Câmpus Canoinhas dá início às aulas da 1ª turma da especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos

ENSINO Data de Publicação: 17 fev 2023 15:43 Data de Atualização: 17 fev 2023 17:30

No último dia 7 de fevereiro, o Câmpus Canoinhas deu início às aulas da primeira turma da especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Este é o terceiro curso de pós-graduação presencial do câmpus, que já conta com as especializações em Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação e Diversidade, e o primeiro público e gratuito na área de ciência e tecnologia de alimentos na região.

O objetivo do novo curso é proporcionar atualização e ampliação dos conhecimentos técnicos a profissionais de diferentes formações acadêmicas para atuar em desenvolvimento, produção, manipulação, controle e gestão de qualidade de alimentos, permeando conteúdos de ensino, pesquisa e extensão.

“Cerca de 20% do PIB do município de Canoinhas é proveniente da agropecuária, e o município também conta com inúmeras indústrias alimentícias e serviços de alimentação, assim como toda a região do Planalto Norte”, ressalta o professor e coordenador do curso, Luiz Paulo de Lima.

Com carga horária de 450 horas, o curso tem duração de dois semestres, mais seis meses para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC). O ingresso será anual, no primeiro semestre, com a oferta de vinte vagas. É preciso ter diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Oportunidade profissional

Egressa da primeira turma do curso técnico em Agroindústria e da primeira turma do curso superior de tecnologia em Alimentos, Maiara Fragoso também faz parte da primeira turma da especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos. “Não podia perder esta oportunidade”, conta Maiara. “O curso tem uma grande importância para podermos dar continuidade aos estudos com a qualidade que o IFSC oferece, relembrar alguns conceitos e aplicar as novidades no dia a dia do trabalho”, enaltece.

Ela trabalha na área desde que se formou no curso técnico, em 14 de julho de 2012, inicialmente em setores de produção e atendimento e como instrutora em cursos de qualificação profissional. Durante o curso superior de tecnologia em Alimentos, fez estágios na área de controle de qualidade, onde se efetivou após a formatura, celebrada em 17 de fevereiro de 2018. Atualmente, Maiara é responsável pelo controle de qualidade em uma indústria de panificação de uma rede de supermercados.

Em seu retorno ao Câmpus Canoinhas, Maiara sabe muito bem o que quer: aprimorar o conhecimento, relembrar o que já está um pouco esquecido e extrair o máximo que conseguir dos professores, dos laboratórios e da estrutura. “Tenho certeza que hoje, neste período da minha vida e da minha carreira profissional, este curso vai ser muito importante”, declara.

A pós em Ciência e Tecnologia de Alimentos fortalece o processo de verticalização do eixo tecnológico de produção alimentícia, que oferece regularmente vagas para cursos na área de alimentos, desde o nível médio até a pós-graduação. Atualmente, o Câmpus Canoinhas tem o curso técnico integrado em Alimentos e o curso superior de tecnologia em Alimentos, além de cursos profissionalizantes de curta duração.

Curso superior de Alimentos

Oportunidade: o curso superior de tecnologia em Alimentos está com inscrições abertas para início neste semestre. Para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, a inscrição deve ser feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até 24 de fevereiro. Quem não fez o Enem do ano passado, pode se inscrever até 3 de março no Cadastro de Reserva. Clique aqui para mais informações.

ENSINO CÂMPUS CANOINHAS NEWS