[IFSC Verifica] É possível prever o futuro?

EXTENSÃO Data de Publicação: 27 fev 2024 19:41 Data de Atualização: 08 mar 2024 20:07

Como será o mundo daqui a 10, 20 ou 50 anos? Onde estaremos em uma ou duas décadas? A tentativa de obter respostas para prever o futuro aguça a curiosidade humana há bastante tempo. É só lembrar dos profetas, oráculos, feiticeiros, ciganos, cartomantes e tantas outras iniciativas ao longo dos milênios e que percorrem a história da humanidade até os dias atuais.

Ao migrar das vertentes que tentam prever o futuro por meio da adivinhação, do divino, do imaginário popular, para a ciência, o tema também conquistou seu espaço. No pós-guerra, os estudos do futuro adentraram em instituições militares, de ensino e empresas, e foram motivo para a união de esforços pelo mundo, por meio da criação de inúmeras organizações.

Hoje, diversas grandes organizações já contratam futuristas, os especialista nesta ciência que, no Brasil, é chamada de Futurismo ou Estudos do Futuro. 

Com pós-doutorado em Inovação e Tecnologia, Graciela Pelegrini, professora do Câmpus Chapecó do IFSC, finalizou recentemente uma certificação em “foresight” e contou ao IFSC Verifica um pouco mais sobre essa área do conhecimento.

Confira o post completo

Sobre o IFSC Verifica

IFSC Verifica é um projeto voltado à produção de informação científica clara e confiável sobre a pandemia de Covid-19. A equipe recorre aos pesquisadores do IFSC para encontrar respostas às principais dúvidas dos públicos estratégicos sobre os variados aspectos dessa problemática. As publicações são feitas semanalmente, sempre às terças-feiras, na página do projeto no Portal do IFSC.

Veja todos os posts já publicados.

Se você tiver alguma dúvida sobre o coronavírus, envie para o e-mail verifica@ifsc.edu.br que ela pode ser esclarecida.

É possível cadastrar-se para receber os posts do IFSC Verifica por e-mail.

EXTENSÃO PESQUISA