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 17 nov 2021 08:27 Data de Atualização: 18 nov 2021 09:33

Toda vez que abrimos processo seletivo, muita gente aparece por aqui cheia de dúvidas: quando sai o resultado? Posso me inscrever em mais de um curso? Estudei uma parte do Ensino Fundamental com bolsa, posso me inscrever pelas cotas? O que é o chamadão? Como eu vejo se fui aprovado? O que eu preciso entregar na matrícula?

A gente sabe, o processo seletivo é cheio de regrinhas e é difícil acompanhar tudo...

GIF da personagem Nazaré

E se a gente contar que temos um documento que responde a TODAS essas dúvidas? Sim! Este documento é o edital, inclusive já falamos sobre ele por aqui (veja neste outro post). 

Hoje vamos explicar como ler um edital para que você possa estar preparado quando estivermos com inscrições abertas.

Aliás, já anota na agenda: de 18 de novembro a 16 de dezembro estarão abertas as inscrições para os cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes para os câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul (Centro e Rau), Joinville, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. 

Arte campanha de ingresso

Para ver as datas de inscrição para os outros processos seletivos, clique aqui.

-> Cadastre seu e-mail e seja avisado quando estivermos com inscrições abertas

O que é o edital?

Bom, pra começar, é preciso entender que o edital é o documento que reúne todas as regras do processo seletivo. Ou seja, se você tem alguma dúvida sobre se pode isso ou aquilo, se precisa desse documento ou de outro, é no edital que você encontra a resposta.

Na sequência, vamos apresentar cada um dos tópicos de um edital de processo seletivo, para você saber onde procurar as informações. É possível que algum edital tenha seções um pouco diferentes dependendo do tipo de processo seletivo, por isso nossa orientação é que sempre se leia todo o edital para não ficar com dúvidas.

Cronograma

Todos os nossos editais iniciam com um cronograma. Então se você quer saber até quando são as inscrições, quando sai o resultado, qual o período de matrículas, quando sai a segunda chamada.. é fácil: está na primeira página! Veja abaixo um exemplo de cronograma:

Imagem de um cronograma de edital

Disposições preliminares

O nome pode parecer meio estranho, mas na prática essa parte do edital é como se fosse uma introdução. Uma apresentação do que você vai encontrar no edital. É nesta seção que se apresentam os tipos de cursos com vagas abertas e qual será a forma de seleção (sorteio, prova, análise documental, Enem).

No caso do edital dos cursos técnicos, por exemplo, explicamos quem pode se inscrever em cada um dos tipos de cursos ofertados (integrados, concomitantes e subsequentes). E se você ainda não sabe muito bem a diferença entre eles, já clica aqui para ler este outro post em que explicamos isso.

Inscrição

Esta é a parte mais importante do edital! É onde está descrito como pode ser feita a inscrição no processo seletivo, com o passo a passo para se inscrever. É nesta seção que está escrito se a pessoa pode se inscrever em só um ou em mais cursos do edital. Pergunta que vocês nos fazem com alguma frequência 🙈

-> É possível fazer mais de um curso no IFSC? Descubra a resposta neste post.

Apesar de estar descrito no edital como fazer a inscrição, também temos vídeos que mostram o processo em nosso sistema de inscrições, veja abaixo:

Como se inscrever em cursos técnicos

-> Vídeo em português
-> Vídeo em espanhol
-> Vídeo em francês

Como se inscrever em cursos de qualificação profissional

-> Vídeo em português
-> Vídeo em Libras
-> Vídeo em espanhol
-> Vídeo em francês

Se você achou estranho essa variedade de línguas e não sabia que estrangeiros podem estudar no IFSC, veja este outro post.

Seleção

Nesta seção será explicado como acontece o processo seletivo. Se for por sorteio, como é o sorteio. Se for por prova, como é a prova etc. Se você quiser saber mais sobre nossos processos seletivos, clique aqui.

Resultados

Nesta parte do edital você fica sabendo como acompanhar a lista de aprovados no processo seletivo, as datas de divulgação de cada chamada e como acessar seu boletim de desempenho.

Importante: o IFSC não liga para os aprovados para informar que foram selecionados. Enviamos e-mail aos selecionados, mas pode ser que o e-mail caia na caixa de spam ou que seu endereço de e-mail esteja incorreto. A responsabilidade de acompanhar as chamadas do processo seletivo é do candidato

Matrículas

Se você pensou que depois de aprovado, era só esperar o início das aulas, está enganado. Os candidatos aprovados devem realizar a matrícula, ou seja, encaminhar a documentação que comprova que eles possuem os requisitos para fazer aquele curso. Inclusive já explicamos por aqui qual a diferença entre inscrição e matrícula.

