PESQUISA Data de Publicação: 27 mai 2025 17:33 Data de Atualização: 29 mai 2025 10:28
O professor do Câmpus Itajaí Cássio Aurélio Suski é um dos pesquisadores envolvidos no projeto de pesquisa Gamificação do Aplicativo Relty por meio da Inteligência Artificial, aprovado pelo CNPq. O projeto reúne professores e acadêmicos da Univali e tem como proposta aprimorar as funcionalidades do aplicativo Relty, que é voltado ao turismo de aventura, com o uso da inteligência artificial para otimizar as buscas de atividades ao ar livre. A proposta é que a inteligência artificial auxilie a personalizar a experiência do usuário ajustando as recomendações por tipo de atividades, por exemplo passeios em terra, água ou mar, pela sua localização e de acordo com as previsões meteorológicas. Por meio dessa ferramenta, o usuário pode também encontrar os profissionais que trabalham com atividades de aventura e ecoturismo da região em que está visitando.
Além dos algoritmos de recomendação por meio da geolocalização, a Relty também inovará com um sistema de gamificação que se dará por meio de sistema de pontos, níveis e medalhas, promovendo o incentivo ao uso contínuo do aplicativo por parte dos usuários. O projeto de gamificação do aplicativo foi idealizado pelo professor Hans Peder Behling, da Univali, em parceria com o professor Cássio, do IFSC. “Eu atuo na gestão da parte de desenvolvimento do aplicativo e a proposta deste projeto surgiu a partir das atividades de corrida de aventura que eu e o Hans costumamos participar e da nossa intenção de estimular com que mais pessoas estejam envolvidas em atividades físicas em meio à natureza”, explica o professor do IFSC.
Apresentação do projeto
Nesta quinta-feira (29), às 19h30, o projeto será apresentado aos acadêmicos de Design, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Administração no auditório II do bloco F1 da Univali. A atividade é aberta ao público.