EXTENSÃO Data de Publicação: 30 set 2025 18:06 Data de Atualização: 03 out 2025 10:30
Pelo segundo ano consecutivo, o Câmpus Canoinhas estará presente na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília. O projeto “Ciências Agrárias no IFSC Câmpus Canoinhas - inovando e promovendo desenvolvimento” será um dos oito projetos que vai representar o IFSC no evento, de 7 a 9 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha.
“A participação neste evento permite mostrar os projetos desenvolvidos pelo IFSC, como microverdes, vinificação artesanal e usos da erva-mate, bem como a valorização da cultura regional e as práticas que fortalecem a agricultura familiar”, ressalta a professora Laís Fernanda Melo Pereira.
No estande do IFSC, professora Laís e as estudantes Carolina Glinski Fiorin e Suzana Figura Reis, do curso de Agronomia, vão apresentar o cultivo de microverdes, demonstrando na prática o preparo das bandejas, a semeadura e o manejo da irrigação. Também vão demonstrar os vinhos produzidos no Câmpus Canoinhas e possibilitar aos participantes a dinâmica da identificação de aromas. O espaço servirá ainda para a exposição de erva-mate produzida na região.
Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica também será importante para a formação das estudantes que vão representar o câmpus. “Elas terão a oportunidade de apresentar seus projetos, desenvolver habilidades de comunicação e interagir com profissionais de outras instituições e o público em geral, conectando-se à inovação”, enfatiza Laís.
A Semana Nacional é uma realização do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Na edição do ano passado, o Câmpus Canoinhas levou o projeto "Campo à Mesa: ações desenvolvidas pelos cursos na área de ciências agrárias do IFSC Câmpus Canoinhas", junto com outros oito projetos do IFSC.
O evento busca contribuir para a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, ampliando o reconhecimento social da modalidade e mostrando o crescimento da EPT por meio da integração de estudantes e profissionais, compartilhamento de projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes.
Confira os projetos do IFSC selecionados para o evento em Brasília:
- Dispositivo para medição de parâmetros elétricos e sensores em ambientes hospitalares - Câmpus Florianópolis
- Gerenciamento energético e integrações para voo autônomo em drones de inspeção e resposta emergencial - Câmpus Florianópolis
- Ciências Agrárias no IFSC Câmpus Canoinhas - inovando e promovendo desenvolvimento - Câmpus Canoinhas
- Códigos da ciência: um desafio pelas trilhas das mulheres cientistas - Câmpus Joinville
- Desenvolvimento de uma plataforma de robótica educacional para divulgação dos projetos de robótica dos Institutos Federais do Brasil - Câmpus Florianópolis
- Desenvolvimento do conceito de gêmeo digital para controle de mão robótica virtual 3D - Câmpus Itajaí
- Protótipo de empilhadeira portuária Reach Stacker para treinamento - Câmpus Itajaí
- LabMAIS - Laboratório de Manufatura Aditiva e Inovação em Saúde - Câmpus Florianópolis