O edital descreve todos os documentos que devem ser entregues no momento da matrícula, além de disponibilizar os links dos formulários de cada câmpus para que os documentos sejam enviados. Sim, a matrícula é feita toda pela internet. Mas atenção, existe um prazo para isso, que normalmente dura em torno de 5 dias após a divulgação do resultado. Se você perder esse prazo, infelizmente perde também o direito à vaga. Isso acontece porque quando alguém não faz a matrícula no prazo, automaticamente chamamos a pessoa que está na sequência da lista de selecionados para ocupar aquela vaga. Por isso é tão importante ler o cronograma do edital atentamente.

-> Acesse aqui a página do nosso Portal específica para as orientações de matrícula (mas nem por isso precisa deixar de ler o edital, viu?!)

Outro ponto importante, que com frequência vocês nos perguntam: enviei os documentos, mas não recebi nenhuma resposta, como saber se minha matrícula foi aceita? O edital também informa isso! Usualmente os câmpus entram em contato com os candidatos em até cinco dias ÚTEIS (ou seja, de segunda a sexta somente) após o término do período de matrículas. Os câmpus precisam desse prazo para poder avaliar todos os documentos recebidos.

Nesta seção do edital você também encontra os contatos dos câmpus. Então caso você tenha alguma dúvida, pode entrar em contato diretamente com o câmpus para o qual você foi aprovado para que eles possam te orientar.

Sistema de cotas

É no momento da inscrição que os candidatos deverão fazer a opção por concorrer na ampla concorrência ou no sistema de cotas. Se você está em dúvida sobre qual optar, leia este post aqui. Porém, a documentação que comprova que o candidato tem direito à cota é entregue somente no momento da matrícula. Neste outro post explicamos como comprovar cada uma das condições específicas das cotas

Todo esse detalhamento das vagas para cotas e de como fazer a comprovação está bastante detalhado nos anexos dos editais. Antes de fazer a opção pela cota, leia atentamente essas informações para ter certeza de que você conseguirá fazer a comprovação posteriormente. Caso você seja selecionado e não tenha como comprovar a condição, você perderá o direito à vaga. Não é possível trocar a opção - ampla concorrência ou cotas - depois da inscrição realizada.

Cursos e vagas

Por último, mas o mais importante: o edital traz a lista de cursos com vagas abertas divididos por câmpus. Nesta lista você pode ver, por exemplo, quantas vagas são ofertadas para cotas ou ampla concorrência, qual o turno dos cursos, quanto tempo dura o curso etc.

E se você já quiser dar uma espiadinha nos cursos que ofertamos e conhecer mais sobre cada um deles, é só acessar nosso Guia de Cursos.

Disposições gerais e finais

Assim como nos editais, vamos encerrar esse post com as disposições gerais e finais. O que é isso? Informações gerais sobre o processo seletivo que são importantes, mas que não se referem diretamente a cada uma das etapas. 

E aqui nas nossas disposições gerais e finais, vamos trazer para vocês os links de outros posts e páginas do nosso site que podem te ajudar a entender melhor nosso processo seletivo e, consequentemente, facilitar a leitura e compreensão do edital:

-> Por dentro do ingresso do IFSC: entenda todas as etapas
-> O que é o Chamadão do IFSC?
-> O que o Ensino Médio do IFSC tem de diferente?
-> Conheça os tipos de cursos ofertados pelo IFSC
-> Veja nossa página de perguntas frequentes sobre nossos processos seletivos
-> Veja as perguntas da live tira-dúvidas realizada ano passado sobre nosso ingresso para cursos técnicos integrados (ou Ensino Médio Técnico) e para o ingresso em cursos técnicos concomitantes e subsequentes

E o mais importante de tudo: sempre que tiver uma dúvida, lembre-se que todas as regras do processo seletivo estão no edital. Se ainda assim ficar com alguma, mande e-mail para ingresso@ifsc.edu.br.

Como saber quais editais do IFSC estão abertos?

Temos um calendário de inscrições em que é possível conferir quando iremos abrir inscrições para nossos processos seletivos. No dia da abertura, o edital será publicada numa página do nosso Portal que chamamos de Editais com inscrições abertas

Para não perder a data e a oportunidade de estudar aqui, você pode deixar seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse e aí receberá uma mensagem sempre que estivermos com processo seletivo aberto para nossos cursos.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui e leia todos os nossos posts. Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

 
 
BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC