[IFSC Verifica] Entenda por que a escassez de água doce é um problema global

IFSC VERIFICA Data de Publicação: 28 mar 2023 15:30 Data de Atualização: 28 abr 2023 20:30

Parece estranho falar de escassez de água num planeta como a Terra, que tem 75% de sua superfície coberta por ela. Esse imaginário de abundância começou a ser desconstruído a partir dos anos 1990, quando a ciência mostrou que, de toda a água do mundo, apenas cerca de 1% está na forma que mais precisamos para nos manter vivos: água doce. Além disso, essa quantidade está distribuída pelo planeta de maneira desigual, com maior concentração em determinadas áreas e menos disponibilidade em outras.

Fatores socioeconômicos contribuem para a problemática: cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo consomem água de fontes contaminadas e 1,3 milhão morrem anualmente de causas associadas à falta de saneamento, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). O problema é complexo e extremamente amplo. Na passagem de mais um Dia Mundial da Água – 22 de março – o IFSC Verifica conversou com professores do IFSC sobre vários aspectos dessa questão.

Clique aqui para ler o post

Sobre o IFSC Verifica

O IFSC Verifica é um canal de comunicação voltado à produção de informação científica clara e confiável sobre sobre assuntos do cotidiano, contribuindo para o combate à desinformação. A equipe recorre aos pesquisadores do IFSC para encontrar respostas a questões da atualidade sobre ciência e tecnologia. As publicações são mensais, na página do canal no Portal do IFSC.

Veja todos os posts já publicados

Se você tiver alguma dúvida sobre ciência e tecnologia, escreva para o e-mail verifica@ifsc.edu.br.

É possível se cadastrar para receber os posts do IFSC Verifica por e-mail.

 

IFSC VERIFICA ESPECIAL