Equipes de competição do IFSC: veja como funcionam e como montar uma

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 17 mai 2023 08:57 Data de Atualização: 17 mai 2023 09:34

Sabe aquela velha história que o importante é competir e não apenas ganhar? Pode até parecer frase de consolação, mas aqui no IFSC não é não! Sabe por quê? Porque enquanto competem, os estudantes ganham muito conhecimento. E não só na área em que disputam, mas também em gestão de pessoas, liderança, divisão de tarefas e principalmente trabalho em equipe. E tudo isso conta muito na vida profissional. 

No post desta semana, vamos falar sobre as equipes de competição existentes no IFSC e o que você pode fazer para criar uma também. 

Isso porque, a partir deste mês de maio, o IFSC conta com um regulamento das equipes de competição. O objetivo do documento - que passou por consulta pública - é viabilizar a participação de estudantes e a representação do IFSC em competições internas ou externas de natureza acadêmica e técnico-científica, mesmo quando as equipes não têm projetos de pesquisa ou extensão vigentes pelos editais do IFSC. 

-> Acesse o regulamento das equipes de competição

Assim, o regulamento oficializa as equipes para períodos maiores que os de editais de fomento - uma garantia para viabilizar questões logísticas ou registro de carga horária dos envolvidos, principalmente no caso das equipes permanentes, que são maioria.

O documento traz as orientações para criação de uma equipe, quem pode participar, quais as exigências na formação, como deve ser a coordenação, a gestão e as possibilidades de fomento.

Mais do que detalhar este novo regulamento que temos, conversamos com professores e estudantes envolvidos nas nossas equipes de competição para mostrar melhor como é essa experiência. Quem sabe, ao terminar de ver este post, você não tem vontade de entrar para uma equipe ou até criar uma nova? 😊

O que é uma equipe de competição?

Pelo regulamento recém-aprovado pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC, o Cepe, equipe de competição é: 

“Iniciativa acadêmica, constituindo-se em grupo de discentes regularmente matriculados nos cursos do IFSC, formando uma equipe estruturada e organizada com o objetivo de participar de competições de natureza acadêmica representando oficialmente a instituição”

As equipes podem ser permanentes ou temporárias. O objetivo geral das equipes de competição é viabilizar a participação ativa de discentes e representação do IFSC em competições internas ou externas de natureza acadêmica e técnico-científica.

Quais são as equipes de competição do IFSC?

Atualmente,  o IFSC tem oito equipes de competição em diferentes áreas:

- Grupo de Foguetes (Câmpus Gaspar)
- FRC5800 - Magic Island Robotisc Team (Câmpus Florianópolis)
- Zênite Solar (Câmpus Florianópolis)
- Atlas E. Racing (Câmpus Florianópolis)
- EV-IFSC (Câmpus Florianópolis)
- Equipe de Drones (Câmpus Florianópolis)
- Gralha Azul Aerodesign (Câmpus Lages)
- Leão Baja (Câmpus Lages)

Conheça melhor nossas equipes de competição neste vídeo:

Como você viu, algumas equipes têm tradição em competir - e ganhar. É o caso da Zênite Solar, que existe há 10 anos e desenvolve uma embarcação movida a energia solar. Ela já foi cinco vezes campeã do prêmio nacional de inovação tecnológica do Desafio Solar Brasil.

Foto da equipe Zênite Solar
 

A equipe tem uma estrutura de pessoal digna de ser copiada. Há estudantes que atuam nas partes náutica, eletrônica, mecânica e de programação, mas também outros responsáveis pelo design, marketing, publicidade e financeiro. Por isso, a equipe é bem diversa, com alunos de cursos técnicos, de graduação e pós. Todo ano tem processo seletivo no Câmpus Florianópolis para os interessados em participar e, como há várias áreas de atuação na equipe, alunos de cursos que não têm relação direto com um barco solar também podem participar, como é o caso de integrantes dos cursos de Saneamento e Edificações.

A equipe EV-IFSC, que desenvolve o carro elétrico, também tem na equipe alunos de diversos cursos, desde cursos técnicos de Eletrotécnica, Eletrônica e Manutenção Automotiva até as Engenharias Elétrica, Eletrônica e Mecânica, além de representantes do curso de Design que ajudam no projeto do carro. 

Já em outras equipes, como de robótica, drones e foguetes, a maioria dos alunos é do Ensino Médio - uma forma de incentivá-los a ingressar na pesquisa. Para integrar alunos de diferentes níveis de ensino existe a figura do tutor, que são alunos da graduação, mais relacionados a áreas de tecnologia, que orientam os estudantes dos cursos técnicos e são os responsáveis pelos processos seletivos.

Foguetes que vão longe

O Grupo de Foguetes do Câmpus Gaspar (GFIG) é outra equipe que acumula bons resultados desde a criação, em 2019. Já no primeiro evento do LASC (Latin American Space Challenge) naquele ano, ficaram em 12º na colocação geral e 5º na categoria de 1 km de altitude - eram 25 equipes do Brasil, Argentina, Paraguai, Polônia e Uruguai. 

Foto da equipe de foguetes do Câmpus Gaspar
 

Nos anos seguintes, as premiações continuaram. Ano passado a equipe ficou em 4° lugar na categoria de foguete até 500 metros de apogeu com propelente sólido. Para 2023, o evento conta com 92 equipes aceitas para inscrição até o momento e cerca de 1.200 membros nessas equipes. 

Além de competir, a equipe também produz com materiais recicláveis foguetes menores para apresentações, por exemplo, em escolas públicas da região, o que atrai muitos estudantes do Ensino Fundamental para o IFSC.

Obstáculos fazem parte

A equipe Gralha Azul Design foi criada em 2018 por alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Lages para competir na área de aeromodelismo pela SAE Brasil - entidade que tem como foco inovações e tendências da mobilidade. Um ano depois estava construído o primeiro avião, mas ele acabou caindo e quebrou - ele foi remontado mas só para ser exposto, não voa mais. Depois veio a pandemia e a equipe acabou se desestruturando, como muitas outras pelo IFSC - normal né?!

Foto da equipe Gralha Azul
 

Mas foi só as atividades retornarem à rotina que a equipe voltou com tudo. O capitão Hugo Daniel Schneider Borges, do curso de Engenharia Mecânica, nos contou que 2022 começou com apenas seis integrantes. Ao apresentar a proposta aos calouros este ano, a equipe passou a ter mais de 20 estudantes:

"Agora estamos muito organizados, trabalhando a todo vapor e já nos inscrevemos para o torneio de acesso para competir no ano que vem. Demos o prazo de cinco meses para construir uma nova aeronave."

Mudança de rota na Leão Baja

Como ter bons resultados depende de uma série de fatores, a equipe também precisa estar preparada para resultados ruins e até mudança de objetivos. Foi o que aconteceu com a equipe Leão Baja, fundada em 2017 também por alunos da Engenharia Mecânica do Câmpus Lages. O objetivo era projetar e fabricar um veículo off-road para a competição oferecida pela SAE Brasil, mas até hoje só conseguiram participar da edição de 2019 como voluntários, auxiliando na gestão da competição.

Foto da equipe Leão Baja
 

Neste ano são 16 membros, todos alunos da Engenharia Mecânica de diversas fases.
A capitã Julia Silva Wanderley conta que o grupo decidiu mudar o foco do projeto para estudo e aplicação de mecânica básica, o que enquadra o desenvolvimento do projeto e da fabricação de partes do veículo, mas sem a restrição do regulamento, dando liberdade para fazer adaptações no veículo e participar de outras competições, como o campeonato catarinense de gaiolas e utvs.

Como obter recursos para participar das competições?

Participar das competições geralmente não é barato. Além do custo para fabricação dos equipamentos, tem o valor das inscrições. De acordo com a disponibilidade de
recursos financeiros, logísticos, de infraestrutura e humanos, a Reitoria e os câmpus do IFSC podem fomentar as equipes de competição institucionalmente registradas.

