Dissertação de professor do Câmpus Joinville vence concurso do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 01 dez 2023 09:26 Data de Atualização: 01 dez 2023 09:36

O professor André Bonetto Trindade, do Câmpus Joinville do IFSC, foi o vencedor do Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), na categoria Mestrado - Prêmio Técnico. A dissertação “Plataforma de projeção interativa para jogos sérios relacionados ao transtorno do espectro autista” foi defendida ano passado no mestrado profissional em Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com orientação do professor Marcelo da Silva Hounsell.

A premiação do trabalho ocorreu no encerramento do SBGames 2023, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O principal evento em jogos e entretenimento digital no Brasil é organizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O trabalho de André desenvolveu um console aberto (com elementos convencionais e software gratuito) e um jogo digital ativo (exergame) para estímulo ao processamento sensorial de autistas.

Segundo o professor André Bonetto, os jogos estão sendo usados cada vez mais para finalidades distintas do entretenimento. Os chamados “jogos sérios” são um exemplo disso, pois são desenvolvidos com propósitos que vão além do divertimento. “Intervenções de fisioterapia, atividades educacionais e simulações de ambiente perigosos são apenas alguns exemplos em que os jogos digitais sérios podem ser inseridos de forma segura e controlada para promover a aprendizagem ou adquirir alguma habilidade específica”, comenta.

Para o professor, os jogos já desempenham um papel significativo em vários segmentos da sociedade e permitem oferecer soluções através de uma forma tecnológica e divertida . “Muitas vezes os jogos servem como um campo de testes para novas tecnologias, como por exemplo, hardware, software e interação homem-máquina, o que é interessante para os nossos alunos do IFSC que podem desenvolver habilidades de lógica de programação, resolução de problemas, arte digital como desenho e música, entre outras habilidades e que, por consequência, abre um novo leque de oportunidades de área de atuação profissional”, destaca André.

Este foi o segundo concurso da SBC que a dissertação concorreu. Em agosto, o trabalho de professor Bonetto ficou entre as dez melhores do Concurso de Teses e Dissertações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Os trabalhos foram avaliados conforme resultados científicos e tecnológicos e seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área da computação.

Realizada em parceria com o Departamento de Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville, a pesquisa desenvolveu uma plataforma de jogos para auxiliar pessoas no espectro do autismo que têm dificuldades em gerenciar estímulos e se concentrar em atividades específicas. A plataforma T-TEA utiliza visão computacional para identificar a interação do jogador com o jogo, sem a necessidade de acoplamento de sensor ou controle remoto no jogador. Os jogos RepeTEA e KarTEA são projetados no chão e o jogador deve se movimentar sobre a projeção para interagir com os desafios propostos.

PESQUISA CÂMPUS JOINVILLE