Projeto Roboi de Mamão une tecnologia e cultura popular no IFSC

ENSINO Data de Publicação: 12 set 2025 16:03 Data de Atualização: 19 set 2025 20:27

Inspirado no tradicional Boi de Mamão, manifestação folclórica típica da Ilha de Santa Catarina, um projeto do Câmpus Florianópolis do IFSC está encantando estudantes e aproximando a tecnologia da cultura popular. Batizado de Roboi de Mamão, o trabalho nasceu da ideia de unir robótica com a arte e os personagens que fazem parte da encenação do boi.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria Cláudia Castro, a iniciativa surgiu de forma descontraída. “A ideia surgiu com o professor Flábio (Bardemaker Batista). Ele tinha muita vontade de unir cultura popular com tecnologia. Aí ele me chamou e disse: ‘Cláudia, vamos fazer um projeto comigo?’. Eu disse: só se eu gostar do nome. Aí ele respondeu: ‘Roboi de Mamão’. Gostei, e surgiu daí”, relembra.

O projeto começou como proposta de ensino e já no primeiro edital conquistou o segundo lugar, garantindo recursos para sua execução. Desde então, vem sendo incorporado em disciplinas de extensão e de projeto integrador nos cursos de Engenharia e de Tecnologia em Eletrônica Industrial. “Acabou todo mundo se apaixonando pelo projeto”, destaca Maria Cláudia.

Ouça esta matéria no IFSC em Pauta:



Como funciona a tecnologia por trás do folclore

Os estudantes trabalham com diferentes níveis de complexidade tecnológica. Os ingressantes utilizam chassis prontos de carros robóticos e aprendem a aplicar sensores e motores para dar movimentos básicos aos personagens. “Eles recebem como se fosse um kit de Lego. É mais para mostrar que a eletrônica pode ser aplicada em qualquer coisa, inclusive na cultura”, explica a professora.

Já os alunos mais avançados desenvolvem sistemas embarcados, controladores com comunicação sem fio e até chassis próprios impressos em 3D. Além disso, o projeto também realiza oficinas de extensão, como a construção de robôs de papel com motores simples, levados a escolas da região para despertar o interesse das crianças pela tecnologia.

Próximos passos: encenação completa do boi

O desafio agora é tornar os movimentos ainda mais fiéis à tradição do Boi de Mamão. “Queremos dar movimentos aos personagens: a Bernunça abrir e fechar a boca, a Maricota rodopiar, o boi se abaixar e levantar. Nosso próximo passo é fazer toda a encenação da morte do boi, com a dança completa”, revela a coordenadora.

Para isso, o grupo busca apoio especialmente na área da mecânica, a fim de aprimorar a transferência de movimentos. A parte eletrônica já está consolidada, e os estudantes também têm demonstrado grande criatividade na confecção artística dos personagens.

Cultura e inovação de mãos dadas

Mais do que um projeto de robótica, o Roboi de Mamão é uma proposta de resgate cultural aliado à inovação tecnológica, que aproxima estudantes de diferentes cursos e públicos externos ao IFSC. Os alulnos estudaram o folclore, seus costumes e os movimentos que o Boi de Mamão faz em suas apresentações. O projeto tem se aproximado dos grupos de Boi de Mamão originais de Florianópolis, agora que está avançando o projeto. “A gente quer trazer o resgate cultural do boi com a tecnologia, para as crianças brincarem e para mostrar que a engenharia também pode dialogar com a arte”, conclui Maria Cláudia.

Os interessados podem acompanhar o desenvolvimento do projeto na página do Instagram @roboidemamao

 

ENSINO EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS