Pular para o conteúdo

Notícias

IFSC conquista três troféus no Prêmio Fapesc de Jornalismo em CT&I

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 out 2021 14:02 Data de Atualização: 29 out 2021 14:16

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conquistou três troféus na primeira edição do Prêmio Fapesc de Jornalismo em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira (28 de outubro), em formato híbrido (presencial e on-line, seguindo protocolos de segurança sanitária).

Os trabalhos do IFSC premiados foram publicados no IFSC Verifica, canal de comunicação criado em 2020 com foco no combate à desinformação sobre a pandemia de Covid-19. O post “É possível prevenir o coronavírus por meio da alimentação?”, produzido pela jornalista Ana Paula Lückman, conquistou o segundo lugar na etapa estadual e o primeiro na etapa regional da Grande Florianópolis, na categoria Internet. Já a publicação “Quem teve Covid-19 pode ficar com sequelas?”, de autoria da jornalista Carla Algeri, ganhou troféu de terceiro lugar na etapa regional da Grande Florianópolis, também na categoria Internet.

“O reconhecimento da qualidade do nosso trabalho num concurso de âmbito estadual é muito importante e gratificante, já que a proposta do IFSC Verifica é realmente contribuir socialmente para a discussão em torno de assuntos relacionados à ciência, com fontes qualificadas e confiáveis”, considera a jornalista Ana Paula, que coordena o IFSC Verifica. Para Carla Algeri, “a premiação significa o reconhecimento a um projeto que envolveu muito planejamento e trabalho. O IFSC Verifica é nossa contribuição para o combate à pandemia, de levar ao público informação qualificada, respeitando o conhecimento científico”.

Sobre o prêmio

O Prêmio Fapesc de Jornalismo em CT&I foi promovido com o objetivo de reconhecer o trabalho de jornalistas e veículos de comunicação na área de divulgação científica e tecnológica. A primeira edição do concurso teve mais de 100 trabalhos inscritos em todo o estado, nas categorias Internet, Radiojornalismo, Fotojornalismo, TV e Mídia Impressa. Em busca de equilíbrio regional, cada categoria teve premiados nas regiões da Grande Florianópolis, Serra, Sul, Norte, Oeste e Vale do Itajaí. Os primeiros colocados de cada região competiram, então, na premiação estadual.

O presidente da Fapesc, Fabio Zabot Holthausen, destacou o caráter estratégico do prêmio ao aproximar a ciência, tecnologia e inovação da sociedade como um todo, estimulando a promoção de materiais jornalísticos em linguagem acessível. “A ciência precisa de uma rede de apoio, da compreensão da sociedade, de articulação e novas conexões”, observou. “A partir do momento em que a sociedade conhece aquilo que está sendo produzido, a ciência produzida na academia, fecha-se um ciclo de novas conexões e novos empreendimentos que atendem demandas da sociedade”, disse Holthausen, que também anunciou a intenção da Fundação de lançar a segunda edição do prêmio em 2022, quando a Fapesc vai celebrar 25 anos.

Leia a notícia sobre o prêmio e conheça todos os vencedores, no site da Fapesc.

Materiais premiados

É possível prevenir o coronavírus por meio da alimentação?
Post IFSC Verifica publicado em 14 de julho de 2020
Segundo lugar estadual – Categoria Internet
Primeiro lugar regional Grande Florianópolis – Categoria Internet
Autora: Ana Paula Lückman – jornalista (Reitoria)
Artes: Bruno Bertagnolli – programador visual (Reitoria)
Edição de vídeo: Daniel Meneguelli – bolsista da Coordenadoria de Produção Audiovisual (Reitoria)

Quem teve Covid-19 pode ficar com sequelas?
Post IFSC Verifica publicado em 24 de novembro de 2020
Terceiro lugar regional Grande Florianópolis – Categoria Internet
Autora: Carla Algeri – jornalista (Reitoria)
Artes: Bruno Bertagnolli – programador visual (Reitoria)
Edição de vídeo: Daniel Meneguelli – bolsista da Coordenadoria de Produção Audiovisual (Reitoria)

Sobre o IFSC Verifica

O IFSC Verifica foi um dos projetos aprovados na Chamada EPE Covid-19, lançada pelo IFSC em 2020 para mobilizar a instituição no enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus. Desde maio do ano passado, já foram publicadas 42 reportagens abordando questões relevantes e atuais da pandemia, usando como fontes prioritárias de informação os servidores do IFSC. Veja aqui todos os posts.

Não é a primeira vez que o projeto é destaque em uma premiação. No início deste mês, a publicação multimídia “Um ano de IFSC Verifica: um guia de temas que já abordamos” concedeu à jornalista do IFSC Marcela Lin o segundo lugar na categoria Profissional de Comunicação na etapa estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação Francisco Romeu Landi, voltado a pesquisadores e a comunicadores que atuam de forma relevante na difusão de ciência, tecnologia e inovação.

 

INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod02

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.