Jornada Portas Abertas fortalece integração com a comunidade

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 21 mai 2015 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:55


Realizado em três etapas, o projeto Jornada Portas Abertas fortaleceu a integração entre o Câmpus Canoinhas e a comunidade. Na etapa de encerramento, no último dia 13, foram realizadas seis oficinas para pessoas convidadas pelos alunos e para os próprios alunos, mostrando um pouco do que cada um dos cursos técnicos oferece. Após as oficinas, o público externo foi convidado a realizar a visita guiada pelas dependências do câmpus.

Na oficina de leituras de plantas de arquitetura através de jogos de tabuleiro, foi utilizado o jogo Zombicide, no qual o participante aprende a ler uma planta arquitetônica (paredes, portas, janelas, mobiliário) de forma lúdica. Já a oficina de Iniciação à programação de jogos, na área de informática, ensinou noções básicas de programação.

A questão da sustentabilidade foi trabalhada em duas oficinas diferentes. Na de Controle agroecológico de pragas, na área de agroecologia, os participantes aprenderam a preparar caldas para controle de pragas, a fim de evitar o uso de agrotóxicos. Já na oficina Água e arte: amarrar tingir com responsabilidade, foram dadas dicas de customização, a partir do tingimento de tecido, para renovação do guarda-roupa.

Outras duas atividades abordaram a área de alimentos. Na oficina Mundo Invisível dos Micro-organismos, os participantes puderam visualizar bactérias e leveduras no microscópio. E, no Rodízio de Sonhos e Sabores, a produção e degustação de sonhos com diversos recheios deixou a programação mais atrativa.

A iniciativa proposta pela Comissão Permanente de Divulgação teve como objetivos aproximar a comunidade ao IFSC, despertar o interesse pelo Câmpus e pelos cursos e divulgar o processo de ingresso dos cursos técnicos: Agroecologia, Agroindústria, Edificações e Informática.

A Jornada Portas Abertas teve início no dia 23 de abril, quando foi realizada uma atividade cultural aberta à comunidade. No Cinema com Pipoca e Debate, o público foi convidado a assistir três curtas-metragens de temas variados e a participar de um debate sobre os filmes. Na segunda etapa do projeto, no dia 8 de maio, os convidados participaram de uma palestra sobre Encaminhamento profissional, proferida pelo psicólogo do câmpus, Rafael Castanho.


CÂMPUS CANOINHAS