Câmpus Chapecó embarca estudantes para intercâmbio na Espanha

INTERNACIONAL Data de Publicação: 08 mar 2024 11:39 Data de Atualização: 08 mar 2024 11:46

Uma aluna e um aluno do Câmpus Chapecó do IFSC embarcaram para a Espanha nesta semana. Eles ficam três meses para um intercâmbio de estudos na Universidade de Deusto, na cidade de Bilbau. Conquistaram a oportunidade após participação no edital do Programa de Intercâmbio da instituição, o Propicie.

Tanto Isabela Silva Soares quanto Gabriel Vacarin cursam Engenharia de Controle e Automação, graduação gratuita ofertada pelo IFSC em Chapecó. Até o final de maio, os dois estudam na Universidade de Deuto, na cidade de Bilbau, na Espanha.

Isabela participa de um projeto de implementação de novos algoritmos de identificação e controle em CLP (Controle Lógico Programável), para aplicação industrial. 

“A ideia surgiu quando eu entrei na faculdade, durante a recepção os professores falaram sobre o Propicie. Quando saiu o edital, eu adorei a proposta desse projeto e o local. O projeto tem uma ideia parecida do que quero fazer no meu TCC, então, aprender aqui e dar continuidade no Brasil vai ser muito bom. O intercâmbio vai me permitir vivenciar uma nova cultura, praticar o idioma e conhecer novos lugares. Além disso, terei acesso a diferentes métodos de ensino e aprendizado aqui”, afirma Isabela.

Já Gabriel estuda no 8° semestre e nos três meses que fica na Espanha participa do projeto “Integração de uma nova arquitetura de controle em uma plataforma hardware-in-the-loop em tempo real para experimentos de controle”.

“Para mim o intercâmbio é uma ótima opção para descobrir novas tecnologias, novas formas e práticas de estudo, além de proporcionar o conhecimento das culturas de outros países”, afirma o estudante.

INTERNACIONAL CÂMPUS CHAPECÓ