Câmpus São José

De 26 a 29 de outubro de 2021

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Câmpus São José vão ocorrer de maneira online, com transmissão pelo YouTube. 

As inscrições são necessárias para emissão de certificado de participação em atividade de extensão. Não é obrigatório, no entanto, inscrever-se para assistir os eventos.
 

PROGRAMAÇÃO

Dia  26

14h – 15:30 –– Mesa-redonda - Tema:  "Aquecimento global e suas consequências na região da Grande Florianópolis"

Prof. Paulo Henrique Porto Amorim (IFSC São José) - Mediador

Fernanda Diniz Farias (especialista em Direito Ambiental)

Prof. Lindbergh Júnior (UFSC)

Local: Canal do Câmpus São José no YouTube

Inscreva-se aqui



19h – 20:30 - Mesa-redonda: "Eficiência energética de edificações: presente e futuro" 

Resumo: Discussão sobre os requisitos de eficiência energética necessários para atingir padrões de construção sustentável, aspecto indispensável para se atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Prof. Ana Lígia Papst de Abreu (IFSC Florianópolis) - Mediadora

Prof. Maurício Nath (IFSC São José) 

Arquiteta Andrea Triana

Prof. Rogério Versage (IFSC Florianópolis)

Prof. Ricardo Alves (IFSC Florianópolis)

Local: Canal do Câmpus Florianópolis no YouTube (evento em parceria com o Câmpus Florianópolis)

-> Inscreva-se aqui



DIA 27


14h –  Palestra: “5G, Cloud e IA: os próximos passos para um mundo mais conectado”. 

Raphael Delforge (Cloud Business Development Manager Huawei)

Mediadores: Rubem Toledo Bergamo (IFSC São José); Mário Noronha (IFSC São José); Rubipiara Fernandes (IFSC/Embrapii)

Local: Canal do Câmpus São José no YouTube (evento em parceria com o Câmpus Florianópolis)

-> Inscreva-se aqui



19h – Festival de Música do Câmpus São José

Programação:

Abertura - 19h
Equipe Didascálico

Os procariontes - 19h10
Banda dos professores

Mitocôndria Solo - 19h15
Professor Gustavo Gaciba

Poesias - 19h20
Professor Felipe de Souza

William Vargas- 19h25
Aluno

Jem Dance - 19h30
Alunos

Os relativos- 19h35
Alunos

Violino na estrada - 19h40
Aluna e externo

E-lises - 19h45
Alunas

Marcela Ferreira - 19h50
Aluna

Local: Canal do Câmpus São José no YouTube



DIA 28


10h – “5G e Conectividade com IoT”

Fabrício Sgambati (FiberX)

Mediadores: Rubem Toledo Bergamo (IFSC São José); Mário Noronha (IFSC São José)

Local: Canal do Câmpus São José no YouTube

-> Inscreva-se aqui




16h - Mesa-redonda: "Malacocultura: desafios tecnológicos e a contribuição do IFSC às demandas da sociedade"

Resumo: A atividade malacocultora de Santa Catarina, predominantemente exercida na região da Grande Florianópolis, responde por aproximadamente 98% da produção total de moluscos marinhos do Brasil. A atividade é grande responsável pela geração de empregos na região, e apontada como fundamental para a recuperação de diversas comunidades costeiras. Em que pese usufruir de condições naturais muito favoráveis, observa-se que o setor carece de ofertas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que levem em consideração as particularidades locais, fator que impõe ao maricultor desafios ainda maiores para a condução sustentável do cutivo. A realização do debate "Malacocultura: desafios tecnológicos e a contribuição do IFSC às demandas da sociedade" tem por objetivo a abertura de canais de comunicação entre a academia e o setor da maricultura para identificação de oportunidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor.

Prof. Marcos Garcia (IFSC São José) – Mediador

Eng. agrônomo Nélson Silveira Júnior (produtor). Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou como pesquisador da UFSC no desenvolvimento da malacocultura no estado. É sócio da Fazenda Marinha Atlântico Sul.

Fábio Faria Brognoli  (Presidente da Federação das Indústrias da Maricultura). Técnico em Mecânica- projetos pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETF-SC, atual IFSC) e engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha na área da maricultura desde 1990. Foi sócio da Fazenda Marinha Atlântico Sul (1998-2015), diretor da Superintendência de Pesca Agricultura e Maricultura de Florianópolis (2017-2020), secretário do Sindicato Rural de Florianópolis e é sócio-proprietário da empresa de consultoria Sextante

Sra. Tatiana da Gama Cunha (Diretora-presidente da Associação de Maricultores do Sul da Ilha - AMASI). Técnica em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Empresária individual, vice-secretária do Sindicato Rural de Florianópolis e participante do Grupo Mulheres do Agro Catarinense da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).

Prof. Samuel Luna de Abreu (IFSC São José). Engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem mestrado e doutorado na área de ciências térmicas com enfoque em conversão térmica da energia solar. Possui extensa produção científica na área, tendo sido um dos autores do Atlas Brasileiro de Energia Solar. Desenvolveu diversas atividades de cooperação internacional, com destaque para Universidade Católica em Santiago/Chile, Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto/Portugal e Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade em Potsdam/Alemanha, onde atuou em estágio de pós-doutoramento. Foi presidente da Associação Brasileira de Energia Solar e atualmente é editor-chefe da Revista Brasileira de Energia Solar. É professor titular da área de Refrigeração e Climatização do Câmpus São José do IFSC, onde coordena o Grupo de Energias Alternativas. 

Prof. Thiago Pereira Alves (IFSC Itajaí) (oceanografia)

Prof. Maria Bertília Oss Giacomelli (IFSC São José) - Química ambiental. Possui graduação em Química - licenciatura plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1985), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1990) e doutorado em Química Analítica pela UFSC (1999). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: determinação de elementos traços em diferentes tipos de amostras (aço, biológicas e ambientais) e determinação de parâmetros físico-químicos em águas. Ingressou no IFSC em 2004 como professora do curso técnico de Meio Ambiente do Câmpus Florianópolis. Atuou em gestão desde 2006, como coordenadora de Pesquisa e diretora de Pesquisa do IFSC, além de diretora-geral do Câmpus Canoinhas desde a implantação (2010) até março de 2019. Foi professora dos cursos de Tecnologia em Alimentos, Agronomia e Proeja no Câmpus Canoinhas. Atualmente é professora titular no Campus São José, atuando no curso técnico integrado em Telecomunicações e no curso de licenciatura em Química.

Prof. Gustavo Maresch (IFSC Florianópolis-Continente) - Gastronomia

Local: Canal do Câmpus São José no YouTube

-> Inscreva-se aqui



DIA 29


19h - Palestra de encerramento: "A ciência por trás do calendário". 

Palestrante: Marcelo Girardi Schappo (Física - IFSC São José). Físico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado e doutorado na área pela mesma instituição. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Santa Catarina. É coordenador do projeto de extensão “Astro&Física”, por meio do qual faz ações de divulgação científica em escolas e para o público geral. No âmbito da pesquisa, trabalha com a interação da radiação com a matéria. É autor de livro didático de Mecânica Quântica para o ensino superior e apresenta o quadro “Tudo é Ciência”, no SCC, emissora afiliada do SBT em Santa Catarina.

Resumo: Que o tempo passa, todo mundo já sabe. Mas como medir a passagem do tempo? Relógios e calendários fazem isso muito bem. Mas como? Qual é a origem do nosso calendário e suas relações com eventos astronômicos? Quais as relações entre calendário, ciência, política e um Papa da Igreja Católica? Essas e outras perguntas serão respondidas para entendermos a ciência por trás do calendário.

Local: Canal do Câmpus São José no YouTube

-> Inscreva-se aqui

Contato

Para mais informações:

extensao.sj@ifsc.edu.br

pesquisa.sj@ifsc.edu.br


Grupo de Trabalho SNCT Câmpus São José

Kayron Campos Beviláqua (Coordenadoria de Pesquisa e Inovação, coordenador do GT)
Ana Paula Pruner de Siqueira (Coordenadoria de Cultura Geral)
Carlos Boabaid Neto (Coordenadoria de Refrigeração e Climatização)
Cláudia Barcelos Dias Bastos (Assessoria da Direção-Geral)
Eduardo Pereira Xavier Filho (Coordenadoria de Orientação de Turno)
Felipe Ferreira Bem Silva (Coordenadoria de Jornalismo)
Mário de Noronha Neto (Coordenadoria de Telecomunicações)
Rubem Toledo Bergamo (Coordenadoria de Extensão)
Ricardo Martins (Coordenadoria de Tecnologias da Informação e Comunicação)
Silvia Matusaki (Coordenadoria de Pesquisa e Inovação)
Vanessa Livramento  (Coordenadoria de Extensão)