Publicador de Conteúdos e Mídias

Como funcionam as vagas remanescentes do IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 19 out 2022 09:20 Data de Atualização: 22 mar 2023 10:45

Você já deve ter visto alguma notícia no nosso site divulgando vagas remanescentes. Quem já se inscreveu em algum processo seletivo do IFSC também deve ter lido no edital sobre lista de espera. Mas, afinal, do que se trata isso? É o que vamos explicar neste post.

O que são vagas remanescentes?

As vagas remanescentes são vagas que sobram de um processo seletivo regular e que são disponibilizadas novamente com procedimentos de seleção simplificados. E não é preciso ter participado do processo seletivo regular para concorrer, qualquer pessoa pode se candidatar desde que atenda aos pré-requisitos do curso.

-> Quem pode estudar no IFSC? Entenda os pré-requisitos para cada curso!

Os processos seletivos regulares do IFSC variam de acordo com o tipo de curso, mas estão organizados da seguinte forma: exame de classificação, sorteio, vestibular, Enem ou análise documental.

-> Como posso estudar no IFSC? Descubra aqui!

Por exemplo: imagine que abrimos 30 vagas para um curso técnico e, dos 30 candidatos selecionados, só 20 se matriculam. As 10 vagas que ficam sobrando são disponibilizadas para os próximos candidatos da lista de espera pela ordem de classificação. Se essas vagas não forem preenchidas por esses candidatos, elas viram vagas remanescentes e são disponibilizadas a quem tiver interesse por meio de um processo simplificado de preenchimento. 

-> Entenda como funciona a lista de espera do IFSC

Importante: os pré-requisitos para quem se inscreve para uma vaga remanescente são os mesmos, o que muda apenas é que o procedimento para o preenchimento da vaga é mais simples.

Como são preenchidas as vagas remanescentes?

As vagas remanescentes são preenchidas por meio de processos simplificados que variam de acordo com o tipo de curso. Vamos explicar cada um:

Vagas remanescentes de cursos técnicos

É publicado um edital específico com as regras de preenchimento das vagas remanescentes. A partir da publicação do edital, o preenchimento das vagas é por ordem de inscrição no formulário eletrônico disponibilizado no edital. 

-> Conheça os tipos de cursos técnicos ofertados pelo IFSC

O candidato deve atender apenas ao requisito de escolaridade para ingresso no curso que deseja, sendo eles: 

- Ensino Fundamental completo para quem desejar iniciar um curso técnico integrado ao Ensino Médio ou um curso Proeja
- 1º ano do Ensino Médio completo para quem quer fazer um curso técnico concomitante ao Ensino Médio
- Ensino Médio completo para quem deseja iniciar um curso técnico subsequente ao Ensino Médio

Vagas remanescentes de cursos de graduação

A partir de 2023, teremos uma mudança para esse tipo de curso. Será publicado um edital composto por todos os cursos de graduação com ingresso em 2023/1 apenas para inscrição em um Cadastro de Reserva, sem oferta de vagas. Os candidatos que se inscreverem por este edital poderão ser chamados caso as listas de espera do processo do Vestibular Unificado (IFSC/UFSC) e do SiSU esgotem e ainda existam vagas ociosas.

A cada semestre, teremos um edital. O método de classificação será por análise do histórico escolar, considerando a média simples das notas de Português e Matemática do último ano/semestre do ensino médio do candidato. E não importa se você já concluiu o Ensino Médio há muitos anos, viu? Você pode participar deste edital independentemente de sua idade ou de quando finalizou seus estudos.

-> Conheça os cursos de graduação do IFSC

Vagas remanescentes de cursos de qualificação e idiomas

As vagas remanescentes dos cursos de qualificação e idiomas não são publicadas em edital específico, mas sim divulgadas de forma contínua em uma tabela disponibilizada no Portal do IFSC sempre que há novas vagas disponíveis. 

-> Entenda como funciona um curso de qualificação profissional do IFSC 

O preenchimento das vagas é por ordem de inscrição no formulário eletrônico disponibilizado na própria tabela. O candidato deve atender aos pré-requisitos de idade, escolaridade, formação e/ou experiência estipulados para cada curso e apresentados na tabela.

-> Veja aqui as vagas remanescentes disponíveis no momento em cursos de qualificação e idiomas

Vagas remanescentes de cursos de pós-graduação

Já para os cursos de pós-graduação, quando há vagas remanescentes, é feito um adendo ao edital de oferta regular e o edital é republicado na página de editais do IFSC com destaque para essa informação. O procedimento de preenchimento e os requisitos são informados neste mesmo adendo ao final do edital, mas usualmente as vagas são preenchidas por ordem de inscrição.

-> Conheça os cursos de pós-graduação oferecidos pelo IFSC

Como saber se há vagas remanescentes abertas?

A divulgação de vagas remanescentes é feita conforme há vagas disponíveis, portanto, não existe um período determinado para a publicação de editais e nem a certeza de que haverá vaga em determinado semestre. 

Para saber se há vagas remanescentes abertas, é preciso acessar a página de editais abertos.

Como sei se consegui uma vaga remanescente?

O resultado das vagas remanescentes pode ser conferido na página de resultados do IFSC destinada a esse tipo de vaga. De modo geral, o câmpus que oferece a vaga também entra em contato com o candidato por e-mail (para o endereço de e-mail informado no momento da inscrição) informando a confirmação da matrícula. 

O candidato que entra por vaga remanescente inicia as aulas no mesmo semestre de alunos que conquistaram a vaga da oferta regular. A diferença é que quem obteve a vaga remanescente pode acabar iniciando as aulas alguns dias ou semanas depois em função do tempo do processo, mas passa a integrar a mesma turma.

Mas por que não podem sobrar vagas? 

Como você pode perceber, nos empenhamos ao máximo para preencher todas as vagas que temos disponíveis. Isso porque somos uma instituição pública e queremos otimizar os recursos que nos são destinados. Ao abrirmos uma turma, consideramos quantas pessoas podemos atender com a nossa estrutura. Se nem todas as vagas são preenchidas, significa que estamos deixando de atender mais pessoas com o mesmo gasto - considerando salário dos servidores e utilização da nossa infraestrutura. 

É por isso que nos dedicamos para que tenhamos uma turma completa antes do início das aulas. Além disso, a nossa pressa em agilizar o preenchimento das vagas antes de começarem as atividades letivas é para que os alunos possam acompanhar as aulas desde o começo e evitarmos que entrem depois que conteúdos já tiverem sido dados. Lógico que isso pode acontecer - e acontece -, mas nosso objetivo é justamente acelerar o preenchimento de vagas para que tenhamos uma turma completa com todas as vagas preenchidas com alunos matriculados antes do início das aulas.

E o que é a lista de espera?

Todos os candidatos que não foram classificados dentro do número de vagas ofertado para cada curso passam a compor uma lista de espera. Após a publicação do resultado do processo seletivo, quem estiver com o nome na lista de espera deverá realizar o procedimento de "manifestação de interesse dos candidatos em permanecer na lista de espera" para possíveis chamadas futuras. 

-> Veja o post que fizemos detalhando como funciona a lista de espera do IFSC

Basicamente, para manifestar interesse, os candidatos já devem encaminhar a documentação de matrícula, seguindo os mesmos procedimentos dos alunos que foram aprovados, ou seja, é o mesmo prazo, mesmo formulário e mesma lista de documentos previstos no edital como “matrícula”. Caso não seja feita essa manifestação de interesse em permanecer na lista, os candidatos deixam de fazer parte desse processo seletivo, perdendo a chance de concorrer às vagas em questão.

É só quando não há mais candidatos na lista de espera e eventualmente ainda sobrarem vagas que surgem as vagas remanescentes que comentamos acima.

E mais um recadinho: a partir de agora, o IFSC vai deixar de usar o termo “Chamadão” em seus editais. Mas não se preocupe em saber os nomes de cada etapa. O importante é prestar atenção às explicações dos procedimentos que são apresentados em cada edital para não perder os prazos. Em caso de dúvidas, é possível enviar mensagem para ingresso@ifsc.edu.br.

Resumindo

Quadro com as possibilidades para quem quer estudar no IFSC Oportunidade 1: É disponibilizado um edital de vagas abertas, com preenchimento por prova, sorteio, análise documental etc.  Oportunidade 2: Quem se inscreveu para esse processo seletivo e não foi aprovado na primeira chamada, pode permanecer na lista de espera e ocupar uma das vagas caso alguém aprovado não se matricule ou desista da vaga.  Oportunidade 3: Se ainda sobrarem vagas depois desses dois processos, são abertas as vagas remanescentes, que podem ser ocupadas por qualquer pessoa (desde que atendam aos pré-requisitos dos cursos), mesmo quem não participou do processo regular.

Alguma dúvida de que queremos muito que você venha estudar aqui? ☺️

Estude no IFSC

Mas você não precisa contar com a sorte de sobrar vaga remanescente para poder vir estudar aqui no IFSC. 😬 Acompanhe todos os nossos processos seletivos regulares pelo nosso portal.

Na página de editais abertos, você consegue ver as vagas abertas no momento e se inscrever. 

Se desejar, deixe seu e-mail com a gente que avisamos sempre que estivermos com vagas abertas. 

De toda forma, se tiver vaga remanescente para um curso do seu interesse, aproveite a oportunidade e venha estudar com a gente! Não importa como você entra aqui, o que mais queremos é tê-lo(a) como nosso(a) aluno(a)!

-> Conheça os cursos oferecidos pelo IFSC

Ficou entendido? Se tiver mais alguma dúvida sobre o ingresso nos nossos cursos, envie mensagem para ingresso@ifsc.edu.br.

Receba os posts do Blog do IFSC

Veja tudo o que já publicamos no Blog do IFSC clicando aqui. Se quiser sugerir algum tema para explicarmos aqui no Blog do IFSC, mande um e-mail para blog@ifsc.edu.br.

Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOGS BLOG DO IFSC