INSTITUCIONAL Data de Publicação: 17 jun 2025 10:00 Data de Atualização: 01 jul 2025 16:45
O Conselho Superior (Consup) aprovou, em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (16 de junho), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC para o período de 2025 a 2029. O documento orienta as estratégias a serem adotadas pela instituição nos próximos cinco anos, com o objetivo de alcançar metas estabelecidas, fortalecer sua identidade institucional e promover ações alinhadas a toda a comunidade acadêmica.
O processo de construção do PDI teve início em junho de 2022, quando a Diretoria de Gestão do Conhecimento realizou levantamentos e estudos sobre os planos anteriores, as exigências legais, o contexto institucional atual e as melhores práticas de outros institutos federais.
A partir desses estudos, resultou a Proposta para Elaboração do PDI 2025-2029, aprovada pela alta administração do IFSC em 6 de fevereiro de 2023 e pelo Comitê Permanente de Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional (Copadin) em 24 de fevereiro do mesmo ano. Em seguida, foram instituídas duas comissões responsáveis por conduzir o processo: a Comissão Central e a Comissão Técnica do PDI 2025-2029.
O plano aprovado é composto por 10 capítulos e contou, para sua elaboração, com a realização de consultas públicas. Também foram promovidos encontros regionais on-line com a comunidade, com o objetivo de coletar percepções sobre missão, visão e valores da instituição.
O documento aborda ainda temas como a estrutura organizacional, a organização da educação a distância (EaD), a capacidade e sustentabilidade financeira do IFSC, o planejamento estratégico institucional, a oferta de cursos e vagas, entre outros aspectos relevantes.
Durante a reunião desta segunda-feira, os conselheiros debateram algumas alterações na versão final do PDI, incluindo a atualização de referências a novos normativos da EaD, como a Portaria MEC nº 381/2025 e o Decreto nº 12.456/2025, e da política de cotas no serviço público, como a Lei nº 15.142/2025.
Novos cursos de especialização
O Consup também aprovou a criação de três cursos de especialização. No Câmpus Joinville, será ofertada a especialização em Gestão e Negócios, na modalidade presencial (noturno), duração de três semestres (390 horas/aula) e ingresso por análise documental. As aulas estão previstas para iniciarem no segundo semestre de 2026.
Já o Câmpus Urupema será a sede da especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrada à Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade EaD, com encontros síncronos no período noturno. O curso terá duração de três semestres (480 horas/aula), com ingresso por análise documental. As aulas devem começar no segundo semestre deste ano.
No Câmpus São José, foi aprovada a criação da especialização em Refrigeração e Climatização, com ênfase em Gestão de Energia. A formação será presencial, duração de três semestres (420 horas/aula) e ingresso por sorteio. A previsão é de início no primeiro semestre de 2026.
Demais assuntos
A 58ª reunião extraordinária do Consup também incluiu a posse de novos membros, com a apresentação das diversas representações - docentes, técnicos-administrativos, discentes e egressos. Na ocasião, foram detalhadas as funções de órgãos essenciais, como a Procuradoria Federal e a Ouvidoria, com ênfase em seu papel de apoio e garantia da transparência institucional.
Também esteve em pauta a homologação das eleições para diretores-gerais e para o cargo de reitor do IFSC. No entanto, surgiu uma questão de ordem relativa ao envio do relatório da Comissão Eleitoral fora do prazo regimental. Por esse motivo, uma nova reunião do Consup, de pauta única e em formato on-line, será agendada até o dia 30 de junho, a fim de garantir o prazo de 10 dias para análise do relatório pelos conselheiros.
O Consup aprovou o regimento do Polo de Inovação do IFSC, unidade administrativa especializada na prospecção, contratação e gerenciamento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em áreas de competência específicas. Os conselheiros aprovaram ainda a criação de um grupo de trabalho cuja finalidade será estudar a ampliação da área de atuação do Polo.
Além disso, foi aprovada a renovação do credenciamento da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc), após parecer favorável de uma comissão interna do IFSC, que analisou o Relatório de Gestão e Avaliação de Desempenho do exercício anterior da Fundação.
A 58ª reunião extraordinária do Consup foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista à gravação: