Site Map

Estágio e Monitoria - Centro

Estágio e Monitoria - Centro

Conheça os regulamentos de estágio para alunos dos Câmpus Jaraguá do Sul - Centro

Estágio Obrigatório

Documentos e orientações para estágio obrigatório

O estágio obrigatório é exigido apenas para os cursos que dispuserem esta exigência no seu projeto pedagógico de curso (PPC).

Atualmente apenas os cursos de Licenciatura em Física e Técnico em Química (modalidade integrado) têm em seu projeto a exigência de realização de estágio obrigatório:

Licenciatura em Física: 

O estágio curricular supervisionado é entendido como o tempo de aprendizagem que acontecerá em um período de permanência nos espaços de atuação profissional para aprender o real em movimento. Assim, o estágio supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é profissional e um aluno estagiário em um ambiente real de trabalho. Este é um momento especial no qual efetivamente o aluno articulará os saberes que vêm sendo constituídos ao longo do curso: o saber, o saber fazer e o saber ser, tendo em vista o desenvolvimento das competências. O estágio poderá ser desenvolvido em escolas de educação básica - públicas e privadas-, em espaços formais e não formais de ensino e, quando possível, nas diferentes
modalidades de ensino, sejam elas: educação profissional de nível médio, educação a distância, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação quilombola, educação do campo, educação especial. O estágio acontecerá em duas etapas:
- Estágio de observação: o licenciando vivenciará situações reais na condição de observador, a fim de compreender a organização escolar, os diferentes espaços educativos, a estrutura educacional e a função da educação na sociedade atual. Essa compreensão subsidiará o licenciando no desenvolvimento de pesquisas e em construções de intervenções pedagógicas.
- Estágio de intervenção: o licenciando realizará seu projeto de intervenção pedagógica, assumindo a regência de atividades didáticas, in loco, sob a responsabilidade e com o acompanhamento de profissionais já habilitados, em duas instâncias: com professores orientadores do câmpus e professores supervisores do campo de estágio. Essa prática permitirá ao licenciando planejar e implementar sua intervenção pedagógica numa perspectiva crítica, a partir dos princípios da pesquisa como eixo formativo. Além de aproximar o estagiário da realidade educacional e escolar pela observação e pela ação profissional, o estágio também tem o objetivo de propiciar momentos de reflexão sobre os espaços educacionais e as ações pedagógicas, por meio da pesquisa, entendendo-a como uma atividade que permite identificar os problemas, analisá-los de forma profunda e buscar novos rumos ou superá-los. 
O estágio será regido por regulamento próprio, o qual definirá, dentre outras, as orientações gerais, a inserção no campo de estágio, o acompanhamento e a avaliação.

Regulamento de estágio da licenciatura em Física

1 Carta de apresentação para o estágio supervisionado (Física)

2 Ficha com dados de identificação do estagiário e da instituição de estágio (Física)

3 Ficha de avaliação (Física)

4 Ficha de registro de frequência (Física)

Técnico em Química:

Procure ler o capítulo "Estágio Supervisionado" presente no PPC do curso. Acesse o PPC aqui.

O estagiário desenvolverá 400 horas de atividades relacionadas à área de formação, conforme o programa de estágio estabelecido em conjunto com o supervisor na empresa e aprovado pelo servidor designado para isto. No curso técnico Integrado em Química oferecido pelo campus, o aluno deve estar matriculado no 7º ou 8º módulo para poder realizar o estágio obrigatório.

Ao conseguir um campo para realização de estágio, o estudante procurará o setor de estágio através do endereço eletrônico estagio.jar@ifsc.edu.br informando seu nome completo, sua matrícula no IFSC, e o nome da empresa que concederá o estágio com o contato (nome e e-mail ou telefone) do responsável da empresa. Se a empresa já forneceu outras informações, repasse-as junto com seu informe. O setor de estágio emitirá um termo de compromisso de estágio (TCE) que deverá ser assinado pelas partes. Só após devolver uma cópia assinada por todos envolvidos que o estágio poderá iniciar.

1 Regulamento de Estágio do Curso Técnico em Química

Modelo de Termo de Compromisso de Estágio (TCE) (o termo oficial será gerado automaticamente via SIGAA)

3 Ficha de avaliação do estágio obrigatório (Química) - para empresa

4 Atestado de realização do estágio obrigatório (Química) - para empresa

5 Modelo de relatório de estágio (Química)

Outros:

6 Ficha de avaliação do orientador

7 Ficha de avaliação da banca

Estágio Não Obrigatório

Documento e orientações para a realização de estágio não obrigatório

Estágio não obrigatório: a qualquer tempo, estando matriculado em um dos cursos oferecidos pelo câmpus, o aluno pode buscar uma oportunidade de estágio não obrigatório. Mesmo não sendo obrigatório, o estágio deve ser aprovado pelo coordenador do curso e, para tanto, o aluno deve preencher o Programa de Estágio, juntamente com o supervisor na empresa, a fim de obter aprovação do coordenador do curso antes de lavrar o Termo de Compromisso (contrato de estágio).

Programa de Estágio
Termo de Compromisso de Estágio – TCE

* Mesmo quando o Termo de Compromisso é elaborado por instituições como o IEL ou o CIEE, o aluno deve obter aprovação do coordenador do curso ao Programa de Estágio.

Estágio Interno

O Programa de Estágio Profissional Sociocultural Interno tem a finalidade de atender o(a) aluno(a), prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade social, possibilitando por meio do ato educativo que o estágio curricular representa, o desenvolvimento de competências para a vida cidadã e para o trabalho produtivo.

O Edital de abertura das vagas do Programa de Estágio Interno é publicado anualmente, no começo do ano. Posteriormente, com a abertura de novas vagas, podem ser abertos novos editais.

Monitoria Acadêmica

Informações e orientações sobra as Monitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão

A monitoria é um processo pelo qual o aluno exerce atividades que proporcionam o aperfeiçoamento qualitativo na formação profissional, a partir de instruções nos procedimentos pedagógicos do curso no qual está inserido. As atividades exercidas pelo aluno/monitor são desenvolvidas com a aplicação da teoria e da prática através do envolvimento no processo de ensino e aprendizagem, na iniciação à pesquisa e na extensão.

A monitoria acadêmica faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do aluno, e visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do aluno para a vida cidadã e para o trabalho.

Os editais do Monitoria são lançados anualmente, no começo do ano. Posteriormente, com a abertura de novas vagas, podem ser lançados novos editais.

Controle de Frequência

Ficha de acompanhamento dos alunos

Ficha de Temas e Dúvidas

Voltar ao Top

Voltar ao Topo