Intercambistas relatam medidas de distanciamento

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 09 abr 2020 12:03 Data de Atualização: 09 abr 2020 12:52

Um dos destinos de intercâmbio do Propicie, Portugal está em estado de emergência devido à pandemia de coronavírus. É de lá que os intercambistas Bernardo Pires Mesko, do Câmpus Gaspar, Isabelli Sasdelli Tavares, do Câmpus Itajaí, e Ana Maria Henning Codeço e Isabela Das Chagas Luiz, do Câmpus Joinville, enviaram este vídeo para relatar como estão lidando com as medidas de distanciamento social e com as atividades não presenciais de estágio no Instituto Politécnico do Porto.

Confira:

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Mudanças por causa do coronavírus

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 20 mar 2020 12:08 Data de Atualização: 09 abr 2020 12:02

Nesta semana, apresentamos notícias das nossas alunas Isabelli Sasdelli Tavares, do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí e Isabela Chagas Luiz, do curso técnico em Mecânica do Câmpus Joinville. As duas estão realizando projetos de pesquisa no ISEP em Portugal.

Vejam o relato da Isabelli:

-----------

Hoje, dia 18 de Março, completa duas semanas desde que cheguei em Porto. Desde a chegada ao aeroporto de Guarulhos, no dia 03 de Março, já tive boas experiências: lá, encontrei (e conheci) a Isabela Chagas e a Ana Maria, ambas do campus de Joinville e minhas colegas de quarto pelos próximos 3 meses. Após horas em voos e aeroportos, chegamos a nossa nova casa na quarta-feira, dia 04 de Março.

No dia seguinte, 05 de Março, fomos ao ISEP – Instituto Superior de Engenharia de Porto – para conhecer a instituição e resolver questões de documentos, e recebemos, desde o começo, inúmeras orientações sobre o COVID-19. Após esse primeiro encontro, entramos em contato com nossos respectivos orientadores.

Meu professor orientador aqui no ISEP teve um compromisso no Brasil e nosso primeiro encontro foi marcado apenas pra outra semana, o que me permitiu conhecer alguns pontos turísticos e andar pelas clássicas ruas da cidade. Todas as primeiras impressões foram maravilhosas, a limpeza e segurança em todos os lugares, e como tudo é maravilhoso e encantador, fazendo-me sentir em um cenário de filme.

Com a situação do país devido ao coronavírus, todas as aulas foram suspensas e passaram a ser a distância, incluindo as atividades de estágio, que é meu caso. Segui todas as orientações e tive minha primeira reunião online, na segunda-feira, dia 16 de Março. Meu projeto é sobre o VISIR+, um laboratório remoto, que permite realizar experimentos com circuitos elétricos e eletrônicos. Por enquanto, minhas atividades consistem em realizar experimentos com o elemento de circuito eletrônico mais básico, o diodo.

--

A estudante Isabela também comentou sobre a decisão de permanecer em Portugal:

-----------

Quanto à Portaria lançada pelo IFSC nesta semana, eu e as outras duas meninas que dividimos o quarto, decidimos ficar e manter o estágio, pois além de ser uma decisão aprovada por nossos pais, nos sentimos seguras aqui em Portugal. Estamos seguindo todas as recomendações. Esperamos que nossos familiares no Brasil, estejam seguros, assim como nós nos sentimos aqui.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Esclarecimentos da Assint diante do coronavírus

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 13 mar 2020 11:35 Data de Atualização: 07 abr 2020 15:03

Como vem sido reportado em todos os âmbitos acadêmicos e de grande aglomeração de pessoas por todos os países infectados com a nova pandemia do Coronavírus-19, a Assessoria Internacional do IFSC relata que nossos alunos estão sendo bem assistidos quanto a transtornos ocorridos em meio aos seus intercâmbios, especialmente os recém partidos alunos do intercâmbio PROPICIE 17.

No total, 6 alunos não conseguiram realizar o embarque para suas instituições de destino, 5 para HAMK (Finlândia) e 1 para IPBeja (Portugal), e não poderão realizar seus projetos de pesquisa neste semestre. O restante dos alunos, que estão já acomodados em suas universidades recipientes, permanecerão lá, com toda a assistência e comunicação da ASSINT, em quarentena, como de acordo com os decretos nacionais outorgados (a maioria durando até o dia 27 de Março), após o fim da quarentena, as atividades de pesquisa retornarão à normalidade.

Quanto aos estudantes que não conseguirão realizar em 2020.1 seus projetos inscritos, foi-nos informado que haverá o retorno a eles dos preços pagos na hospedagem e na passagem aérea e será possível a retomada extraordnária de estudos no segundo semestre deste ano.

Gostaríamos de reforçar que todos os andamentos estão seguindo os estritos protocolos de segurança e a saúde de todos os alunos está sendo da melhor forma gerida e preservada, estamos aceitando questionamentos e dúvidas em relação a todos os incovenientes em ocorrência. Prezamos pela calma e compreensão de todos.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Em busca de um método

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 27 mar 2020 11:59 Data de Atualização: 07 abr 2020 14:47

No post de hoje, o aluno do curso técnico em Informática do Câmpus Gaspar, Bernardo Pires Mesko, nos conta sobre seus primeiros dias de adaptação em outro país. Ele está em Porto, realizando um projeto de pesquisa no Instituto Superior de Engenharia de Porto pelo Propicie 17.

Confiram o seu relato:

_______________________________________

Meus primeiros dias de adaptação foram bem contrastantes com a vida que eu tinha no Brasil. De uma hora pra outra, eu recebi uma liberdade muito maior do que com a que eu estava acostumado e me deparei com uma série de responsabilidades provenientes do fato de que, por exemplo, eu teria que decidir tudo que eu iria comer. Poder sair de casa sem precisar avisar ninguém e quando eu quisesse foi um choque muito grande pra mim e confesso que cheguei a ficar um pouco sobrecarregado com isso (ainda estou um pouco, mas a cada dia vou me adaptando mais e mais, espero).

No meu segundo dia aqui, decidi ir até o Instituto Politécnico do Porto (IPP) para começar a tratar presencialmente dos assuntos do intercâmbio. Fui muito bem acolhido pelo Gabinete de Relações Internacionais e eles também responderam muitas dúvidas minhas e me ajudaram bastante no geral. Também me entregaram um kit que o IPP tem para estudantes de intercâmbio que acabou sendo igualmente útil. Fui instruído a mandar um e-mail para o orientador do meu projeto aqui em Portugal marcando uma primeira reunião e assim o fiz.

Duas das meninas da casa ao lado, a Ana e a Isabela, combinaram com o professor de fazer a reunião junto comigo, então, alguns dias depois, nós três fomos até o ISEP conversar com o orientador. Ele nos levou a um bloco da universidade que tinha umas casas de madeira e continuamos a reunião dentro de uma delas. Fui instruído a estudar Python para contribuir para a minha parte do projeto, o que me deixou bastante contente, pois Python é uma linguagem sobre a qual eu vivo ouvindo coisas boas e agora eu teria um motivo bastante concreto para estudá-la.

Dada a preocupação a respeito do Coronavíírus (nesse período as coisas ainda não estavam na proporção que estão hoje, mais sobre isso depois), o ISEP optou em trabalhar conosco usando prioritariamente métodos de trabalho a distância, como o Microsoft Teams. Além de Python, fui orientado a estudar sobre sistemas multi-agente (MASs) e, no momento, estou relatando meu progresso aos orientadores através da plataforma.

A situação da epidemia do COVID-19 acabou ficando mais séria e começamos a evitar sair de casa cada vez mais. Apesar de tudo, continuo aproveitando a minha estadia, até porque ficar em casa o dia inteiro já era minha rotina no Brasil durante as férias, então pouca coisa mudou.

Estou com um pouco de dificuldades para me adaptar a estudar em casa, porque estou achando difícil de me manter concentrado no que estou fazendo por períodos longos de tempo. Uma solução para esse problema ainda está sendo desenvolvida por mim. Cada dia tento pensar em algum método novo para me manter organizado e creio que estou chegando perto de um que funcione bem.

Enquanto dura esse período de isolamento social, estou fazendo o possível para me manter saudável, dentro de casa, e entretido com os estudos. Mas, parando para pensar, não estou sozinho necessariamente. Meus amigos e minha família falam comigo todos os dias, então a solidão nunca chega de verdade.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Desafios do intercâmbio

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 03 abr 2020 10:13 Data de Atualização: 07 abr 2020 14:45

Olá!

O relato da vez é da aluna do curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Joinville, Isabela das Chagas Luiz. Ela foi selecionada para participar de um projeto de pesquisa no Instituto Superior de Engenharia do Porto, o ISEP, pelo nosso programa de intercâmbio, o Propicie.

Mesmo com a pandemia do coonavírus que fez o ISEP também suspender suas aulas presenciais, Isabela optou por ficar em Portugual.

Acompanhem o seu relato:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os dias que se sucederam a nossa decisão de ficar - minha e de amigas de quarto, Ana Henning e Isabelli Sasdelli - permitiram com que nós focássemos em nossos projetos do ISEP e como organizaríamos nossa rotina. Estabelecemos horários de estudo, das refeições e idas ao mercado, visando o mínimo de saídas possíveis.

São poucos o momento em que saímos de casa e quando saímos seguimos todas as recomendações: evitamos aglomerados, contato físico e sempre higienizando-se. Confesso que saímos para dar uma volta nas ruas próximas de nossa casa, afinal, manter-se focada e produtiva após longa horas diante do computador se torna difícil. Mesmo que só andando pelas calçadas, foi muito inspirador ver coisas que antes tinham passado despercebidas, como azulejos portugueses de um prédio que serviram para uma boa foto.

Quanto ao projeto que realizo, Smarteness, sigo a trabalhar com as planilhas, atualizando e organizando dados. Meu objetivo é finalizar os dados de sete meses. No momento, tenho concluído três e espero finalizar os meses em breve, pois quero aproveitar o máximo de funções que eu possa colaborar no desenvolvimento do projeto.

Em relação a saudade, o que sinto uma significante falta – além de meus pais, irmãos e família em geral – é das comidas feitas por minha mãe, porque mesmo que eu tente, os sabores não se igualam aos que costumava apreciar em minha morada no Brasil. Sinto falta de temperos da horta de casa, do arroz soltinho que minha mãe faz e do almoço típico de domingo. E agora, me contento com o pastel de nata e, mesmo que poucas vezes, o vinho local - ambos muito deliciosos!

Dia 4 de abril, completa um mês que estou fora do Brasil e, embora não tenha “turistado” tanto quanto queria, pude na medida do possível contemplar o local que será minha casa por mais dois meses. Dentre todos os aspectos que pude admirar, a arquitetura foi inigualável. Logo no começo de março, me recordo do dia que vimos pela primeira vez a Ponte Luís I, o cartão postal da cidade de Porto. Era fim da tarde, sol se pondo no horizonte do Rio Douro e havia um trio de artistas tocando músicas que davam a cereja do bolo àquela tarde. Tenho certeza que o sentimento que tive naquele dia não será esquecido facilmente.

Apesar da língua ainda ser o “Português”, foram várias as palavras e expressões que aprendemos, tais como giro (similar a bonito), chávena (similar a xícara) ou até a ausência dos verbos no gerúndio. Espero que tudo se normalize logo e sigo com minhas esperanças, porque sei que o que eu pude conhecer até então foi apenas uma prévia desta cidade Gira!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Relato de Gisele Gandin | COVID 19

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 13 mar 2020 11:14 Data de Atualização: 13 mar 2020 11:30
Relato de Gisele Gandin - COVID 19
"Todas as aulas de Deusto (e de todas as escolas e universidades de Bilbao) estão suspensas até o dia 27 de março."


Boa tarde,

 

Gostaria de avisar que cheguei em Bilbao dia 5 de Março e vim à Universidade de Deusto dia 6. Já estou alocada no meu laboratório e no meu projeto. Todas as aulas de Deusto (e de todas as escolas e universidades de Bilbao) estão suspensas até o dia 27 de março. A biblioteca também permanecerá fechada neste período.

 

Nossos projetos continuam de forma remota. Porém, para mim, isto é um problema, pois não tenho um local adequado como é o laboratório da faculdade para trabalhar. Já enviei um email para os Assuntos Internacionais daqui questionando sobre poder usar esses espaços durante este período. Em seguida, enviarei um email para minha orientadora sobre as atividades que poderei realizar nestas duas semanas.

 

Daqui a pouco irei fazer compras e verificar a situação dos mercados na cidade. A expectativa é que aqui fique igual a Itália dentro de uma semana. O país basco decretou emergência sanitária.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Relato de Diego Bairrão | DUPLA-TITULAÇÃO

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 28 fev 2020 09:09 Data de Atualização: 28 fev 2020 09:25
Relato de Diego Bairrão | DUPLA-TITULAÇÃO
Os três alunos selecionados da Dupla-Titulação (Diego Bairrão, Vitor Silveira e Eduardo Lacerda), quando recém chegados no Porto.
Boa Noite,
 
Escrevo este e-mail para reportar que as coisas vão muito bem. A adaptação ao clima está sendo muito tranquila, bem como os horários dos auto carros e metros. Há uma tranquilidade muito grande para transitar pelos locais: não há preocupação alguma para andar mexendo no celular ou parar em algum local ermo. Já conheço os principais pontos do Porto e, recentemente, fui a Braga.
 
Os colaboradores do ISEP são muito solícitos e atenciosos: não há o que reclamar deles, pelo contrário, só agradecer!
 
Agora as aulas começaram a engrenar então estamos começando a adquirir o ritmo de estudos daqui; acredito que teremos uma excelente estadia e um desenvolvimento ímpar.
BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Missão do CONIF na Colômbia

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 07 fev 2020 13:38 Data de Atualização: 07 fev 2020 16:12
Missão do CONIF na Colômbia
Reitora Maria Clara em Reunião no Instituto Tecnológico Metropolitano, Medellín, Colômbia

O CONIF (Conselho Nacional dos Institutos Federias) está no momento realizando uma missão institucional na Colômbia. Representando o IFSC, nossa Reitora, Maria Clara Kaschny Schneider, está participando de reuniões e congressos que visam fortalecer as relações entre as Instituições latinoamericanas, além de dar um panorama na situação e desenvolvimento da educação no continente.

A breve visita ao país vizinho tratará de muitos encontros e firmações de possíveis cooperações entre o nosso Instituto Federal e organizações de educação da Colômbia e, em momentos futuros, do restante da América Latina e Caribe. Esta jornada promete dar início aos planos de futuramente abrir programas de intercâmbio e parcerias do Brasil com a nossa vizinhança.

 

Ansiosos para um intercâmbio caliente? Aguardem mais notícias.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Missão Institucional IFSC-Portugal

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 21 jan 2020 11:09 Data de Atualização: 07 fev 2020 16:10

 

Do dia 11 ao dia 22 de Janeiro, uma equipe do IFSC partiu para mais uma missão a fim de aprimorar os laços do nosso Instituto Federal com escolas de nível técnico e superior portuguesas. Maria Clara, nossa Reitora, Fernanda Emanuela, assessora internacional, Rubipiara Cavalcante,  diretor do Polo de Inovação do IFSC e professor da engenharia elétrica do campus Florianópolis e Thiago Meneghel, diretor do campus Lages realizaram uma série de visitas aos campus dos Institutos Politécnicos já parceiros do IFSC, com o intuito de celebrar a união entre nossas instituições.

Também compareceram ao Instituto Politécnico de Coimbra e a Universidade de Évora, onde foram estabelecidos acordos de cooperação e parceria, possibilitando futuras possibilidades de intercêmbio entre Brasil e Portugal.

 

Nós, do pessoal do IFSC, em busca das melhores oportunidades para nossos alunos, comemoramos estas novas parcerias que poderão estender a produção acadêmica de nossa instituição pelo mundo!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Relato de Luiza Rehbein | PROPICIE 16

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 06 dec 2019 08:36 Data de Atualização: 06 dec 2019 12:56

Boa tarde, envio meu relatório dos últimos 15 dias da experiência de intercâmbio no ISEP. Passei alguns dias afastada do projeto para conhecer algumas cidades da Europa, foram vivencias incríveis que ficarão marcadas para mim. Na última semana retornei aos trabalhos no TheRoute, onde foquei em terminar os dois artigos em que me comprometi, dos quais um já está em análise pelo meu professor orientador no Brasil. Além disso, estou finalizando os últimos detalhes da documentação do TheRoute para deixar para os próximos bolsistas do projeto.


Como são meus últimos dias em Porto, espero aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, conhecendo as coisas que ainda não conheci, comer as comidas que ainda não experimentei para, assim, guardar cada pedacinho dessa experiência maravilhosa que esta sendo o intercâmbio do PROPICIE.


Apesar de ainda me restar um tempinho aqui, já consigo ver que esta foi uma das melhores coisas que já me aconteceu, só consigo sentir gratidão ao IFSC e ao IPP. Muito obrigada a todos os envolvidos, eu nunca vou esquecer essa oportunidade que me foi dada!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Relato de Bruno Jalowski | PROPICIE 16

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 19 nov 2019 13:43 Data de Atualização: 19 nov 2019 14:00


O meu projeto "Remoção de cafeína através da utilização de leitos flutuantes de Vetiveria zizanioides" já começou a apresentar resultados positivos. Já coletamos todas as amostras de entrada e saída de água necessárias para análise, com a coleta sendo feita semanalmente na terça, quarta e quinta. Além da análise espectrofotométrica e espectrométrica da água, que vão ser realizadas nas próximas semanas, também estão sendo feitas a extração da cafeína das folhas e a análise da clorofila delas.


Ao mesmo tempo que realizo a minha pesquisa, estou a ajudar outra bolsista em seu trabalho, que seria o projeto ao qual eu havia sido inicialmente direcionado, também orientado pela professora Maria Teresa, o GreenEcoRoxo. A auxilio em análises como determinação de boro e de nitritos, na troca de água e na limpeza das plantas da pesquisa. Além da ajuda em laboratório, no dia 15 de outubro, fui levado ao campo pela professora para a amostragem de água e sedimento da ribeira do Roxo, próxima a Beja.Penso em, nas próximas semanas, tentar executar o tratamento de alguns resíduos das análises do laboratório em que estou, mesmo que parcialmente. Isso se deve à escassez de protocolos de tratamento existente nesse laboratório.


Também gostaria de agradecer à professora Maria Teresa por te cedido a semana do dia 18 ao 22 para que eu conseguisse aproveitar melhor meu tempo na Europa com uma viagem maior. Eu e o Eduardo iremos juntos e passaremos pelas seguintes cidades:
    - Londres
    - Cracóvia
    - Bruxelas
    - Bruges
    - Paris
    
Atenciosamente,
Bruno J Jalowski.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Relato do Eduardo Ilha | PROPICIE 16

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 01 nov 2019 15:21 Data de Atualização: 01 nov 2019 15:27

Venho por meio deste, relatar os acontecimentos de minhas últimas três semanas de atividades relacionadas ao PROPICIE 16, perdão pelo atraso no envio do e-mail, porém tive alguns problemas pessoais e não pude envia-lo.

       Na terceira semana de outubro realizei as seguintes atividades:
         - Preparo das amostras para análise de sódio e potássio: preparamos amostras em triplicata de cada solo, adicionamos substâncias extrativas e então filtramos para fazer a análise da quantidade de sódio e potássio futuramente.
        - Leitura da biomassa seca dos ensaios de germinação: as amostras de vegetais que germinaram no ensaio de germinação foram secas na estufa e, então, pesadas para determinação da matéria seca.
        - Leitura da matéria orgânica dos ensaios de germinação: colocou-se na mufla as amostras de vegetais que germinaram no ensaio de germinação, estas foram queimadas, restando apenas a matéria inorgânica e, por meio de cálculos, determinou-se a matéria orgânica de cada amostra.  
        - Análise de atividade enzimática (ureases);
        -  Ensaio ecotoxicológico com Thamnos: semelhante com o que é feito com as algas, foi feito com um crustáceo, que foi submetido a um meio com amostra de águas dos solos lixiviados, analisando-se sua mortalidade ao viver no meio com diferentes concentrações do solo lixiviado.
        - Ensaio ecotoxicológico com Vibrios: assim como a alga e o Thamnos, realizou-se um teste ecotoxicológico com bactérias do gênero Vibrio, onde, por meio da emissão de luz realizada por elas, é possível medir sua concentração no meio, logo, é possível ver sua taxa de mortalidade em determinado tempo. 
        - Preparo do solo: o solo seco foi crivado para seu uso futuro em análises.
        - Análise do pH e condutividade da água: analisou-se os parâmetro pH e condutividade das águas coletados do projeto FitoFarmGest.

