Divulgado o resultado do Enem 2022

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 09 fev 2023 10:12 Data de Atualização: 09 fev 2023 10:19

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já podem conferir seu desempenho nas provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a publicação dos resultados para esta quinta-feira (09) na página do participante. A nota do Enem 2022 pode ser utilizada para ingresso nos cursos de graduação do IFSC por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão abertas de 16 a 24 de fevereiro.

-> Acesse a página do participante do Enem para visualizar seu resultado

Para visualizar as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Como é o cálculo das notas do Enem

Os desempenhos dos participantes do Enem são calculados com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). O método é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens.

A TRI considera a particularidade de cada item. Dessa forma, as notas não dependem do total de itens da prova, mas de cada item que a compõe. Por isso, pode ocorrer de duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova serem avaliadas de forma distintas, a depender de quais itens estão certos e errados, e terem, assim, notas diferentes.

Avaliação da redação do Enem

As redações do Enem são avaliadas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero. Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

O espelho das redações será disponibilizado em abril, juntamente com o resultado dos treineiros – estudantes que não concluíram o ensino médio e realizaram o Enem para fins de autoavaliação.

-> Saiba mais sobre o Enem

Estude no IFSC

Os candidatos que fizeram o Enem 2022 podem utilizar a nota do exame para ingressar em um curso de graduação do IFSC por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições do Sisu serão abertas de 16 a 24 de fevereiro. Veja aqui as vagas e os cursos que o IFSC irá disponibilizar para o Sisu 2023.

GOVERNO FEDERAL NEWS