Sustentabilidade foi tema da mesa-redonda de encerramento da SNCT do Câmpus Florianópolis-Continente

SNCT Data de Publicação: 24 nov 2023 15:30 Data de Atualização: 24 nov 2023 15:52

Uma mesa-redonda que debateu como o IFSC e empresas podem buscar a sustentabilidade ambiental, econômica e social encerrou na noite de quinta-feira (23) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Florianópolis-Continente. A servidora Liziane Araújo da Silva, integrante do programa IFSC Sustentável, e o chef e empresário Fabiano Gregório foram os participantes da mesa.

Fabiano é egresso do curso de especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente, proprietário da Bijajica Ecogastronomia e Eventos, empresa do ramo de alimentação localizada em Florianópolis e ativista do movimento “slow food”, que ele define como a oferta de um alimento bom (feito principalmente com ingredientes locais e da época), limpo (ambientalmente) e justo (que remunere bem os produtores). É um contraponto ao “fast food”, expressão que designa o consumo de refeições padronizadas que são preparadas e servidas num curto espaço de tempo.

No slow food, há uma conexão do consumidor com a origem dos alimentos, de acordo com Fabiano, e uma ênfase maior na nutrição que no simples consumo. Ele lembra que, no sistema capitalista, o consumidor pode dar força aos produtores de alimentos saudáveis ao optar por comprar mais esse tipo de alimentação.

O chef e empresário acredita que, num cenário de mudanças climáticas, todas as empresas do ramo de alimentação precisam ter preocupação com o meio ambiente, pois os fenômenos extremos (secas, inundações, ondas de calor ou de frio etc.) prejudicam a produção agropecuária. “Se os restaurantes não pensarem em sustentabilidade, o negócio vai ficar inviável”, diz.

Na sua empresa, Fabiano buscou diminuir o uso de materiais descartáveis e neutralizar as emissões de carbono, conforme contou na mesa-redonda. As empresas sustentáveis têm, na visão de Fabiano, que ir além buscar um impacto positivo no meio ambiente e ter foco também em ter impacto social.

Na sua empresa, segundo relatou na mesa-redonda, há pessoas de diferentes gêneros e faixas etárias e os salários dos trabalhadores de diferentes ocupações têm valores aproximados. A adoção de práticas sustentáveis traz mais custos para a empresa, mas, Fabiano contou que aprendeu a balancear isso e consegue fazer a empresa ser lucrativa com ganhos e longo prazo.

Sustentabilidade no IFSC

A assistente em administração Lizane Araújo da Silva comentou que o programa IFSC Sustentável foi reativado recentemente (em maio deste ano) e a comissão central dele está reorganizando as atividades e mapeando o que cada câmpus faz para tentar alinhar toda a rede IFSC visando a promoção da sustentabilidade ambiental, social e econômica na instituição. Uma das ferramentas para isso é o Plano de Gestão de Logística Sustentável. Segundo Liziane, a comissão tem como objetivo integrar os estudantes e servidores nas atividades.

A SNCT do Câmpus Florianópolis-Continente ocorreu de 21 a 23 de novembro e reuniu cerca de 1,2 mil pessoas com atividades no câmpus e em cidades da região.
 

SNCT CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE