Estudantes relatam experiências ao participar da final presencial do Power4Girls em Brasília

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 11 out 2023 12:14 Data de Atualização: 20 out 2023 14:08

As estudantes do Ensino Médio Técnico do Câmpus Chapecó do IFSC, Milena Ghisleni Raimann, Vitória Mucelini Wagner, Eduarda Bueno Zonta e Karoline Paula Coletti Gomes e o professor de Informática Marcos Virgilio, participaram da etapa final do programa de formação de jovens meninas líderes “Power4Girls – Empower to Lead”, no último fim de semana, em Brasília. A equipe não conseguiu a primeira colocação, mas encerrou a participação com a bagagem cheia de experiências, conhecimento e gratidão.

Na última sexta-feira, o grupo participou do evento presencial com exposição do protótipo para o público e, no sábado (07),  apresentaram a proposta diante de jurados e de meninas de outras 19 escolas do país, selecionadas para a etapa final. Como o tema da edição 2023 do Power4Girls era Inclusão e Acessibilidade, as meninas apresentaram uma proposta que visa propiciar a pessoas com deficiência visual o ingresso ao universo da programação, ao desenvolver uma solução de abstração de hardware acessível, sobre componentes do Arduino e com identificação tátil em braile. A iniciativa rendeu até homenagem da Assembleia Legistavida de Santa Catarina (Alesc).

"É muito bom parar para pensar e ver o quanto crescemos e evoluímos desde o início do projeto, temos muito a agradecer a todas as pessoas que nos apoiaram e tiraram um tempinho para nos ajudar com esse projeto. Passamos por muitas pesquisas e incertezas sem saber se nosso projeto daria certo, tivemos muita ajuda e apoio do professor Marcos e da aluna Rafaela Morero, estudante da engenharia do IFSC, por ser áreas específicas não iriamos conseguir sem o conhecimentos deles. Em reuniões semanais retratávamos a nossa evolução e trabalhávamos para criar o nosso pitch junto com a nossa mentora de Brasília, Sara", agradecem Milena, Vitória, Eduarda e Karoline.

Durante os últimos meses, as estudantes contam que passaram por diversas palestras on-line com as outras equipes, então também foi a oportunidade de conhecer todas pessoalmente. "Podemos interagir com as meninas das outras equipes que passaram por vários desafios assim como nós e que no momento partilhávamos o mesmo nervosismo, a apresentação final, foi uma sensação indescritível", lembram.

A equipe participou de palestras com a Nathalia Arcuri, jantar com a embaixadora dos Estados Unidos, apresentaram o projeto para os brasilienses no Sesi Lab e também para representantes da embaixada, Google e Amazon. "Além de conhecer o trabalho de mulheres incríveis no Sesi conhecemos mais de pertinho cada equipe do programa, foi incrível dividir esse momento com cada uma delas", afirmam.

A iniciativa do “Power4Girls – Empower to Lead”  é da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos em parceria com o Instituto Gloria e apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Tem como objetivo empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século 21. No ano passado, alunas do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC também participaram do programa

 

GOVERNO FEDERAL EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