Clube de Leitura do IFSC

Clube de Leitura do IFSC

Durante o ano de 2022 os Clubes de Leitura do IFSC e da Udesc uniram esforços e estão realizando seus encontros em conjunto.

Criado em 2020 e idealizado pela bibliotecária Karla Viviane Garcia Moraes (DIREN - Reitoria), o Clube de Leitura do IFSC iniciou suas atividades como um projeto voltado para os servidores da Reitoria. Em setembro do mesmo ano, os encontros foram abertos para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa também.

O Clube de Leitura Sem Censura da Udesc, idealizado pelo bibliotecário Orestes Trevisol Neto, da Biblioteca Central (BC), foi criado em 2019 com a proposta de incentivar o gosto pela leitura e pela reflexão crítica.

Com reuniões mensais, este espaço objetiva a troca de percepções e de visões sobre os temas abordados no livro do mês.

Quando? Toda última segunda-feira de cada mês, às 19h30

Onde? Online pela plataforma Teams.

Quanto? Gratuito.

Quem pode participar? O Clube é aberto para toda a comunidade! Basta se inscrever que você receberá o link do encontro.

Faça sua inscrição nos encontros do seu interesse!

27 de março - "Solitária", Eliana Alves Cruz - Inscreva-se aqui!
Mabel e Eunice, mãe e filha. O livro "Solitária" irá contar a história dessas duas mulheres negras que moram no trabalho, no condomínio de luxo dos patrões, é o típico retrato do trabalho doméstico no Brasil. As coisas se tornam mais tensas quando Eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime na casa dos patrões, e Mabel, sua filha, pretende traçar um caminho no qual irá esclarecer este crime, e não apenas isso, mas também gerar mudança na vida das pessoas que fazem parte do ciclo das protagonistas.

24 de abril - "Daisy Jones and The Six" - Inscreva-se aqui!
O romance "Daisy Jones & The Six", é narrado a partir de entrevistas, e conta a história de uma garota que tinha o sonho de se tornar uma estrela do rock, e de uma banda que pretendia o mesmo. Na década de 70, dominaram as paradas de sucesso e conquistaram milhares de fãs, até que então, se separaram no último dia de sua turnê Aurora, e ninguém jamais soube o por quê, pelo menos não até agora...

29 de maio - "Biblioteca da Meia-Noite", Matt Haig- Inscreva-se aqui! 
A "Biblioteca da Meia-Noite", é uma obra que trata sobre os caminhos que podemos escolher na vida, e os questionamentos sobre o que seria a escolha certa para nosso futuro. O livro conta a história de Nora Seed, que é uma mulher que coleciona muitos arrependimentos e vive do passado, questiona-se a maior parte do tempo sobre como teria sido sua vida se tivesse tomado decisões diferentes. Incontente com sua própria existência, e após alguns acontecimentos tristes em sua vida, como a sua demissão no trabalho, e seu gato ter sido atropelado, Nora decide pôr um fim em tudo, mas quando se encontra na Biblioteca da meia-noite, Nora ganha uma oportunidade de poder saciar todas as suas dúvidas em relação à seus arrependimentos: Nora consegue viver todas as suas vidas que poderia ter vivido.

26 de junho - "O Alienista", Machado de Assis- Inscreva-se aqui!
A obra "O Alienista" conta a história de um médico muito renomado e respeitado, chamado Simão Bacamarte, que já viajou pelo Brasil e pela Europa. Simão acaba criando seu consultório na cidade de Itaguaí, e estabelece uma meta para sua vida: ele queria ter filhos. Então casa-se com uma mulher chamada Evarista, porém, é de se imaginar que a relação é movida pelo interesse em ter filhos e não por amor. Mais tarde ele resolve criar um manicômio na cidade, chamado "Casa Verde", movido pelo fato de ele enxergar loucura em muitas pessoas, e passou a internar muita gente. Tais atitudes do alienista acabam gerando muita revolta nos cidadãos da cidade, o que gerou um movimento contra a Casa Verde.

31 de julho - "Tipo uma história de amor", Abdi Nazeman- Inscreva-se aqui!
"Tipo uma história de amor" é um livro que trata de autoconhecimento, e a luta do personagem Reza para se aceitar e se assumir como um garoto homossexual. Reza é iraniano e se muda junto com a sua mãe para Nova York, pra morar junto de seu padrasto e o filho dele. A história se passa em 1989 que é exatamente quando a pandemia da aids está no auge, e tudo o que Reza vê na televisão e por outros cantos é sobre isso, e a mídia sempre focava na comunidade LGBT, então por mais que Reza já saiba a tempos que é gay, a situação que ele está vivenciando reforça muito mais o seu medo de que a sua sexualidade seja comparada à algo que é terrível. Reza conhece uma garota na escola nova, chamda Judy, que é uma ótima amiga, então os dois começam um relacionamento, porém, Reza não consegue evitar os sentimentos que sente por Art, melhor amigo de Judy. Conforme seus sentimentos vão se intensificando por Art, Reza luta para conseguir se assumir de uma forma que não machuque as pessoas à sua volta, como seus pais conservadores.

28 de agosto - "O lugar", Annie Ernaux- Inscreva-se aqui! 
"Um lugar" é o livro que lançou Annie Ernaux às paradas de sucesso, a escritora ganhou o prêmio Nobel de literatura no ano de 2022. Uma autossociobiografia, no qual Annie vai tratar sobre a vida de seu pai para fazer uma análise sobre relações familiares e de classe. A obra cria uma sociologia literária, e revela sobre a angústia da escritora de ser uma pessoa intelectualizada, vivendo em uma família que não valoriza muito os livros e o intelectual.

25 de setembro - "Verão no Áquario", Lygia Fagundes Telles- Inscreva-se aqui! 
"Verão no Aquário" conta a história da jovem Raíza que está vivendo pelo verão mais quente de sua juventude, e vive em constante conflito com a mãe, e ao mesmo tempo se vê pensando com bastante frequência no pai alcoolotra. Sua mãe, Patrícia, que é escritora, passa a ter uma ligação mais intensa do que uma amizade com André, um ex-seminarista. Acontece que Raíza também passou a se apaixonar pelo mesmo rapaz, e se dá conta de que essa paixão vai tomando conta de si. E aí Raíza fica com o questionamento para si mesma: Será que realmente está apaixonada por André, ou seria esse sentimento fruto da rivalidade enraizada com a mãe?"

30 de outubro - "Kindred: laços de sangue", Octavia Butler- Inscreva-se aqui!

"Kindred: laços de sangue" é uma obra que trata sobre volta no tempo. A protagonista, chamada Dana, é uma escritora negra, que vive na cidade de Califórnia, nos anos 70. No dia do seu aniversário de 26 anos, algo incomum acontece com ela: se sente tonta, e num piscar de olhos acorda em uma cidade no sul dos Estados Unidos, e o espanto não para por aí: Dana se dá conta de que viajou pelo tempo e voltou para o século XIX, pré-guerra civil, nos tempos em que a escravidão ainda era realidade. Antes que possa entender o que aconteceu, ela retorna à seu apartamento e sua época, porém, o incidente passa a acontecer com mais frequência, e Dana vai incorporando cada vez mais à uma época e uma realidade que ela não pertence, e se encontra em uma situação de extremo perigo.

O Clube de Leitura Sem Censura 2023 é uma realização:
Biblioteca Universitária Udesc
Sistema de Bibliotecas Integradas IFSC
Edital ProCult - Campus de Cultura Udesc 2023-2024 

 

Confira abaixo a programação dos anos anteriores:

 

2022

2021

2020

Voltar ao Top

Voltar ao Topo