Alunos do Câmpus Urupema participam do II Simpósio Catarinense do Campo à Mesa

EVENTOS Data de Publicação: 26 mai 2023 13:48 Data de Atualização: 26 mai 2023 15:13

Termina nesta sexta-feira (26) o II Simpósio Catarinense do Campo à Mesa. O evento é promovido de forma conjunta pelos cursos de Ciências Agrárias e Alimentos do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus São Miguel do Oeste, Urupema, Canoinhas e Lages. A sede física do evento de 2023 é o Câmpus São Miguel do Oeste, mas há atividades nas outras unidades participantes.

Dentre as atividades oferecidas pelo Câmpus Urupema, além das palestras online realizadas no dia 24, estavam duas visitas técnicas: uma na empresa Vossko do Brasil e outra na Vinícola Quinta da Neve. "Com certeza, tanto a visita na Piracanjuba (realizada em São Miguel do Oeste) quanto a da Vossko foram muito importantes para nós universitários, conseguimos ter uma noção maior do que é estar dentro de fábrica, processos industriais, boas práticas de higiene e segurança do trabalho. Ambas empresas foram muito atenciosas e receptivas", conta Maria Luiza Pereira, aluna do curso superior de Engenharia de Alimentos.

Maria Luiza foi uma das alunas do Câmpus que foram até São Miguel do Oeste acompanhar o evento presencialmente. Ela assistiu às palestras, minicursos e demais atividades. Para ela a experiência valeu muito a pena. "Também foi uma experiência incrível por termos tido palestras com profissionais tão renomados na nossa área, contato com outros estudantes e professores com muitos assuntos e projetos em comum, sou muito grata ao IFSC pela oportunidade", comenta.

Com a participação na organização do II Simpósio Catarinense do Campo à Mesa, o Câmpus Urupema teve a oportunidade de estar envolvido a de discussão e difusão de conhecimentos relacionados a uma das principais áreas de atuação do Câmpus, a área de Ciências Agrárias. "A participação no evento também possibilitou uma maior integração e troca de experiências entre servidores e estudantes de diferentes Câmpus do IFSC e de uma forma geral, com profissionais da área de Ciências Agrárias. Além disso, nossos estudantes puderam participar de diversas atividades que ocorrerão no evento como visitas técnicas, palestras, mesa-redonda, minicursos e apresentação de trabalhos", completa Taiana Maria Deboni, coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos do Câmpus Urupema e articuladora local do simpósio.
 

Sobre o Simpósio

O objetivo do II Simpósio Catarinense do Campo à Mesa é contribuir para a discussão e difusão das inovações tecnológicas no setor agrícola, agroindústria e área de alimentos, bem como promover a integração e troca de experiências nas pesquisas desenvolvidas entre os pesquisadores e pós-graduandos de outros programas e instituições.

O evento teve como público-alvo docentes, discentes, profissionais da área agrícola, agroindústria e alimentos internos e externos ao IFSC. O Simpósio contou com palestrantes pesquisadores com reconhecido acúmulo de conhecimento na área de Produção de alimentos, a fim de contribuir com o aprendizado e melhorias na qualificação do público participante. A primeira edição do evento ocorreu em 2021 e foi no formato online.

 

EVENTOS CÂMPUS URUPEMA