Técnico e aluno do IFSC participa de livro sobre a pesquisa na Gastronomia

PESQUISA Data de Publicação: 29 out 2021 16:06 Data de Atualização: 05 nov 2021 16:46

Quem se forma em Gastronomia geralmente se imagina na cozinha, seja num restaurante renomado ou promovendo eventos como autônomo. Mas existe uma área ainda incipiente no Brasil e que está ganhando adeptos: a pesquisa científica. O técnico em Assuntos Educacionais da PROEN e aluno da Especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente, Guilherme Henrique Koerich, é um deles, e conta o caminho que está trilhando na pesquisa no capítulo do livro “Pensando e pesquisando a Gastronomia: trajetórias acadêmicas em um campo científico em construção”, lançado este mês.

Formado em Gastronomia, ele conta que teve dificuldades para conseguir ingressar num mestrado e estudar esta área mais a fundo. "Só no ano passado é que foi aprovada a oferta do primeiro mestrado em Gastronomia do país, na Universidade Federal do Ceará." Sem opções na área específica, ele procurou outros programas. Em 2018 ingressou no mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em que o objeto de pesquisa é o conhecimento.

No ano passado começou o doutorado no mesmo programa. "A proposta é desenvolver um framework didático para o processo de ensino-aprendizagem em Gastronomia nas aulas práticas do curso superior do Câmpus Continente", explica. No capítulo do livro, Guilherme conta essa sua trajetória como forma de mostrar possibilidades com a pesquisa na Gastronomia e incentivar que mais pessoas trilhem esse caminho.

Além dele, escreveram capítulos outros egressos da graduação em Gastronomia que desenvolvem ou desenvolveram suas formações em nível de stricto sensu (mestrado e doutorado) nas mais diversas áreas do conhecimento, como Administração, Comunicação, Estudos brasileiros, Design, Ciência dos alimentos, Educação, Ciências ambientais, Planejamento urbano e regional, História, Sociologia, Hospitalidade, Agronegócios, Desenvolvimento rural, Alimentos e Nutrição.

O livro impresso está à venda na Editora CRV, mas o e-book está disponível gratuitamente no site da editora

PESQUISA NEWS