Veja o que dizem os professores que participam das equipes sobre isso:

Ainda existem editais de fomento externos, como os da Fapesc, voltado para participação em competições e olimpíadas. Então, se você tem interesse nisso, é preciso ficar de olho! 👀

Tudo conta para o futuro profissional

Entre dificuldades e premiações, tem aquela história de que o que vale é competir, certo? Os estudantes que fazem parte das equipes são unânimes em dizer que o que aprendem nelas serve para a vida toda, desde como fazer pesquisa, relatórios, até a rotina de trabalho em grupo.

Para Hugo Borges, a função de capitão está agregando conhecimentos a sua vida acadêmica que ele nem imaginava, como a questão de liderança. Outro ponto que ele destaca é o peso que uma equipe de competição dá ao currículo para entrar no mercado de trabalho: 

"Já pensou chegar numa empresa e dizer que ajudei a construir um avião!?"

Guilherme Benck Bandeira, aluno da Engenharia Mecatrônica e integrante da equipe de robótica, avalia que tudo que se aprende na equipe pode ser aplicado, seja nos problemas do dia a dia, nos desafios da graduação e até na empresa em que ele está trabalhando.


 

-> Assista ao depoimento da aluna Carolina Martins Pedro, do Câmpus Florianópolis, sobre como participar da equipe de robótica lhe abriu novas oportunidades

Como criar uma equipe de competição no IFSC?

A criação de uma equipe de competição pode ser feita por iniciativa dos alunos ou de servidores. O importante é que a equipe seja formalizada por proposta a partir de preenchimento de formulário de credenciamento de equipes de competição.

-> Veja o Anexo I do regulamento das equipes de competição

Ao se pensar em uma equipe, é preciso definir:

- nome da equipe, nome do servidor coordenador e representante discente 
- área de atuação e competição da qual irá participar
- relação dos integrantes da equipe
- justificativa para a criação da equipe, destacando os aspectos acadêmicos e benefícios para a formação dos discentes envolvidos
- descrição das atividades a serem desenvolvidas em termos de ensino, pesquisa e
extensão, destacando as perspectivas de ações de extensão na sociedade
- descrição da infraestrutura disponível para a realização das atividades da equipe, quando for o caso.

As equipes de competição podem ter envolvimento de alunos e servidores de um ou
mais câmpus do IFSC. A coordenação da equipe de competição deverá ser realizada por um servidor pertencente ao quadro permanente do IFSC, com o apoio de um representante discente regularmente matriculado nos cursos do IFSC.

Após preencher esse formulário, os responsáveis pela equipe devem enviar a proposta de criação para a Diretoria/Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão ou equivalente do câmpus. 

Quem pode participar de uma equipe de competição do IFSC?

A participação nas equipes de competição é permitida a estudantes regularmente matriculados nos cursos do IFSC, servidores da instituição e interessados externos ao IFSC. A participação pode ser voluntária, com percepção de auxílio financeiro ou bolsa de ensino, pesquisa ou extensão ou como participação funcional.

Recomenda-se que os alunos de uma equipe sejam, preferencialmente, de cursos de diferentes níveis de ensino e de diferentes áreas do conhecimento. A participação nas atividades das equipes de competição pode ocorrer, inclusive, pela realização de diferentes atividades acadêmicas, como estágio, monitoria, trabalho, intercâmbio, dentre outras.

E aí? Deu vontade de montar uma equipe ou participar de uma? 

Veja algumas notícias que já publicamos das nossas equipes de competição:

-> Equipe formada no IFSC representará o Brasil em competição de Robótica na Tailândia
-> Grupo de foguetes de Gaspar é a única equipe formada por estudantes do Ensino Médio técnico em competição internacional
-> Equipe de robótica do Câmpus Florianópolis é finalista do 1º Festival Internacional
-> Equipe Zênite Solar é campeã do Desafio Solar Brasil 2022 e conquista pela 6ª vez o Prêmio de Inovação
-> Alunos do Câmpus Lages trabalham em projeto de aerodesign
 

Gostou do post? Mande comentários, elogios ou críticas para blog@ifsc.du.br

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC