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Submissão de Trabalhos

O Simpósio Catarinense do Campo à Mesa, em sua 3ª edição, abre o prazo para a submissão de resumos simples. Leia com atenção as instruções a seguir.

Prazo para submissão

O NOVO prazo para submissão de resumos simples é 18/04/2025.

Normas de submissão

  • O autor responsável pela apresentação do resumo deverá estar inscrito no evento (Inscreva-se AQUI).
  • A submissão de trabalhos deve ser realizada na forma de resumo simples em português. Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura. 
  • Os resumos devem ser enviados em formato de documento (.doc ou .docx ou .odt). O envio dos trabalhos deve ser realizado, unicamente, através desta plataforma Even3 (Submeta seu resumo AQUI).  
  • O documento deve conter obrigatoriamente: (i) título do trabalho, (ii) nome dos autores e suas respectivas afiliações, (iii) resumo e (iv) palavras-chave. 
  • É permitido o envio de, no máximo, dois (2) trabalhos por inscrição
  • Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do evento. 
  • Todos os trabalhos devem ser apresentados na forma oral, por meio de vídeo. Todos os vídeos serão transmitidos no no YouTube do IFSC-CAN .
  • A apresentação de pôster, presencialmente no IFSC câmpus Canoinhas, é opcional. Os autores devem optar pela apresentação neste formato no momento da submissão do trabalho.
  • Devem ser citados resultados substanciais. Não serão aceitos os resumos que declaram que os resultados ainda serão obtidos. Os resultados não devem ter sido publicados anteriormente. 

Orientações sobre a formatação do resumo:

Um modelo de resumo está disponível aqui.

Atenção: Você deverá submeter também uma versão sem identificação dos autores, conforme modelo disponível aqui.

 

Título: letra maiúscula, negrito e fonte Times New Roman tamanho 12. Deverá conter até 150 caracteres com espaços. Nomes científicos devem ser redigidos em itálico.

Autores: nome completo dos autores e suas respectivas afiliações, incluindo o nome e o endereço da sua instituição. O autor principal deverá ser o apresentador do trabalho e deve-se indicar o seu e-mail nas afiliações. Serão permitidos até oito (8) autores por trabalho. 

Texto do resumo: o resumo deverá possuir até 3.000 caracteres com espaço, e conter introdução, objetivo geral, metodologia, resultados e conclusão. Não serão aceitos no corpo do resumo: gráficos, tabelas, imagens, fórmulas, caracteres ou formatações especiais no texto.  A fonte utilizada deverá ser Times New Roman, tamanho 12, formato justificado, espaçamento simples. 

Palavras-chave: incluir de três (3) a cinco (5) palavras-chave; separadas por ponto e vírgula (;).

Agradecimentos: se julgar necessário, indicar instituições ou colaboradores aos quais deseja manifestar agradecimentos.

Áreas de submissão:

  • Pesquisa e inovação em Agronomia
  • Pesquisa e inovação em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos
  • Experiências de Ensino e Extensão em Ciências Agrárias

Critérios de avaliação dos resumos

Para avaliação dos resumos serão considerados os seguintes critérios:

 

Item

Pontuação

A introdução apresenta de forma clara o assunto e aborda o problema a ser solucionado?

Até 10 pontos

O objetivo está claro?

Até 10 pontos

A metodologia empregada está adequada ao objetivo proposto?

Até 10 pontos

Os resultados estão coerentes com o objetivo proposto?

Até 10 pontos

As considerações finais estão em conformidade com o objetivo proposto e com os resultados obtidos?

Até 10 pontos

A linguagem do resumo é adequada e clara?

Até 10 pontos

As palavras-chave são coerentes com o resumo?

Até 10 pontos

O tema do trabalho é relevante para a área de submissão?

Até 10 pontos

O trabalho apresenta aplicação prática?

Até 10 pontos

As normas para formatação do resumo foram estritamente respeitadas?

Até 10 pontos

 

Apresentação dos trabalhos

A lista com os resumos aceitos está disponível AQUI. Somente os trabalhos aceitos serão apresentados no evento.

Somente os trabalhos aceitos serão apresentados no evento.

As apresentações orais serão no formato de vídeo, transmitidas via Youtube em dados pré-estabelecidos pela comissão organizadora e divulgadas na programação oficial do evento. Todos os autores deverão enviar um vídeo com apresentação oral do trabalho.

 O vídeo deve ser produzido pelos autores no formato MP4 com resolução full HD e com duração de cinco (5) a dez (10) minutos.

O modelo de apresentação (disponível AQUI ) é recomendado para auxiliar na produção do vídeo, porém, ele pode ser editado pelos autores, desde que não exclua o símbolo do evento.

 Os vídeos devem ser enviados até dia 14/05/2023 , por meio de formulário eletrônico (Disponível AQUI) .

 

Para as apresentações , recomendamos o modelo disponível AQUI. No cartaz deve constar: logomarca do evento, título do trabalho, nomes dos autores, instituição de origem, introdução, objetivo, material e métodos, resultados, considerações finais e referências.

O cartaz deverá ser fixado no espaço de exposição no IFSC Câmpus Canoinhas, no dia 19 de maio de 2025, até às 19h30min. Os organizadores do evento indicarão o local para fixação de sua pôster. O autor apresentador deverá permanecer junto ao seu pôster, no dia 19 de maio de 2025, das 21 às 22 horas, quando ocorrer a avaliação dos trabalhos.

Critérios de avaliação das apresentações

Para avaliação dos vídeos serão considerados os seguintes critérios:

Item

Pontuação

A introdução apresentou de forma clara o assunto e abordou o problema a ser solucionado?

Até 10 pontos

O objetivo estava claro?

Até 10 pontos

A metodologia empregada estava adequada ao objetivo proposto?

Até 10 pontos

Os resultados estavam coerentes com o objetivo proposto?

Até 10 pontos

Apresentou considerações finais?

Até 10 pontos

Apresentou domínio do conteúdo?

Até 10 pontos

Demonstrou clareza na exposição do trabalho?

Até 10 pontos

Usou adequadamente o tempo de apresentação (5 a 10 minutos)?

Até 10 pontos

Usou material audiovisual adequado?

Até 10 pontos

Demonstrou a relevância do trabalho para a área de submissão, incluindo a aplicabilidade prática do estudo?

Até 10 pontos

 

Para avaliação de pôster serão considerados os seguintes critérios:

Item

Pontuação

A introdução apresenta de forma clara o assunto e aborda o problema a ser solucionado?

Até 10 pontos

O objetivo estava claro?

Até 10 pontos

A metodologia empregada está adequada ao objetivo proposto?

Até 10 pontos

Os resultados estão coerentes com o objetivo proposto?

Até 10 pontos

Apresenta considerações finais?

Até 10 pontos

Apresenta referências?

Até 10 pontos

A linguagem do pôster é adequada e clara?

Até 10 pontos

O conteúdo do pôster contribui para ampliar os conhecimentos da área de submissão do trabalho?

Até 10 pontos

O pôster é visualmente atrativo e segue as normas de formatação estabelecidas?

Até 10 pontos

O autor apresentador respondeu adequadamente os questionamentos durante a apresentação do pôster?

Até 10 pontos

 

Premiação dos trabalhos apresentados

     Haverá premiação para os trabalhos apresentados, considerando duas categorias:

  • Trabalhos apresentados na forma de pôster
  • Trabalhos apresentados na forma de vídeo (apresentação oral)

Os autores que optarem pela apresentação de pôster poderão concorrer às duas categorias de premiação, visto que a submissão de vídeo de apresentação oral é obrigatória.