O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alimentação: informações úteis para o seu dia a dia

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 21 out 2020 09:45 Data de Atualização: 24 jan 2023 10:52

Quem acompanha os nossos canais de comunicação, deve ter percebido que, neste mês, estamos produzindo e compartilhando conteúdos sobre alimentação. E isso tem um motivo: é em outubro que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, no dia 16, e hoje, dia 21, é o Dia da Alimentação Escolar. As duas datas foram criadas com um objetivo bastante similar, de conscientizar a sociedade sobre questões relacionadas à nutrição e à alimentação e a importância de se manter bons hábitos alimentares.

A alimentação é um direito social, estabelecido pelo art. 6º da Constituição Federal Brasileira. Esse direito há décadas vem sendo garantido por Escolas Públicas de Educação Básica por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, que traça uma diretriz de oferta que preconiza uma alimentação adequada e saudável baseada no consumo prioritariamente de alimentos in natura ou minimamente processados, que representem a cultura local e que são adquiridos, principalmente, no comércio local e de agricultores familiares.

Aqui no IFSC, temos uma equipe de nutricionistas que cuidam do PNAE e temos cantinas nos nossos câmpus que devem seguir diversas recomendações para oferecer uma alimentação saudável. Também temos projetos de restaurantes universitários. Oferecemos um kit-lanche para que nossos alunos possam ter energia para assistir às aulas. Tudo isso, claro, na época em que a gente podia se abraçar todo dia antes da pandemia chegar.

Homem chorando de saudade

Agora na pandemia, nossos câmpus têm oferecido alimentação aos estudantes por meio de kits/cestas de alimentos. Alguns câmpus também realizaram ações voluntárias de doações de alimentos e itens de higiene. E além de organizar o funcionamento do PNAEno IFSC neste contexto, nossos nutricionistas também preparam materiais bem bacanas sobre alimentação que vamos reunir neste post.

Campanha da alimentação saudável do IFSC em tempos de pandemia

Alimente-se bem e tenha uma mente saudável

A  ansiedade, o nervosismo, o estresse e os pensamentos repetidos podem desencadear um descontrole alimentar durante o momento de suspensão de atividades presenciais. Neste momento, alunos do IFSC estão em casa, no chamado distanciamento social, à espera da redução da curva de contágio do coronavírus.

Esse tempo confinado em casa, repleto de angústia e insegurança, ativa nos indivíduos uma tendência de comer de maneira irregular e compulsiva. Não é para menos! Essa é uma experiência nova para todos, muitas vezes, acompanhada de ociosidade, em que o “colocar a comida para dentro” atua como uma fuga que traz conforto emocional. Poucos indivíduos relatam inapetência, ou seja, perda do apetite, mas uma coisa é certa: a irregularidade e descontrole alimentar é algo bastante presente. E então, o que fazer com isso?

A nutricionista da Reitoria do IFSC, Karine Andrea Albiero, deu dicas aqui de de como se alimentar bem na pandemia e ter uma mente saudável.

Os malefícios do sal e do açúcar

O sal e o açúcar são amplamente utilizados como realçadores de sabor aos alimentos, e o uso frequente e descontrolado desses ingredientes está relacionado à causa de sérios problemas de saúde. Para uma alimentação equilibrada e saudável, necessitamos atentar para a dosagem no consumo desses produtos.

A nutricionista Gislaine Pereira Candido, do Câmpus Araranguá, preparou um conteúdo sobre os malefícios do sal e do açúcar e como podemos substituí-los para ter uma alimentação mais saudável. Veja aqui.

Como organizar e guardar alimentos?

Nossa nutricionista Karine também deu dicas para organização da geladeira e dos armários para que você possa garantir um melhor aproveitamento dos alimentos. Leia aqui.

Alimentos e pandemia

Desde que o novo coronavírus chegou mudando a nossa vida, já produzimos aqui no IFSC alguns conteúdos relacionados à alimentação na pandemia.

Vamos relembrá-los:

-> Episódio do podcast Ciência para seus ouvidos sobre O papel dos alimentos no enfrentamento da pandemia
-> Post aqui no Blog do IFSC sobre segurança dos alimentos em tempos de coronavírus
-> Post no IFSC Verifica respondendo sobre a possibilidade de prevenção do coronavírus por meio da alimentação

E tem mais….

Cartilha sobre PANCs

No ano passado, como parte do Programa de Segurança Alimentar do Estudante, a Diretoria de Assuntos Estudantis do IFSC, a DAE, lançou uma cartilha digital sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais, conhecidas como PANCs.

Já ouviu falar de PANCS?

Além de apresentar algumas PANCs, o material traz exemplo de receitas que podem ser feitas com plantas comestíveis. Clique aqui para acessar a cartilha.

Inclusive, a IFSCTV já fez reportagem sobre as PANCs:


Receitas saudáveis para crianças (e adultos)

Um grupo de trabalho do Câmpus Florianópolis-Continente já lançou dois livros com receitas saudáveis, saborosas, criativas e de baixo custo pensando nas crianças - mas que, com certeza, vão agradar muitos adultos.

Capa do livro Aventuras na Cozinha

Conheça mais sobre o projeto aqui e veja as receitas nos links abaixo.

-> Acesse aqui o livro “Aventuras na cozinha: descobrindo sabores”
-> Acesse aqui o livro  “Aventuras na cozinha da escola”

Programa Saberes & Sabores da IFSCTV

Em 2015, a IFSCTV fez um programa com seis episódios mostrando o melhor do curso superior de tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente com receitas e técnicas. Assista aqui.

Cursos de Alimentos

Apesar de não ter curso de Nutrição, temos no IFSC cursos que envolvem essa temática e, por isso, temos muitos projetos e conteúdos sobre o assunto - enão caberia tudo neste post. 😅

Só no Câmpus Florianópolis-Continente, por exemplo, além do curso de Gastronomia, temos os cursos técnicos de Panificação, de Confeitaria e de Cozinha. Em outros câmpus, temos o curso técnico integrado em Alimentos e o curso superior de tecnologia em Tecnologia de Alimentos. Também oferecemos o cursos de qualificação de Boas práticas para Manipuladores de Alimentos.

Se você se interessa em estudar sobre alimentos, acesse nosso Guia de Cursos e pesquise mais sobre essas opções.

Gostou deste post? Deixe um comentário. Tem alguma dúvida sobre o IFSC? Quer sugerir algum assunto? Mande um e-mail para blog@ifsc.edu.br.

Receba os posts do Blog

Para receber uma mensagem sempre que um novo post do blog for publicado, cadastre-se aqui

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.