ENSINO Data de Publicação: 28 ago 2025 15:18 Data de Atualização: 29 ago 2025 13:47
Especialização capacitará profissionais para promoverem a formação de crianças por meio de projetos científicos, unindo teoria, prática e inovação pedagógica.
O Câmpus Jaraguá do Sul-Rau do IFSC celebrou no dia 16 deste mês um marco em sua história: a aula inaugural do primeiro curso de pós-graduação lato sensu oferecido pelo câmpus. Trata-se da especialização em Projetos em Educação Científica para Crianças, voltada a professores e outros profissionais que trabalham com Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
A aula realizada no dia 16 reuniu docentes, gestores, técnicos e estudantes no auditório do câmpus. Segundo o diretor-geral do IFSC Rau, Gerson Ulbricht, a atividade simbolizou um momento especial da instituição. “Nosso câmpus está completando 15 anos de trajetória, que começou com cursos técnicos, passou pelos tecnólogos e bacharelados e, agora, chega à pós-graduação. É um novo ciclo que consolida nosso compromisso com a educação pública e de qualidade”, destacou.
Para a professora Iara Maitê Campestine Binder, que coordena o curso junto com a professora Thaís Collet, a oferta do curso de especialização só foi possível graças ao resultado de oito anos de atuação do grupo de trabalho (GT) “Formação de Formadores”. “A pós-graduação que estamos oferecendo à comunidade é fruto de um trabalho feito a muitas mãos, ao longo de anos de reflexão, pesquisas e oferta de formações para professores. Estamos vivendo a concretização de um sonho que nasceu da escuta da comunidade e da expertise construída pelo grupo”, afirmou.
Metodologia valoriza a curiosidade infantil
A palestra ministrada na aula inaugural foi dada pela professora Maria Carmen Silveira Barbosa, referência nacional em educação infantil e militante pelos direitos das crianças. Entre diversas questões ligadas à educação, Maria enfatizou a necessidade de repensar o lugar da ciência na infância. “As crianças são cientistas. Elas exploram o mundo, são curiosas. Só que a gente não dá corda para isso. Para ser mais do que legal, a professora precisa conseguir se aproximar, pensar junto com ela, construir alguma coisa”, apontou.
A convidada, que veio do Rio Grande do Sul para contribuir com a nova especialização do IFSC, também defendeu a metodologia de ensino por projetos como um caminho para que a formação escolar seja mais dinâmica e significativa. “Os projetos constroem cidadania. É uma metodologia que exige pesquisa, diálogo, colaboração – tudo o que queremos na nossa sociedade”, resumiu.
Demanda da comunidade
Além de ser a primeira especialização do IFSC Rau e, com isso, simbolizar a maturidade acadêmica do câmpus, a pós-graduação em Projetos em Educação Científica para Crianças foi planejada a partir de demandas reais de profissionais da região que trabalham com educação infantil e anos iniciais.
Entre as principais inovações pedagógicas está a formação docente para o ensino de ciências e para o uso da metodologia de projetos com crianças de 0 a 10 anos de forma lúdica e investigativa. E, neste contexto, o curso também inova ao oferecer aos estudantes aulas com um grupo de professores de diversas áreas, como engenharia, pedagogia, ciências e letras.
Expectativa dos estudantes
A busca por atualização profissional e metodologias inovadoras fez com que três amigas buscassem juntas a especialização no IFSC Rau. Professoras de um centro educacional particular em Jaraguá do Sul, as três conquistaram uma vaga no processo seletivo para a primeira turma do curso.
A docente Sandra Ludero, que trabalha com crianças de um a onze anos, destacou a importância da capacitação continuada. “O professor tem que viver se atualizando. E a parte das ciências já é a minha área. Sou egressa do IFSC no curso de licenciatura e agora vou descobrir se estou fazendo certo quando procuro trabalhar com projetos na minha escola”, disse.
Para Liliane Ferreira Alves, que atua com crianças de quatro anos, o curso é uma oportunidade de renovar práticas pedagógicas. “O tema me chamou muito a atenção, para que eu possa levar novidades para as crianças. Espero que este curso tenha não só teoria, mas também muita prática, para aplicarmos com as nossas crianças”, reiterou.
Já Mônica Santiago Nunes, professora do quinto ano, enfatizou o poder dos projetos para engajar os próprios alunos. “Essa metodologia traz um significado diferente ao conhecimento, onde a criança se torna participativa e ativa. Se o professor é apaixonado, o estudante fica apaixonado pelo tema e consegue se envolver”, assegurou.
Próximos passos
As aulas da especialização já começaram e seguem até 2026, com encontros presenciais e a distância. O curso é gratuito e voltado para professores, pedagogos e demais profissionais da educação básica. O próximo processo seletivo do curso deve ocorrer após a conclusão das aulas da primeira turma.
SERVIÇO
- Curso: Especialização em Projetos em Educação Científica para Crianças
- Local: IFSC Câmpus Jaraguá do Sul-Rau
- Duração: 18 meses
- Modalidade: Presencial e a distância
- Valor: Gratuito
- Mais informações: no site do curso ou pelo e-mail especializacao.pecc.rau@ifsc.edu.br