Prêmio Jovem Autor: estudantes do Câmpus Joinville defendem importância da democracia e cidadania em concurso da Escola do Legislativo

EVENTOS Data de Publicação: 10 out 2025 12:08 Data de Atualização: 10 out 2025 15:06

As estudantes Sophia Bauer Alves, do 2º módulo do curso técnico integrado em Mecânica, e Thalia Lucilia Pinheiro, do 6º módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, são as representantes do Câmpus Joinville na 10ª edição do Prêmio Jovem Autor, realizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville. Neste ano, o tema do concurso é “Democracia e cidadania: devemos praticar todo dia”.

Como estão no Ensino Médio, elas participam na categoria Artigo de Opinião, que recebeu 4.988 inscrições. As outras categorias são Desenho, Carta, Poema e Crônica. No total, foram 34.514 trabalhos inscritos.  A divulgação dos três finalistas de cada categoria será realizada no dia 15 de outubro, no site do concurso. A cerimônia de premiação dos finalistas está marcada para 13 de novembro, no plenário da Câmara de Vereadores.

Conforme as alunas do Câmpus Joinville,  o tema “Democracia e cidadania” foi determinante para a participação no concurso. “O tema ajudou a me motivar a escrever, porque é um assunto interessante, importante e essencial para o mundo”, enfatiza Sophia. “Muitas pesquisas mostram que os jovens, hoje em dia, não estão integrados com as discussões e nem se importam com a democracia, em exercer a cidadania. E são jovens que vão votar pela primeira vez”, lembra Thalia, justificando a importância das discussões chegarem até a escola.

“O artigo de opinião é um gênero discursivo importante para que todo cidadão se esforce em comunicar algo com validade, fugindo de mera opinião por gosto ou simpatia. O fato de a Câmara ter escolhido democracia e cidadania como palavras-chave oportuniza não só as escolas a pensarem o tema, mas o próprio Poder Legislativo, o qual não deve ficar fora da problematização”, defende o professor de portugês Samuel Ivan Kuhn, que orientou as alunas no processo.

Produção fundamentada

Antes da produção dos artigos, as alunas trabalharam os tipos textuais e a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Depois, pesquisaram os conceitos que se alinham ao tema do concurso e referências para embasar seus argumentos. Para Thalia, todo este processo já valeu a pena. “Consegui pensar mais sobre o processo de escrita. E isso vai me ajudar no futuro, quando fizer vestibular. Aprendi a importância do uso de recursos culturais para escrever redação, base de dados, fontes, argumentação, referencial teórico”, conta a aluna, que participa do concurso pela segunda vez. No 9º ano do Ensino Fundamental, ela inscreveu uma crônica no Prêmio Jovem Autor, pela Escola Municipal Pastor Hans Müller.

Já Sophia sempre foi mais das olimpíadas de matemática e de educação financeira. Mas, ficou animada com a primeira experiência como escritora. “Gostei bastante. Aprendi que o processo tem várias fases. E que é preciso ter uma base de conhecimento. O texto tem que ter uma base firme para ser bom. É preciso pesquisar sobre os conceitos, sobre o que impacta na argumentação”, explica a estudante.

“Os principais pontos trabalhados foram os tipos de construção da argumentação para um artigo de opinião. Fazê-las conhecer e desenvolver argumentos por princípio, generalização, causa, evidência, analogia e autoridade foi o que abriu os horizontes para estruturar o que elas queriam dizer. O texto possui a voz delas diante do tema”, destaca professor Samuel.

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