Empresa júnior do Câmpus Canoinhas bate metas e atinge grau de Alto Crescimento

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 20 set 2022 12:08 Data de Atualização: 20 set 2022 12:25

Ao completar um ano de associação junto à Federação de Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (Fejesc), a primeira empresa júnior (EJ) do Câmpus Canoinhas conquistou mais uma marca para comemorar. A AprimorAgro - Soluções Agropecuárias foi reconhecida como EJ Alto Crescimento, por ter atingido suas metas anuais de projetos, faturamento e percentual de membros que executam, quatro meses antes do encerramento do ano.

Fundada em 13 de novembro de 2020 e federada em 30 de agosto de 2021, a EJ do curso de Agronomia é, ao mesmo tempo, uma excelente oportunidade de vivência empresarial para os alunos e uma forma de divulgar ainda mais o IFSC e o curso. “Para o futuro, queremos ampliar nosso portfólio de serviços, além de melhorar os serviços já existentes, envolver mais alunos do curso de Agronomia com os trabalhos da empresa júnior, trazendo para mais pessoas a vivência empresarial da qual fazemos parte”, afirma a estudante Sabrina de Cassia Senen, que preside a AprimorAgro.

Os outros estudantes que fazem parte da EJ são Juliana Moraes (diretora de Marketing), Henrique Stolte (diretor Comercial), Marcio Wardenski Junior (diretor Administrativo-Financeiro), Eduardo Luís Steidel (diretor de Projetos), Lucas Manoel dos Santos (trainee), Bárbara Thiem (assessora Administrativo-Financeiro), Suzana Figura (diretora de RH) e Pedro Noçais Fabio (trainee). A equipe conta com a orientação da professora Carolina de Castro Santos, que vivenciou o movimento em outras instituições e apresentou a ideia aos alunos de Agronomia.

Projetos em andamento

Atualmente, a AprimorAgro trabalha principalmente em projetos de agricultura urbana, tanto institucionais quanto empresariais. Assim como foi com a cartilha “Hortas Urbanas: Faça você mesmo!”, desenvolvida no ano passado em edital do IFSC, a ideia é incentivar e assessorar as pessoas a implantarem hortas em pequenos espaços. Para este ano, o projeto aprovado pelo IFSC prevê a confecção de hortas verticais utilizando canos de PVC.

O mesmo trabalho é vendido como produto da EJ a clientes interessados em ter sua própria horta, mesmo com pouco espaço disponível, como em apartamentos, por exemplo. Conforme a AprimorAgro, essa horta é entregue ao cliente junto a sementes ou mudas, e com toda orientação sobre como cultivar suas hortaliças.

Em parceria com a Agrosul Soluções Agro, uma EJ vinculada ao Câmpus Rio do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC), a AprimorAgro desenvolve e comercializa calendários de cultivo agrícola. Elaborado de acordo com as cultivares da escolha do cliente, o calendário traz as principais informações para o cultivo das suas hortaliças ou frutas, como época de plantio e colheita, solo mais apropriado, horas de sol necessárias e irrigação, entre outras informações.

Os outros serviços de consultoria da EJ do Câmpus Canoinhas são nas áreas de análise de solo e recomendação de adubação, manejo biológico de pragas, educação agrícola e treinamentos técnicos, formulação de dietas e manejo nutricional para ruminantes, manutenção de pastagens, captação de água da chuva, fruticultura e vitivinicultura.

Conforme a presidente da AprimorAgro, a EJ é uma grande oportunidade que os alunos têm de saber como é o funcionamento de uma empresa mesmo ainda estando na graduação e desenvolver seu espírito empreendedor. “Com certeza, fará grande diferença no momento da entrevista de emprego, pois os integrantes já saberão como conversar com o cliente, realizar trabalhos em grupo e ter responsabilidade com suas atividades. E, caso um aluno opte por abrir seu próprio negócio, já saberá ou, pelo menos, terá uma base de como é o processo burocrático de uma empresa”, comenta Sabrina.

Como funciona uma EJ

A empresa júnior é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada por alunos de curso superior, sob a orientação de professores. O objetivo de constituir-se uma EJ é proporcionar ao estudante um maior contato com o mundo do trabalho, vivenciando o meio empresarial e comprometendo-se com o desenvolvimento pessoal e do coletivo.

Alunos do IFSC interessados em criar empresas juniores têm o apoio do Programa de Empreendedorismo Júnior do IFSC e da área de expansão da Fejesc, responsável por regulamentar o movimento de empresas juniores em Santa Catarina.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS