Câmpus Joinville promove debate sobre educação pela paz e desarmamento nas escolas

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 28 abr 2023 15:36 Data de Atualização: 28 abr 2023 16:13

No Dia da Educação, 28 de abril, o Câmpus Joinville reuniu estudantes e servidores do período da manhã para um debate cada vez mais importante: a educação pela paz e pelo desarmamento nas escolas. A programação fez parte da mobilização nacional pela cultura de paz nas escolas, orientada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e do movimento estadual organizado pelas instituições de ensino superior de Santa Catarina.

A ação contou com a presença do deputado federal catarinense Pedro Uczai, que integra a Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente. “A resposta à violência é mais complexa que discursos fáceis que incentivam o armamento”, enfatizou o parlamentar. 

Uczai lembrou que a formação da identidade é uma construção social, cultural e histórica e que os atos de violência não são individuais, mas resultado de construções políticas e ideológicas. “A construção da cultura do ódio, com o dualismo filosófico e a prática da mentira, é a essência do movimento que vai contra a escola, que luta pela ciência e educação”, ressaltou.

Para o diretor do Câmpus Joinville, Maick da Silveira Viana, a importância do debate está na formação e envolvimento de toda comunidade acadêmica nas discussões do problema da violência. “A escola é reflexo da sociedade. Não existe escola violenta em uma sociedade não violenta ou uma escola sem violência em uma sociedade violenta. O problema é amplo e social”, destacou.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Valter Vander de Oliveira, as ações do IFSC concentradas neste dia buscam ouvir, interagir e dialogar sobre formas melhores de encaminhamento sobre a promoção da paz nas escolas e pelo desarmamento: “existe forma melhor de caminhar”.

Em sua fala, a psicóloga escolar Cristina Folster Pereira lembrou que o IFSC faz ações permanentes de promoção da paz na escola, que incluem as atividades cotidianas de acolhimento, orientação e respeito. “E cada um de nós, individualmente, o que pode fazer?”, provocou. “Todo mundo fazendo um pouquinho pode mudar a situação”, afirmou.

Entre as orientações básicas, Cristina citou a não propagação de notícias falsas e/ou alarmistas, a pesquisa pela veracidade dos fatos e a denúncia de violências e também de fake news. Os canais de denúncia são: 

  • Escola Segura – para informações de ameaças e ataques contra as escolas;
  • SaferNet Brasil – denúncias anônimas de crimes e violações contra os direitos humanos na internet;
  • Fala.BR –  para ocorrências no IFSC.

Destaque de abril

O debate desta sexta-feira fechou uma programação intensa de atividades realizadas neste mês, que começaram em 6 de abril, dia anterior ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Palestras, rodas de conversa, trabalhos em grupo, cartazes, atividades artísticas e muita conversa fez parte da programação, que contou também com convidadas externas - psicólogas Laura Cini Freitas e Rafaela Peixer e escritora e palestrante Vanessa Bencz.

“A programação alusiva ao Dia de Combate ao Bullying e à Violência na Escola foi um trabalho conjunto de reforço a um tema que os alunos já conhecem, mas que merece toda nossa atenção diariamente. Dar a eles espaço para discutir conceitos, externar dúvidas e expressar angústias é uma forma de construirmos todos juntos estratégias de prevenção e combate à violência na escola”, lembrou o coordenador pedagógico do Câmpus Joinville, Raphael Henrique Travia.

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE