Semana Pedagógica terá atividades para alunos e servidores

ENSINO Data de Publicação: 19 jul 2023 16:52 Data de Atualização: 20 jul 2023 13:24

As atividades da Semana Pedagógica de 2023.2 serão realizadas nos dias 24 e 25 de julho, com palestras em formato híbrido, presencial e a com transmissão pelo Canal do IFSC no YouTube

No dia 24, às 14h, haverá o Ciclo de Formação Continuada em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no IFSC: Os sete olhares sobre a pessoa com deficiência, com Tatiana Pires Escobar. O evento terá transmissão pelo canal do IFSC no Youtube.

Também dia 24, às 14h, a comissão de implementação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às Violências no IFSC estará realizando formação com os servidores no Câmpus Jaraguá do Sul. Para ampliar o alcance para os demais servidores e interessados, também haverá transmissão no canal do IFSC no YouTube. A atividade será uma apresentação dos principais tópicos da Política, trazendo questões do embasamento legal e conceitual, a importância da contribuição de todos para o seu pleno funcionamento e informações gerais sobre atribuições e responsabilidades que constam no documento. A atividade será conduzida pela psicóloga Janaina Turcato Zanchin, da Diretoria de Assuntos Estudantis, coordenadora do Comitê Institucional para Implantação, Monitoramento e Avaliação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às Violências do IFSC.

No dia 25, às 9h, a influencer Rita Von Hunty estará no Centro de Eventos do Câmpus Florianópolis – Continente e proferirá a palestra “Diversidade, Inclusão e Pertencimento”. Já às 15h, a professora doutora Maria Tereza Esteban do Valle, da Universidade Federal Fluminense (UFF), está no auditório do Câmpus Itajaí para falar sobre “Avaliação Escolar: instrumento para a democratização da educação pública?”.

O evento é organizado pelo Departamento de Formação de Práticas Educativas da Pró-reitoria de Ensino (Proen). A diretora do Departamento, professora Eliane Juraski Camillo, destaca que a formação com Rita Von Hunty também é voltada aos estudantes. Já a palestra com a professora Maria Tereza é direcionada a docentes e Coordenações Pedagógicas.

Embora o Departamento de Formação e Práticas Educativas se ocupe da formação pedagógica de servidores, sempre que possível, também as formações serão ofertadas aos estudantes, ampliando o leque de possibilidades formativas, ampliando os debates acerca dos temas necessários à formação integral e também otimizando recursos públicos”, destaca.

Os interessados em participar podem acompanhar as palestras do dia 25 pessoalmente nos câmpus Floranópolis – Continente ou Itajaí, de acordo com a capacidade de cada auditório. Também poderão acompanhar as palestras pelo Canal do IFSC no Youtube. Haverá espaço para perguntas. 

Servidores podem se inscrever pelo SIGRH para obter certificado. O link para inscrição para o evento com Rita Von Hunty, para estudantes e participantes externos, é pelo Even3.

Saiba mais


 

 

 

 

 

 

Rita Von Hunty é persona drag queen de Guilherme Terreri Lima Pereira. Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). É ator, professor, comediante, figurinista, palestrante e colunista da Carta Capital. Proprietária do canal Tempero Drag, que faz análises políticas e sociológicas.


 

 

 

 

 

 

Maria Teresa Esteban do Valle possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (1997) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2006) e na Universidade do Minho (2007). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, no período compreendido entre os anos 2004 e 2006, e Coordenadora do GT Educação Popular da ANPEd, no biênio 2008/2010. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da UFF, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, cotidiano escolar, formação docente e educação popular.

ENSINO