Palestra da influencer Rita von Hunty marca semana pedagógica do IFSC

ENSINO Data de Publicação: 25 jul 2023 14:50 Data de Atualização: 11 ago 2023 19:50

A drag queen Rita von Hunty, persona criada pelo professor Guilherme Terreri Lima, foi uma das palestrantes da Semana Pedagógica do IFSC, evento que começou nesta segunda-feira (24) e termina nesta terça-feira (25). Formado em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), o professor criou a personagem há 10 anos e hoje Rita já conta com mais de um milhão de seguidores no Instagram e no seu canal no YouTube, onde faz análises políticas e sociológicas. Na palestra desta manhã, realizada no auditório do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC, Rita abordou a temática Diversidade, Inclusão e Pertencimento para servidores e alunos do IFSC presentes, além dos que acompanharam a transmissão on-line

Para debater essas questões, Rita partiu do caminho oposto. “De forma dialética, a gente vai falar dos processos históricos e materiais que produzem a  homogeneização, a exclusão e a alienação”, pontuou. Ao longo de duas horas, a palestrante abordou conceitos de cultura, língua, estrutura de poder, privilégio e o lugar do outro. Para isso, citou diversos autores como Paulo Freire, Freud, Clarice Lispector e Cida Bento. A partir de um referencial teórico, Rita trouxe a compreensão do que é a categoria do outro. “Como você ama o outro se o outro nem ocupa o mesmo espaço que você?”, questionou. 

Segundo Rita, a democracia está ancorada em três princípios: é um espaço em que a diferença será sustentada; é um sistema que conquista e amplia os direitos para a população; é um regime que está interessado em quem é considerado a população. A professora finalizou destacando que não há democracia onde não há diversidade, inclusão e pertencimento. “A democracia está constituída de diferentes pensando a diferença, só que, em que momento, a diferença é transformada em desigualdade?”, refletiu.

Para ela, é importante que as pessoas entendam que a discussão sobre diversidade, inclusão e pertencimento não se trata de um debate identitário da minoria. “Este é um debate da classe trabalhadora organizada e até que a gente seja capaz de compreender e fazê-lo, compreenderão e farão por nós”, afirmou. 

A gravação da palestra pode ser conferida abaixo:

Gestores do IFSC prestigiaram a palestra. No início do evento, o reitor Maurício Gariba Júnior destacou que a diversidade enriquece o ambiente de ensino-aprendizagem e proporciona uma oportunidade única de crescimento para cada um pertencente à comunidade escolar. “Ao abraçar a diversidade, ampliamos horizontes, fortalecemos o respeito mútuo e cultivamos a empatia e a compreensão entre todos que fazem parte do IFSC”, ressaltou.

Sobre a Semana Pedagógica do IFSC

A palestra da Rita Von Hunty fez parte do programa de formação continuada, desenvolvido no IFSC desde 2021. A Semana Pedagógica está sendo realizada em rede, numa programação unificada e oferecida a todos os 22 câmpus do IFSC. O evento foi organizado pelo Departamento de Formação de Práticas Educativas da Pró-reitoria de Ensino (Proen).

Veja a gravação das outras programações da semana:

- Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no IFSC: Os sete olhares sobre a pessoa com deficiência, com Tatiana Pires Escobar

- Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às Violências no IFSC, com Janaina Turcato Zanchin, coordenadora do Comitê Institucional para Implantação, Monitoramento e Avaliação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às Violências do IFSC

- Avaliação Escolar: instrumento para a democratização da educação pública?, com a professora Maria Tereza Esteban do Valle da Universidade Federal Fluminense (UFF)
 

ENSINO