Palestra da SNCT mostra por que os oceanos importam inclusive no Oeste

EVENTOS Data de Publicação: 24 out 2025 11:30 Data de Atualização: 24 out 2025 11:32

O Câmpus São Miguel do Oeste realizou, de 21 a 23 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As palestras, seminários, oficinas e demais atividades foram baseadas no tema central nacional “Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

A palestra de abertura do evento foi realizada pelo professor Eduardo Cargnin Ferreira, do IFSC Câmpus Garopaba, sobre “Cultura Oceânica”. Ele apresentou a importância dos oceanos, como as correntes oceânicas conectam o mundo, os pilares da cultura oceânica, e explicou aos participantes o porquê de falar sobre o mar, mesmo estando em São Miguel do Oeste. “Mesmo nunca estando no mar, somos influenciados por ele. O clima de São Miguel do Oeste está sendo regulado pelo oceano, especialmente o oceano Atlântico”, afirmou. A palestra pode ser assistida no Youtube IFSC Região Oeste.

Ao longo dos três dias, também foram realizadas as palestras “Impacto ambiental do uso de sacolas e caso de São Miguel do Oeste”, com a bióloga Indianara Herbert, do Instituto Catuetê (transmissão disponível aqui); “Qualidade da água de consumo humano nas propriedades rurais: um estudo comparativo entre poços profundos e superficiais”, com a professora bióloga da Unoesc, Eliandra Rossi; “Água e produção de alimentos: desafios para a disponibilidade hídrica e a sustentabilidade dos recursos”, com a engenheira ambiental da Epagri, Helen Hayra Hugen.

E ainda “Atuação do controle de qualidade na indústria metalmecânica”, com Mickaela Herbert, Bruna Balico e Cristian Bourscheid, da empresa Torfresma; e “Como a energia vai mudar o mundo (e o seu futuro também)”, com Romulo Possamai, gerente comercial e sócio proprietário da empresa Foco Energia.

Outras atividades

A SNCT também foi marcada pelo VII Seminário de Iniciação Científica, com a apresentação de 35 trabalhos na modalidade banner e outros 22 na modalidade pôster. O objetivo foi oportunizar a apresentação e discussão de trabalhos científicos elaborados por servidores, estudantes e egressos do Câmpus SMO e comunidade em geral.

Outro momento que estimulou a troca de saberes e experiências produzidas no Câmpus SMO foi a Mostra Científica de trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nesta ainda houve  a promoção do conhecimento científico, tecnológico e de inovação regional, estadual e nacional.

Durante os três dias de SNCT, também foram realizadas oficinas de Ciência e Tecnologia e exposição de arte.

 

EVENTOS SNCT CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE