ConverTE finaliza veículo com powertrain nacional

NEWS Data de Publicação: 15 fev 2023 10:55 Data de Atualização: 11 jul 2023 18:01

Mesmo em período de férias, pesquisadores envolvidos com o projeto ConverTE não pararam para o merecido descanso. Em mais uma ação desse grupo de pesquisa que busca a inserção de veículos elétricos na frota pública, a novidade fica por conta do segundo carro testado e “pronto”, que saiu do laboratório do Câmpus Florianópolis nesta terça-feira (14). O automóvel Strada, da marca Fiat, utiliza a mesma bateria de 40KW do primeiro (Fiorino), mas diferencia-se no que se refere ao powertrain. E esse é o próximo passo da pesquisa: comparar os veículos convertidos. Powertrain é composto por vários componentes importantes, incluindo o motor, transmissão e sistema de transmissão de um automóvel.

Segundo o coordenador do projeto, professor Adriano Bresolin, os dois veículos são do mesmo porte, com a mesma bateria de 40KW, com powetrains diferentes. O da Fiorino é importado da China, e o utilizado no Strada é Weg, nacional. “O projeto está indo para a fase final, com dois carros convertidos, de mesmo porte, iguais, com baterias iguais, e o powertrain diferente, o que remete a tecnologias totalmente diferentes”, ressalta.

 <>

Adriano revela ainda que a pesquisa está sendo finalizada ao comparar também a infraestrutura de dois carros pequenos, Kwid, da marca Renault. “Então estamos finalizando, com dois carros pequenos (Kwid), muda o tamanho da bateria, em torno de 10 KW, também com powertrain nacional e outro importado. E no caso desses dois veículos, um deles será híbrido: o primeiro carro nacional com três motores, motor à combustão e estamos instalando dois motores nas rodas traseiras, importado. E o outro é totalmente elétrico, com motor da Weg.

O professor destaca que seguindo a inserção de veículos elétricos na frota pública, o carro Zoe (elétrico), que já foi utilizado na Assembleia Legislativa e no Poder Judiciário de Santa Catarina, agora passará a ser usado pela Reitoria do IFSC, contemplando também o Poder Executivo, para levantamento de dados e informações de uso, que constitui outro objetivo da pesquisa.

O projeto ConverTE conta, atualmente, com a participação de cinco alunos, todos dos cursos de Engenharia. 

NEWS INOVAÇÃO