Olimpíada de Matemática: Câmpus Joinville tem 4 classificados para 2ª fase da Omif

ENSINO Data de Publicação: 20 mar 2023 12:46 Data de Atualização: 20 mar 2023 13:11

Henrique de Mattos, Maria Eduarda Carneiro, Paulo Pimentel Regueira e Pedro Gustavo Rieck são os quatro representantes do Câmpus Joinville classificados para a segunda fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif). Junto com o professor Paulo Amaro dos Santos, o grupo participa do evento em Fortaleza, Ceará, de 19 a 21 de maio.

Além da prova, que será aplicada no primeiro dia do evento, a Omif contará com oficinas, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, mostra de jogos, atividades culturais e uma feira científica e tecnológica. A entrega da premiação aos medalhistas deve fechar a programação, realizada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).

A agenda cheia é o que mais empolga os estudantes. “Ir só pra fazer a prova não faria sentido. O evento todo parece divertido”, comenta Paulo, do 7º módulo do curso técnico integrado em Mecânica. Henrique, do 7º módulo do integrado em Eletroeletrônica, também está animado e vem se organizando desde o começo do ano para seu primeiro evento fora do estado.

Esta edição da Omif é referente a 2022, tanto que a prova da primeira fase foi aplicada no final do ano. Por isso, a delegação do câmpus contará com dois recém-egressos: Maria Eduarda, caloura de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Pedro Rieck, que ingressou no curso de Matemática na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Com as passagens compradas, os dois vêm conciliando as aulas nas novas instituições com a rotina de estudo em grupo no Câmpus Joinville, em preparação para a olimpíada.

A lista de classificados para a 2ª fase da Omif conta ainda com mais quatro estudantes do IFSC: Eduardo Toniazzo Andrade (Câmpus Chapecó), Luan Henrique Pereira (Câmpus Xanxerê) e Adriana Kaminsky Riffel e Kauan Filipe Serikiaku, do Câmpus Itajaí.

História da Omif

O projeto da Omif foi criado em 2018, no chamado "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é "A Matemática está em tudo". A Omif também fez parte dos eventos comemorativos dos dez anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.

Desde então, o Câmpus Joinville participou de todas as edições. Veja as matérias:

ENSINO EXTENSÃO EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE