Câmpus Urupema recebe festival internacional de cinema

EVENTOS Data de Publicação: 11 ago 2023 16:28 Data de Atualização: 11 ago 2023 16:31

No próximo mês, o Câmpus Urupema do IFSC será um dos palcos do 5º Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC). No dia 11 de setembro, às 14h, duas obras serão exibidas, acompanhadas de debates, em uma ação que compõe as atividades planejadas pela Comissão Permanente de Sustentabilidade do câmpus.

O festival está em sua quinta edição e, além de Urupema, exibirá 25 obras cinematográficas distribuídas em diversas sessões em Lages, Urubici e São Joaquim, também com exibição on-line de 10 filmes no site www.ficasc.com.br. A presença do festival no Câmpus Urupema é fruto do diálogo e aprofundamento da parceria entre o câmpus e a produtora cultural que organiza o festival.

"A exibição de obras cinematográficas do 5º Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense no nosso câmpus, em Urupema, visa não apenas oportunizar acesso à comunidade acadêmica e urupemense sobre a temática socioambiental, que possui intensa relação com a vocação de conservação ambiental e agropecuária na região, mas também pretendemos criar um espaço de diálogo aos alunos, servidores e moradores da região sobre a relevância do tema", comenta Herbert Walter Hermann, Assessor de Relações Externas, Comunicação Social e Estágios do IFSC Câmpus Urupema.

Os filmes, nacionais e internacionais, selecionados trazem temáticas socioambientais atuais com objetivo de promover reflexões, conversas e mudanças de atitudes acerca do desenvolvimento sustentável, dialogando com a sociedade sobre temas vitais e urgentes para o planeta. O FICASC não se resume meramente em exibir filmes, mas sobretudo em promover palestras e debates entre cineastas, profissionais da área socioambiental, formadores de opinião, e o público em geral com o intuito de aprofundar as questões abordadas nos filmes. 

No Câmpus Urupema do IFSC o FICASC promoverá a exibição dos filmes (abaixo) e juntamente com servidores do câmpus promoverá um debate que contará com a presença do cineasta e produtor cultural Alan Lobo. Além dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia e do curso Técnico em Agricultura o câmpus espera recepcionar alunos da EeB Manoel Pereira de Medeiros e residentes de Urupema interessados na temática socioambiental. A exibição dos filmes é totalmente gratuita.

Conheça os filmes que serão exibidos:

El Camino es la Agroecología (O Caminho é a Agroecologia) - 44min

SINOPSE: Cultivamos para produzir comida ou dinheiro? É lucrativo produzir sem venenos? Como eu quero me alimentar? Podemos imaginar uma agricultura com foco na biodiversidade e na saúde do solo e das pessoas? Produtores, feirantes e consumidores nos abrem seus portões e portas para afirmar que O CAMINHO É A AGROECOLOGIA. Se você está interessado no presente e no futuro de como habitamos este planeta, ouça-os. É hora de mudar de rumo; É hora de um novo paradigma. 

The Birdcarver - Aves Migratórias - 12min

SINOPSE: The Birdcarver - Aves Migratórias é um pequeno documentário que conta a história inspiradora de Eloir, um artesão de 55 anos que cria réplicas de pássaros encontrados no Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Ao lado da esposa Ivana (43) e da filha Ingrid (22), Eloir tem a missão de proteger o parque e suas diversas espécies de pássaros. Através de sua arte, Eloir nos leva a uma viagem para descobrir a beleza e a importância únicas do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, localizado no litoral sul do Brasil. Este santuário é uma escala crucial para as aves migratórias que viajam longas distâncias tanto do norte como do sul para escapar do inverno rigoroso. Com suas excepcionais características geográficas e rica vegetação, o parque oferece uma fonte alimentar abundante para mais de 300 espécies de aves. Apesar dos desafios impostos pelo agronegócio e da constante ameaça de perda de habitat, Eloir permanece inabalável em seu compromisso de preservar o frágil ecossistema do parque. Sua paixão e dedicação nos inspiram a questionar se as ações de uma pessoa podem realmente fazer a diferença diante de desafios tão enormes.  Produced/Directed/Cinematography: Felipe Rosa; Coproduced: Pedro Guindani; Soundtrack: Henrique Sommer / Brenno DiNapoli  

 

EVENTOS CÂMPUS URUPEMA