Colegiado do Câmpus Criciúma aprova moção sobre nomeação de reitoria pro tempore no IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 23 abr 2020 08:38 Data de Atualização: 06 out 2020 12:39

O Colegiado do Câmpus Criciúma do IFSC realizou reunião extraordinária nesta quarta-feira (22), por webconferência, para discutir o calendário acadêmico em caráter consultivo. Sobre a nomeação de um reitor pro tempore para o IFSC, realizada pelo Ministério da Educação na segunda-feira (20), o Colegiado aprovou uma Moção de Repúdio.

Para compreender melhor a situação, leia o post do Blog do IFSC sobre a eleição realizada em 2019 e a posse da nova gestão.

Leia a nota abaixo:

Moção de Repúdio

O Colegiado do Câmpus Criciúma do Instiutto Federal de Santa Catarina (IFSC) se coloca contrário à nomeação de um Reitor Pro Tempore, colocando-se a favor da nomeação do Reitor eleito, professor Maurício Gariba Júnior, escolhido pela comunidade acadêmica em um processo eleitoral democrático, que contou com o voto de 8.270 servidores e estudantes do IFSC em dezembro de 2019. Não vamos aceitar que o Ministério da Educação intervenha no IFSC. Basta de desrespeito à autonomia das instituições federais. É preciso respeitar e defender a democracia.

O Colegiado ressalta que a eleição do Reitor do IFSC ocorreu anteriormente à Medida Provisória 914/2019, que modifica a forma de escolha de seus dirigentes. Defendemos a revogação desta MP, por entendermos que o momento não é de defender apenas a autonomia do IFSC, mas de todas as instituições federais de ensino técnico e superior que vêm sendo atacadas pelo autoritarismo da atual gestão do MEC.

CÂMPUS CRICIÚMA INSTITUCIONAL