Evento aproxima estudantes e egressos de organizações do setor de turismo

EXTENSÃO Data de Publicação: 01 dez 2023 08:32 Data de Atualização: 01 dez 2023 09:08

Aproximar estudantes e egressos (formados) de cursos do Câmpus Florianópolis-Continente de organizações públicas e privadas do setor de turismo é o objetivo de um projeto de extensão do câmpus apoiado pelo edital de Protagonismo Discente. Para alcançar essa meta, a equipe do projeto organizou na quarta, 29 de novembro, o evento “Criando Pontes”, no Laboratório de Produção e Restaurante 1 do câmpus, com a participação de 90 pessoas, entre estudantes, egressos, servidores e comunidade externa.

O evento foi a forma que a equipe do projeto “A Comunicação como instrumento de inserção do Egresso - IFSC no Trade Turístico”  - formada pelos estudantes Gisele Griebler Veiga, Rodolfo Angel Casalá Siola e Sônia Maria de Oliveira Gonzaga, com coordenação da professora Maria Helena Alemany Soares - havia planejado ao submeter a proposta para o edital para fazer a ligação entre os estudantes e egressos e as organizações do setor. 

A equipe avaliou que, no contexto dos cursos técnicos em Guia de Turismo do câmpus, havia uma lacuna em relação a como os egressos e discentes podem se conectar efetivamente ao mercado de trabalho e como apresentar-se adequadamente às oportunidades disponíveis, seja no guiamento ou na oferta de seus produtos turísticos.

O objetivo do evento foi, portanto, permitir aos alunos e formados estabelecer contatos profissionais, entender melhor as oportunidades disponíveis no mercado do turismo e aprender estratégias para buscar e conquistar posições de trabalho - ou, como resumiu a professora Maria Helena: “sanar a lacuna que existe entre o discente e o egresso e o mercado”. Para isso, foram convidados para uma roda de conversa representantes de órgãos públicos e de empresas do setor de turismo e hospitalidade na região da Grande Florianópolis.

Os estudantes puderam tirar dúvidas com eles a respeito de temas como fiscalização e regulamentação de profissões (como guia de turismo), oportunidades de emprego, como enviar currículos e outros assuntos.

Para um dos convidados, o secretário de Turismo e Cultura de Santo Amaro da Imperatriz, Rodrigo Ferreira, o projeto é “extremamente importante”. “O tema é complexo e esse evento é um grande início para resolver esse desafio”, disse.

Além de Rodrigo, foram convidados para a roda de conversa: a gerente operacional da Santa & Bella Turismo Receptivo, Rosângela do Rocio Riepin; as analistas de Programação Social do Sesc-SC, Anna Luiza Pillar Corrêa e Manuela Correa Candemil da Gama; a coordenadora do Núcleo de Guias de Turismo da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), Claudia Tiscoski; e a proprietária da Apuama Aventuras e egressa do câmpus, Claudia Laurent.

A diretora-geral do Câmpus Florianópolis-Continente, Jane Parisenti, avalia o evento como “um momento histórico para o câmpus” por ter reunido uma grande quantidade de pessoas para discutir o setor de turismo e hospitalidade.

Depois da conversa com os convidados do setor de turismo e hospitalidade, houve um momento de capacitação, no qual os participantes do “Criando Pontes” assistiram uma palestra sobre marketing digital voltada para guias de turismo, ministrada pelo professor do câmpus Luís Henrique Lindner e pela jornalista Luana Gaspari.

Protagonismo dos estudantes

O objetivo do edital de Protagonismo Discente, lançado anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas do IFSC, é instigar os estudantes da instituição a proporem soluções para problemas encontrados na sociedade. No caso do “Criando Pontes”, a palavra “desafiador” foi a encontrada pela estudante e bolsista Gisele Veiga para descrever o projeto. “Uma das regras do edital era a de que tínhamos que envolver pessoas de fora e isso foi um grande desafio”, comenta.

A equipe teve cerca de dois meses para planejar o evento, definir como seria o evento e encontrar convidados externos para participar dele. “Sempre ficam pipocando ideias, mas tivemos que manter o foco”, recorda Gisele. Os estudantes desempenharam funções como agendamento de palestrantes, definição da programação, logística, divulgação e mobilização dos participantes e também vão atuar na avaliação e análise dos resultados obtidos a partir do projeto.

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