Egresso do IFSC é vencedor do Prêmio Pesquisa Fapesc na categoria Acadêmico

PESQUISA Data de Publicação: 03 mar 2023 15:48 Data de Atualização: 03 abr 2023 07:04

O egresso do IFSC e servidor técnico-administrativo da Pró-reitoria de Ensino (Proen) Guilherme Henrique Koerich é um dos vencedores da edição 2022 do Prêmio Pesquisa Fapesc / Prêmio Fritz Muller, na categoria Acadêmico, na área de conhecimento Ciências Sociais Aplicadas.

Veja o resultado final do Prêmio Pesquisa Fapesc

O objetivo do Prêmio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) é reconhecer e premiar pesquisadores que contribuem de forma significativa para pesquisa científica e tecnológica, a formação de recursos humanos, em suas áreas de conhecimento e para o avanço do ecossistema em Ciência e Tecnologia em Santa Catarina.

Guilherme participou da chamada interna da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) que selecionou os representantes do IFSC para o Prêmio Fapesc. Para concorrer, precisou elaborar um dossiê com todo seu percurso acadêmico (formação, publicações, projetos de pesquisa e extensão, entre outros). Ele se diz surpreso com o resultado, divulgado na quinta-feira (2). “Fiquei muito surpreso. Eu não tinha dimensão do alcance que o meu trabalho poderia ter”. Também destacou a importância da chamada pública da Proppi para que pudesse ser selecionado como representante da instituição no prêmio.

Técnico em assuntos educacionais no IFSC, Guilherme é graduado em Gastronomia e Turismo e tem licenciatura em Biologia. Também já cursou a especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia no Câmpus Florianópolis – Continente e mestrado na Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, onde atualmente cursa doutorado.

Entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, Guilherme esteve na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, realizando etapa do doutorado sanduíche na área de Aprendizagem em Gastronomia. “Pretendo desenvolver um framework didático para as aulas práticas em cozinha. Foi uma lacuna que encontrei na bibliografia”, destaca Guilherme. A previsão é de concluir a pesquisa e o doutorado até setembro de 2024.

A pesquisa sempre foi a preferência de Guilherme em todo o seu percurso acadêmico. Já teve artigos e capítulos de livro em publicações de destaque. Em 2021, enquanto cursava a especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia, no Câmpus Florianópolis – Continente, foi um dos autores da publicação “Pensando e pesquisando a Gastronomia: trajetórias acadêmicas em um campo científico em construção”.

Em 2022, publicou o artigo “Conhecimento gastronômico no contexto sociocultural de transformações” na International Journal of Gastronomy and Food Science (Revista Internacional de Gastronomia e Ciência dos Alimentos, em português), também como aluno da especialização.

PESQUISA