INSTITUCIONAL Data de Publicação: 13 jun 2025 09:14 Data de Atualização: 13 jun 2025 10:38
Estão abertas até 20 de junho as inscrições para candidatos interessados em compor o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Há vagas para representantes docentes, técnico-administrativos e discentes. As eleições ocorrerão entre 3 e 7 de julho, por meio de voto secreto on-line.
Acesse o edital para eleição de representantes do Cepe.
O Cepe é um órgão normativo e consultivo responsável por deliberar sobre políticas educacionais, de pesquisa e de extensão do IFSC. Para esta eleição, estão disponíveis 15 vagas, distribuídas igualmente entre os segmentos: 5 para docentes (titulares e 5 suplentes), 5 para técnicos-administrativos (titulares e 5 suplentes) e 5 para discentes (titulares e 5 suplentes). Para entender melhor o papel do Cepe, clique aqui.
Quem pode se candidatar
Servidores do quadro de pessoal permanente em efetivo exercício no IFSC podem se candidatar, desde que não integrem a Comissão Eleitoral e não estejam em exercício de cargo de direção ou no segundo mandato consecutivo no Cepe. Também não podem concorrer membros titulares ou suplentes do Conselho Superior (Consup), do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) ou da Comissão Própria de Avaliação (CPA) central. Quem estiver em algum desses órgãos deve solicitar substituição antes da inscrição.
Estudantes regularmente matriculados em qualquer curso do IFSC, com no mínimo 16 anos completos, também podem se candidatar – exceto alunos de cursos de Formação Inicial e/ou Continuada (FIC) ou com previsão de término de curso até o segundo semestre de 2025.
Os servidores que quiserem se candidatar concorrem à vaga pelo seu câmpus ou Reitoria, considerando sua lotação no momento da inscrição. Já os alunos concorrem pelo câmpus em que estão matriculados. Aqueles matriculados em mais de um câmpus deverão optar por um deles para concorrer.
Como se inscrever
A inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico disponível no site www.ifsc.edu.br/eleicoes-colegiados. A lista de inscritos será publicada em 23 de junho. Os pedidos de recurso ou impugnação dos inscritos podem ser enviados até as 18h do dia 24 de junho. A campanha eleitoral ocorrerá entre 26 de junho e 2 de julho.
Eleição
A votação será realizada eletronicamente, das 10h do dia 3 de julho até as 23h59 de 7 de julho, com direito a alteração de voto dentro do período, sendo computado somente o último realizado. O resultado parcial será divulgado em 8 de julho, e o resultado final em 14 de julho, após o prazo de recursos. A homologação dos eleitos será feita por portaria do Reitor, com mandato de dois anos, de agosto de 2025 a agosto de 2027.
Todos os detalhes estão disponíveis no edital na página das eleições dos Colegiados. Dúvidas devem ser encaminhadas à Comissão Eleitoral pelo e-mail: comissao.eleitoral@ifsc.edu.br.