Polo Embrapii IFSC completa cinco anos de operações com impacto direto no Ensino, Pesquisa e Extensão

INOVAÇÃO Data de Publicação: 10 fev 2023 16:15 Data de Atualização: 27 fev 2023 22:27

O Polo Embrapii IFSC, com instalações no Câmpus Florianópolis, completou em janeiro de 2023 cinco anos de operação, atuando em diversos projetos na área de sistemas inteligentes de energia. Neste período, também se consolidou o Polo de Inovação do IFSC, que pode fomentar projetos em outras áreas do conhecimento.

“As pessoas envolvidas no processo de gestão, de captação de projetos, de divulgação das atividades e ações, assim como toda a equipe de pesquisadores, têm realizado trabalho árduo e dedicado para a consolidação do Polo Embrapii. Durante o primeiro triênio de operação, a unidade do IFSC foi efetivamente credenciada junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na área de Sistemas inteligentes de Energia. Isso nos permitiu alavancar uma estrutura para contribuir com a Inovação Industrial em Santa Catarina e em outros estados da federação”, explica o coordenador do Polo, professor Robinson Pizzio.

Atualmente, o Polo está em processo de consolidação junto à Embrapii, o que colocará o IFSC em posição de destaque nacional na área de Sistemas Inteligentes de Energia. “Entendemos que o trabalho que vem sendo realizado desde 2018 se traduz em ótimos resultados para o IFSC em termos de oportunidades, realizações e divulgação e, portanto, estamos certos de que o propósito do Polo vem sendo cumprido. Porém, não nos eximimos da consciência (e desejo) de que há espaço para melhorias, novas ações e aprimoramentos. Tudo isso está sendo avaliado e planejado pela equipe do Polo de Inovação do IFSC”, completa o coordenador.

Em paralelo, o Polo de Inovação do IFSC trabalha com a ampliação das áreas atendidas, desenvolvendo projetos com o apoio de servidores e laboratórios em todos os câmpus, para além das atividades desenvolvidas pela unidade vinculada à Embrapii.

A Embrapii e seus polos

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As unidades dela em todo o Brasil, como o polo do IFSC, atuam por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

Ao compartilhar riscos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com as empresas, a unidade Embrapii facilita ao setor industrial empreender e inovar por meio de parcerias público-privadas. Os projetos podem ser negociados pelas empresas diretamente com a unidade, a qualquer momento, sem esperar um edital.

Para acessar esse serviço, é preciso apresentar um desafio tecnológico em fase pré-competitiva que possa encontrar solução nas competências da Unidade Embrapii e dispor de contrapartida financeira mínima ao projeto de PD&I, negociável, conforme o porte e ramo empresarial, entre outros fatores.  As empresas devem participar financeiramente com pelo menos um terço do valor total do projeto.

O Polo Embrapii do IFSC está focado no desenvolvimento de sistemas informatizados para gerenciamento de mercados de energia elétrica; eficiência energética e redes elétricas inteligentes - desenvolvimento de dispositivos para processamento de energia elétrica; fontes renováveis de energia e mobilidade urbana. Ele pode realizar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; complementar a formação profissional para estudantes e pesquisadores; prestar serviços tecnológicos e criar protótipos e produtos inovadores; e realizar pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico, consultoria e assessoria técnica. 

Dentre as tecnologias desenvolvidas no Polo estão: sistemas informatizados para o planejamento, comercialização e otimização do mercado de energia; desenvolvimento de sistema de alto desempenho para monitoramento de grupos geradores de energia elétrica; otimização de desempenho de sistemas de geração eólica; desenvolvimento de sistemas especialistas para apoio a operadores de usinas de geração de energia elétrica; e desenvolvimento de software para modelagem e predição de geração de energia elétrica em parques eólicos, dentre outros.

Ganhos no Ensino, Pesquisa e Extensão

De acordo com Pizzio, o objetivo geral do Polo de Inovação do IFSC é estimular o desenvolvimento e a inovação tecnológica por meio da interação e parceria com instituições públicas e privadas. “Nesse sentido, o Polo, como o próprio nome diz, se torna um atrator de oportunidades das quais toda comunidade acadêmica do IFSC pode se beneficiar. Na pesquisa, temos desenvolvimento de projetos inovadores no âmbito nacional e internacional. No ensino, propiciamos oportunidades para nossos acadêmicos participarem em projetos inovadores, com tecnologia de ponta e que possuem uma entrega em nível de técnica ou de protótipo bem definida à indústria. Além disso, a extensão pode ser feita de forma complementar ao projeto de pesquisa, de forma indissociável ao ensino, considerando o protagonismo dos discentes bolsistas que atuam no projeto. Não obstante, a atuação do Polo de Inovação leva ao conhecimento do mercado de trabalho a clareza da qualidade de ensino desenvolvida dentro da nossa instituição, consagrando em definitivo a excelência do IFSC”, declara.

Discentes e docentes beneficiados

Todos os projetos que são desenvolvidos dentro do Polo de Inovação possuem uma empresa financiadora que define, em conjunto com os pesquisadores do projeto, a entrega final do projeto. “Ou seja, uma nova técnica, uma nova metodologia ou um protótipo funcional. Isso sempre com inovação comprovada, o que desafia nossos docentes pesquisadores a romper a barreira do conhecimento, ir além do dia a dia do ensino e, com isso, abre-se uma porta para novas experiências e vivências as quais poderão ser empregadas dentro de sala de aula, tornando o ensino tecnológico mais moderno e atrativo aos estudantes. Veja que em uma única ação temos dois beneficiados diretamente, discentes e docentes. Porém, vamos além da sala de aula. Ao participar de projetos, os estudantes bolsistas são inseridos em um contexto de inovação do qual poucas empresas nacionais poderiam propiciar. Nesse sentido, o crescimento acadêmico, profissional, social e de responsabilidade dos estudantes bolsistas é enorme. Essa contribuição que os projetos propiciam aos estudantes se torna um diferencial importante no mercado de trabalho”, explica o professor.

Projetos em andamento

“Concepção de um protótipo testado em ambiente relevante de RPAS híbrido radiocontrolado para inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica”

  • O que é: Projeto, desenvolvimento e testes de um protótipo de RPAS (“drone”) híbrido radiocontrolado para inspecionar linhas de transmissão de energia elétrica.
  “Ferramenta de análise e integração de dados para algoritmos de AutoML aplicada ao gerenciamento de produtividade de energia fotovoltaica”
  • O que é: Desenvolvimento de um sistema de recomendação para otimização e predição de falhas em usinas fotovoltaicas usando algoritmos AutoML (“Automated Machine Learning”, ou “Aprendizado de Máquina Automatizada”) e predição de geração para otimização do consumo em residências.

“Inserção de veículos elétricos em frotas públicas através da conversão de veículos a combustão para tração elétrica”

  • O que é: Projeto, implementação e teste de dois sistemas de conversão de veículos a combustão para tração elétrica, um com tecnologia nacional e outro com tecnologia importada.

“Plataforma em nuvem computacional para gameficação da gestão pelo lado da demanda de energia elétrica e água para a indústria de hotelaria”

  • O que é: Desenvolvimento de uma plataforma em nuvem computacional inteligente capaz de estabelecer processo de gameficação baseado nos dados de consumo de energia elétrica e água de hóspedes de uma instalação hoteleira.

“Retrofit, automatização e eletrificação de veículos antigos ou históricos”

  • O que é: Realizar conversão de um veículo modelo Kombi, mantendo a sua originalidade, mas com um novo sistema de tração elétrica, não poluente e mais eficiente e promover a automatização do câmbio do veículo, dando ao condutor a possibilidade de dirigir um veículo elétrico tendo porém a sensação de estar dirigindo o veículo original.
INOVAÇÃO NEWS