GESTÃO Data de Publicação: 24 set 2025 17:00 Data de Atualização: 24 set 2025 19:42
Encontro ocorreu na noite desta terça-feira (23) e abriu caminho para a apresentação de demandas do câmpus diretamente ao parlamentar, em visita prevista para outubro.
Em uma visita inesperada realizada na noite desta terça-feira (23), a equipe da direção do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau recebeu assessores do deputado federal Pedro Uczai. O objetivo do encontro foi dialogar sobre formas de buscar recursos para investimentos no câmpus por meio de emendas parlamentares.
A visita, classificada como “muito agradável” pelo diretor-geral Gerson Ulbricth, teve um caráter propositivo. A assessoria do deputado explicou o modelo de orçamento participativo adotado pelo parlamentar para a distribuição de suas emendas individuais, usando como exemplo projetos reais da região.
Durante a conversa, os representantes do deputado indagaram sobre as necessidades de investimento do câmpus. “Eles se mostraram ‘super disponíveis’ e sugeriram que a gente organizasse nossas demandas para apresentá-las pessoalmente ao deputado Uczai”, relata a chefe do Departamento de Assuntos Estudantis, Jussete Wittkowski.
A reunião para entrega das necessidades do câmpus ao parlamentar está prevista para ocorrer em outubro, numa visita do deputado a Jaraguá do Sul – mas ainda sem data confirmada. Após o diálogo, a equipe da direção conduziu os visitantes em um breve tour pelos ambientes da unidade do IFSC.
Emendas Parlamentares e o IFSC
As emendas parlamentares são um instrumento de financiamento de projetos em instituições públicas. No IFSC, esses recursos podem ser destinados à aquisição de equipamentos, modernização de laboratórios, obras de infraestrutura e outras ações que ampliem a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.
Conforme dados da Câmara dos Deputados, apenas em 2025 as emendas parlamentares devem ultrapassar o valor total de R$ 50 bilhões, incluindo emendas de bancada, de comissões e individuais. Esse total demonstra a relevância desta fonte de recursos dentro do orçamento federal.
A expectativa, segundo o diretor-geral, é que a visita da assessoria parlamentar e a futura reunião com o deputado fortaleçam a parceria com o IFSC e resultem em benefícios para a comunidade acadêmica do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.