Estudantes do Câmpus Palhoça Bilíngue participam da etapa nacional da WorldSkills

EVENTOS Data de Publicação: 02 out 2025 15:39 Data de Atualização: 06 out 2025 10:02

Duas estudantes do Câmpus Palhoça Bilingue representaram o IFSC na WorldSkills Brasil, seletiva brasileira para a WorldSkills, competição mundial de competências vocacionais. Sofia Soares Paiva, do curso técnico integrado em Design Gráfico, e Manuela Toniolo, do técnico integrado em Comunicação Visual, competiram na categoria Tecnologia em Design Gráfico. 

A WorldSkills Brasil foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e ocorreu de 24 a 28 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Foi a primeira vez que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participou da competição. 

“Essa foi definitivamente, sem sombra de dúvida, uma das experiências mais enriquecedoras que poderíamos ter tido. A competição exige uma alta performance e uma preparação intensa, nos fazendo mergulhar de cabeça em nossa área de estudo, o que particularmente me fez brilhar os olhos. Desde o início e a cada dia de competição, a vontade de estudar e me aprofundar totalmente nesse universo só cresceu”, conta Sofia Paiva.

Para Manuela Toniolo, a WorldSkills foi “um espaço riquíssimo de aprendizado”. “Além de aprofundar meus conhecimentos em design gráfico e comunicação visual, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis de diferentes estados, que compartilharam histórias marcantes e me acolheram de braços abertos. Participar da WorldSkills Brasil 2025 foi, sem dúvida, uma experiência única e inesquecível. Representou o ponto mais alto do meu ano, um divisor de águas na minha formação profissional e uma memória que levarei para sempre com carinho e gratidão”, comenta.

Manuela e Sofia foram acompanhadas na competição por dois professores do Câmpus Palhoça Bilíngue: Bianca Antônio Gomes e David Pereira Neto.

Foram 387 estudantes entre 17 e 23 anos de cursos técnicos e tecnológicos participando da competição, dos quais 12 eram da Rede Federal. Eles foram divididos em 46 categorias, chamadas “ocupações”. A competição consistiu em uma prova prática de 18 horas de duração. Os vencedores vão representar o Brasil na etapa mundial, que ocorre em 2026 em Xangai, na China.

A WorldSkills reúne 89 países e ocorre a cada dois anos desde 1983. A cada edição, o Brasil aumenta o número de competidores e melhora a colocação no quadro de medalhas, conquistando o pódio mundial nas últimas quatro edições. Em 20 participações, o país já conquistou 130 medalhas.

Ouça reportagem sobre o tema no podcast IFSC em Pauta.

EVENTOS CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE