Estudante do Câmpus Gaspar embarca esta semana para intercâmbio em Portugal

INTERNACIONAL Data de Publicação: 05 mar 2024 10:11 Data de Atualização: 05 mar 2024 10:17

Estudar muito, sim, e contribuir para o projeto de pesquisa que será desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Mas, também, fazer amizades e contatos no meio acadêmico, conviver com uma cultura diferente e ampliar horizontes são as expectativas da estudante Amanda de Mello, aluna do curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que embarca, nesta sexta-feira (8 de março), para Portugal por meio do Propicie 21.

Natural de Blumenau, Amanda, de 19 anos, está tendo no Câmpus Gaspar do IFSC sua primeira experiência na educação superior. “Estou no IFSC desde março do ano passado, foi um ano incrível, novas amizades, professores incríveis e um ótimo ensino”, elogia. Ela diz estar animada e ansiosa com a experiência do intercâmbio, que será sua primeira viagem para fora do Brasil. “Fiz muitas viagens pelo Brasil, todas com minha mãe. A ansiedade está alta por ser a primeira vez a ficar longe da minha família, ainda mais por três meses e tão longe”, admite.

O processo de seleção para participar do intercâmbio foi desafiador, segundo Amanda, em função dos tempos de espera e também pela exigência de proficiência em inglês. Aprovada, a preocupação passou a ser o custo de vida no país europeu. “Por mais que eu tenha recebido a bolsa, o custo de vida lá é bem caro. Sempre fui ensinada a lidar com o dinheiro de uma maneira consciente, e por estar trabalhando e estudar no IFSC consegui guardar um pouco para auxiliar durante o período em que estiver fora”, conta.

Amanda tem embarque previsto para as 9h de sexta-feira, 8 de março. O retorno será em 6 de junho. Além dela, outros seis estudantes de graduação do IFSC estão de partida para intercâmbio via Propicie 21, dos câmpus Chapecó, Garopaba, Palhoça Bilíngue e Xanxerê.


 

INTERNACIONAL CÂMPUS GASPAR