Publicador de Conteúdos e Mídias

Como os profissionais que formamos podem ajudar na pandemia?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 02 set 2020 10:17 Data de Atualização: 24 jan 2023 10:57

Desde que o coronavírus apareceu e passamos a viver nesta pandemia, milhares de profissionais estão trabalhando em inúmeras frentes para que possamos enfrentar este momento. Algumas formações têm a sua importância e necessidade mais óbvias, como é o caso de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e tantas outras da área da saúde que são fundamentais para salvar as vidas de quem foi infectado pelo SARS-CoV-2.

Mas temos diversos outros cursos que estão com um olhar especial para esta atuação em plena pandemia e após ela (sim, porque temos esperança de que ela vai chegar ao fim um dia 🙏 ).

-> Existe uma previsão para o fim da pandemia?

Neste post, vamos destacar para você alguns desses cursos. Conversamos com coordenadores de cursos que nos ressaltaram o papel dos nossos egressos.

Vamos lá?

Curso Técnico em Enfermagem
Câmpus Florianópolis e Joinville

Este curso entrou na nossa lista óbvia lá de cima e nem precisamos explicar a importância do técnico em Enfermagem no sistema de Saúde, não é? De toda forma, para quem tiver dúvidas, veja aqui mais informações sobre o curso e sobre a atuação desse profissional.

-> Egressos do IFSC relatam desafios na linha de frente do combate à pandemia

Aliás, nossos professores da área estão arrasando compartilhando seus conhecimentos em lives no YouTube e sendo fontes em diversos conteúdos que produzimos - destaque para o projeto IFSC Verifica.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar
Câmpus Joinville

No curso de Gestão Hospitalar, os acadêmicos adquirem conhecimentos específicos sobre políticas públicas, epidemiologia, gestão da produção, das finanças, de pessoas, de marketing e logística que possibilitam uma visão ampliada das organizações e do sistema de saúde. Conforme a coordenadora do curso, Caroline Orlandi Brilinger, são itens imprescindíveis para o dimensionamento do impacto da crise e o desenvolvimento de soluções adequadas para o seu enfrentamento, de forma rápida e organizada, para salvar o máximo possível de vidas primando pelo bom uso do recurso público.

-> Como funciona uma Unidade de Terapia Intensiva?

Portanto, os profissionais formados pelo curso estão aptos a atuar em diferentes frentes na expansão da capacidade de atendimento exigida pela pandemia de Covid-19. Alguns exemplos em que o gestor hospitalar pode contribuir:

  • - no controle epidemiológico dos casos
  • - no gerenciamento dos leitos hospitalares
  • - nos processos de compra e distribuição de equipamentos, medicamentos, EPIs e demais insumos
  • - no dimensionamento, recrutamento e seleção das equipes de saúde

-> Planejamento, organização e gerenciamento de crise: a atuação do gestor hospitalar no enfrentamento à pandemia

Curso Superior de Tecnologia em Radiologia
Câmpus Florianópolis

O profissional tecnólogo em Radiologia possui formação para atuar nos exames que envolvem as tecnologias radiológicas. Segundo a coordenadora do curso, Juliana Almeida Coelho de Melo, trata-se de um profissional de saúde extremamente capacitado para gestão, controle de qualidade e aquisição de imagens em serviços que realizam exames de imagem para detecção de patologias.

No enfrentamento à Covid-19, nossos egressos estão na linha de frente, colaborando já na definição do diagnóstico e comprometimento da doença, seja por meio de exames de raio-X ou por exames de tomografia computadorizada, utilizados para acompanhar as lesões pulmonares decorrentes da doença. Além disso, o profissional formado nesse curso atua também no apoio ao diagnóstico dos pacientes mais críticos que se encontram em UTI e não podem se locomover até o setor de imagem.

“O profissional formado pelo IFSC conhece todas as normas de biossegurança, proporcionando um atendimento respeitoso e seguro tanto para o paciente quanto para consigo e os demais profissionais”, destaca Juliana. Quando atua na Gestão, o egresso colabora de forma direta na organização e implantação de protocolos e procedimentos operacionais com foco, nesse momento, para os atendimentos de pacientes acometidos pelo coronavírus.

Curso Técnico em Têxtil
Câmpus Araranguá e Jaraguá do Sul-Centro

O avanço da Covid-19 modificou a maneira como as pessoas tratam assuntos de saúde e higiene no seu dia a dia. A importância de manter o corpo e o ambiente ao seu redor sempre limpos e livres de microrganismos impactou a demanda por produtos que supram essa necessidade. “Temos alguns produtos têxteis que possuem funcionalidades adequadas a essas exigências”, explica a coordenadora do curso Heiderose Herpich Piccoli. “Podemos citar o tecido com acabamento antimicrobiano, que pode ser utilizado em peças de vestuário, máscaras caseiras, peças de cama, mesa e banho, entre outros”, exemplifica.

É aí que entra o profissional formado no nosso curso. O desenvolvimento do processo produtivo desses tecidos nas fábricas têxteis - desde a seleção adequada da fibra, do tipo de fio, do tipo de tecimento e de estrutura, bem como dos processos de beneficiamento, incluindo a aplicação dos produtos antimicrobianos - pode ser realizado pelo técnico têxtil. Depois que o processo já está definido, é esse profissional que supervisiona a produção desse tecido.

Além disso, o Técnico Têxtil, é o profissional que indicará quais os testes de controle de qualidade deverão ser executados para que o produto saia das fábricas cumprindo o papel projetado e quais os cuidados de conservação o consumidor deverá ter no uso e na lavagem do produto, para preservar a funcionalidade do mesmo.

Curso Técnico em Logística
Câmpus Caçador e Tubarão

Um outro setor que tem relação direta com a pandemia, mas que nem sempre percebemos, é o da logística. Alguns ramos simplesmente pararam de vender por um período, como roupas. Outros tiveram uma demanda absurda, como indústrias de máscara ou de álcool em gel. Vai dizer que você não chegou a procurar álcool em gel no início da pandemia e não encontrou...😳

Nesses casos, ficou evidente a importância de uma logística estratégica feita por profissionais capacitados como os que formamos. Vejam as explicações dos professores Tatiani Fernandes Teixeira, do Câmpus Tubarão, e Eric Costa Carvalho, do Câmpus Caçador destacando o papel do técnico em logística:

 

Curso Superior em Gestão do Turismo
Câmpus Florianópolis-Continente

Quando falamos nos setores que mais sofreram os impactos da pandemia da Covid-19, o Turismo logo vem à cabeça. Cidades ficaram completamente vazias por meses. Muitos museus e parques pelo mundo tiveram que mudar a forma de visitação.

Isso porque o turismo de massa como conhecemos hoje, com grandes grupos de pessoas passando rapidamente por várias atrações, talvez não aconteça mais. Essa é a reflexão trazida pela coordenadora do curso superior em Gestão do Turismo, Fabiana Calçada de Lamare Leite. Ela acredita que pelos próximos anos o foco do turismo será na experiência, em que pessoas "vivem" um pouco dos lugares que visitam e não apenas "passam" por eles.

A tendência será valorizar as particularidades de cada local ou atração e aí o profissional do turismo, da linha de frente, vai ter que ter isso muito bem claro. “O profissional da gestão vai ter que ter a ciência de elaborar exatamente cada uma dessas necessidades, divulgações, demandas e ofertas conforme o seu perfil”, explica a professora. “Tratar cada situação como única, como individual para poder beneficiar tanto quem vai estar recebendo ou o que vai estar recebendo quanto quem vai estar visitando", completa.


A questão da higiene tende a ser ainda mais valorizada como um quesito na hora de procurar um destino ou um hotel. São questões trabalhadas no curso e discutidas com os estudantes. "É algo que não tem nos livros. Eles estão vivendo e aprendendo isso diariamente", destaca Fabiana. Os estudantes que estão conseguindo se adaptar a essa nova realidade podem se transformar em profissionais excelentes e ajudar a oferecer segurança e qualidade no turismo.

Curso Superior em Hotelaria
Câmpus Florianópolis-Continente

Seguindo regras de lotação, os hotéis e pousadas podem continuar recebendo hóspedes. A coordenadora do curso superior em Hotelaria, Fabíola Martins dos Santos, explica que os protocolos da hotelaria estão sendo alterados para garantir segurança aos hóspedes e os estudantes precisam acompanhar essas mudanças em tempo real. "O conhecimento sobre a Covid-19 e os processos estão sendo incorporados de acordo com as dinâmicas das disciplinas. A base que a hotelaria está utilizando hoje é baseada nas orientações e encaminhamentos que a Anvisa coloca, principalmente com a questão higiênico-sanitária dos ambientes", afirma.

Fabíola nos explicou que muitos protocolos utilizados na hotelaria hospitalar estão sendo trazidos para a hotelaria convencional: "O aluno que tem essa formação só tende a contribuir para que efetivamente essas práticas operacionais aconteçam dentro dos hotéis", destaca mostrando a importância do profissional formado no IFSC para este novo contexto.

 

E daria para relacionar os profissionais que formamos em todos os outros cursos de alguma forma com o atual momento.

-> Conheça os cursos do IFSC

Aliás, apenas as disciplinas que aprendemos no Ensino Médio já são bem úteis para entender melhor essa pandemia, como já explicamos neste outro post.

Seguimos por aqui cumprindo (a distância #IFSCemCasa) a nossa missão de “promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural”.

-> A ciência anda na defensiva. E o que todos nós temos a ver com isso?

Num contexto em que a Ciência, infelizmente, precisa reforçar sua importância, mostramos que a educação que oferecemos e as pesquisas que fazemos são o caminho para seguirmos crescendo e nos desenvolvendo enquanto sociedade.

Venha com a gente! 😉

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS