Auditoria Interna

Auditoria Interna

Conheça um pouco sobre o papel da Auditoria Interna do IFSC

A Auditoria Interna Governamental, de acordo com a IN SFC nº 03, de 2017, é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. No IFSC, a Audin busca auxiliar a entidade a realizar seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

A independência e a objetividade são dois pressupostos fundamentais para o exercício da auditoria interna, tanto na condução dos trabalhos quanto na emissão de opinião pela Audin. Estão associados o primeiro, à Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG), e o segundo, à atitude do auditor em relação à Unidade Auditada.

Para que a função de auditoria interna seja independente, deve possuir autonomia técnica. Isso significa que o responsável pela UAIG deve se comunicar diretamente com as pessoas de maior nível hierárquico dentro da Unidade Auditada (no caso do IFSC, o Conselho Superior) que permitam à UAIG cumprir suas responsabilidades, livre de interferências na determinação do escopo, na execução dos procedimentos, no julgamento profissional e na comunicação dos resultados.

Os auditores internos governamentais, por sua vez, devem atuar de forma imparcial e isenta, evitando situações de conflito de interesses ou quaisquer outras que afetem sua objetividade, de fato ou na aparência, ou comprometam o seu julgamento profissional.

A proposta de adicionar valor está diretamente vinculada à questão de a auditoria interna considerar, no planejamento dos trabalhos da UAIG, as estratégias, os objetivos, as metas da organização, os riscos a que os processos da Unidade Auditada estão sujeitos, além das expectativas dos destinatários dos trabalhos de auditoria, quais sejam: a alta administração, os gestores das organizações e das entidades públicas federais e a sociedade, de modo geral.

A avaliação e a consultoria são as duas vertentes típicas da atividade de auditoria interna. Ambas se complementam para atingir o objetivo de agregar valor às organizações. A apuração, por sua vez, cumpre, juntamente com a avaliação e a consultoria, papel extremamente relevante, visto contribuir para que se apresentem respostas efetivas às violações de integridade, atendendo, dessa forma, a uma forte expectativa social. Não constitui uma função típica de auditoria interna governamental, no entanto, vem sendo desenvolvida pelas UAIG que compõem o SCI, por força da Lei nº 10.180, de 2001.

Essas e outras informações relevantes sobre a Auditoria Interna do IFSC podem ser consultadas na Resolução Consup nº 65, de 30 de novembro de 2022, que aprovou o Regimento Interno da Audin/IFSC.

Auditoria Geral

Gregory Castilho Mancin
Auditor-chefe
E-mail setorial: auditoria@ifsc.edu.br
E-mail nominal: gregory.mancin@ifsc.edu.br
Telefone: (48)3877-9006

Auditorias Regionais

Regional Grande Florianópolis - Câmpus Florianópolis, Florianópolis-Continente, Palhoça Bilíngue e São José
Claudio Dorneles Santa Maria - Auditor 
claudio.dorneles@ifsc.edu.br
(48) 3877 9006

Regional Norte - Câmpus Jaraguá do Sul- Centro, Jaraguá do Sul - Rau, Joinville, Itajaí e Gaspar
João Clóvis Schmitz - Auditor
clovis@ifsc.edu.br
(48) 3877 - 9006

Regional Oeste - Câmpus Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e São Carlos
Tamara Maria Bordin - Auditora
tamara.bordin@ifsc.edu.br
(49) 3313-1263

Regional Serrana - Câmpus Lages, Urupema, Caçador e Canoinhas
Rodrigo de Costa - Auditor
rodrigo.costa@ifsc.edu.br
(49) 3221 4200

Regional Sul - Câmpus Criciúma, Araranguá, Tubarão e Garopaba
Luana Cristina Medeiros de Lara - Auditora
luana.lara@ifsc.edu.br
(48) 3301-9117

Voltar ao Top

Voltar ao Topo