Estudantes do Câmpus Joinville garantem classificação na 2ª fase da Omif

ENSINO Data de Publicação: 15 mar 2024 15:19 Data de Atualização: 15 mar 2024 16:01

Os estudantes Paulo Pimentel Regueira e Vitor Stein estão classificados para a segunda fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif). A etapa final da competição será sediada pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, de 23 a 26 de maio, e vai reunir estudantes de ensino médio técnico de todo país.

Esta edição da Omif é ainda referente ao ano passado, que teve as provas da primeira fase aplicadas em novembro de 2023. Por isso, Paulo já não é mais aluno do Câmpus Joinville do IFSC. Ele concluiu o curso técnico integrado em Mecânica no final do ano. Mesmo assim, faz questão de representar novamente o IFSC – e garantir mais uma medalha de ouro.

“Vou tentar manter o ouro nesta minha última olimpíada”, destaca o atual aluno do curso de Engenharia Aeroespacial, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no câmpus de Joinville. Paulo conquistou a premiação máxima nas duas outras edições da Omif que participou, referentes a 2021 e 2022.

Junto com o veterano, vai o estreante na competição: Vitor, do 5º módulo do técnico integrado em Eletroeletrônica. Medalhista em outras olimpíadas desde o ensino fundamental, ele está motivado a trazer uma nova medalha pra casa. “Estou estudando bastante, porque tem muito conteúdo pra aprender. Mas, gosto de aprender sempre mais, ser melhor cada vez mais”, comenta.

E o que as olimpíadas do conhecimento têm de tão especial? “É divertido resolver os problemas. E, por estar sempre participando de olimpíadas, acabo indo bem nas outras disciplinas também”, responde Vitor. “Também acho divertido. As olimpíadas são mais abrangentes, mais criativas, incentivam a resolver problema que não foram resolvidos antes”, conta Paulo.

Além da prova, a Omif terá oficinas, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, mostra de jogos, atividades culturais e uma feira científica e tecnológica. “É uma oportunidade maravilhosa de mostrar que o ensino vai além da sala de aula, que os estudantes podem, com o conhecimento deles, transcender fronteiras, ter contato com colegas do Brasil todo, fazer pontes que podem frutificar na vida acadêmica e profissional”, enfatiza o professor de Matemática, Paulo Amaro.

Estudantes classificados do IFSC

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