       Sobre o artigo, estou com certa dificuldade em encontrar algo sobre o qual possa escrever. Os dados de meu projeto pertencem ao doutorado de uma das bolsistas que trabalham comigo, chamada Clarisse, logo estou buscando por um tema relacionado ao projeto sobre o qual eu possa escrever sem fazer uso de dados. Encontrei uma proposta e já a encaminha para ambos os meus orientadores, estou no aguardo de respostas mais detalhadas, mas a princípio a Professora Patrícia Palma disse ser um bom tópico para trabalhar, estamos discutindo agora sobre qual revista submeter. Estou um pouco preocupado sobre ele, mas darei um jeito de encontrar algo interessante para escrever.

       Meu dia a dia em laboratório é algo curioso. Gosto muito das análises que realizo, principalmente as de atividade enzimática, e estar com as outras três bolsistas, Clarisse, Inês e Adriana, é muito prazeroso, porém me sinto muito ocioso na bolsa. Minha carga horária é de 8h por dia (40h semanais), porém estando em 4 pessoas no laboratório terminamos tudo muito rápido, logo acabo passando muito tempo sem ter o que fazer, as garotas sempre tentam arrumar algo em que eu possa ajudar (acho muito legal da parte delas), porém mesmo assim, parece que o tempo não acaba sendo muito bem aproveitado.
       Acredito que o que venho ganhando em Portugal em questão de técnicas não é tão diferente do que vi no Brasil, ganhei muito aprendendo os métodos de forma geral, principalmente os métodos de análises ecotoxicológicas, mas as rotinas continuam sendo muito parecidas. Em relação a ganhos culturais, já não posso dizer o mesmo, a cultura portuguesa é bem diferente da nossa.

       Tenho aproveitado meus fins de semana para conhecer lugares novos, realizei já uma viagem para Évora e duas viagens para Lisboa, onde pude conhecer vários cenários encantadores, conheci mais da cultura portuguesa e tive a chance de aproveitar a culinária e música da região. Beja também tem cenários lindos, mas acho a cidade um pouco calma demais, estava acostumado com Floripa, onde todo mundo está sempre correndo e com pressa, é legal trocar um pouco a perspectiva. 
       Meus últimos dias em Portugal têm sido um pouco complicados. Vários fatores acabaram me deixando meio para baixo. Eu fiquei um pouco desanimado por estar com poucas atividade aqui, também somou-se a preocupação com o artigo, com o qual ainda não sei muito como proceder. O fator saudade começou a pegar um pouco, sinto falta de minha família e amigos, também me sinto muito sozinho aqui, embora esteja na residência estudantil, não me sinto tão próximo a ninguém, então não tenho muito bem com quem contar. As meninas no laboratório têm colocado meu astral mais para cima, principalmente a Clarisse, graças a ela consigo relevar um pouco as dificuldades que tenho passado. 
       Bem, não vou me alongar muito mais. Embora agora eu esteja meio desanimado sigo aqui em meu dia a dia, espero que seja só uma situação passageira e que eu consiga aproveitar melhor o que o PROPICIE pode me proporcionar, mas a princípio ele não era muito bem o que eu esperava, mas é também uma experiência incrível por vários fatores.


Atenciosamente,
Eduardo.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Relato do Wagner Junior | PROPICIE 16

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 25 out 2019 11:00 Data de Atualização: 01 nov 2019 15:21

Saudações,

No âmbito do projeto, o previsto para semana era conseguir realizar a comunicação entre o server(python/flask) e o frontend(react) utilizando socket io, como se tratavam de tecnologias novas, levei algum tempo para realizar (além de aprender as novas tecnologias, tive que instalar outro sistema operacional e outros vários outros softwares para configurar o ambiente de desenvolvimento o que demandou bastante tempo), mas no domingo consegui finalizar o previsto(depois de muitos testes e pesquisas, decidi criar uma exemplo simples do zero de um servidor em python utilizando Flask, o que serviu como aprendizado para implementar no projeto), agora os próximos passos serão definidos na próxima reunião(provavelmente quarta-feira), mas vou adiantar algumas coisas no layout.


Meu psicológico está muito bem, sexta-feira foi organizado pelo meu Buddy um passeio de bicicleta ao redor do lado(percurso de 40 km), foi muito divertido e pude conhecer um pouco mais do local onde estou e novas pessoas. O curso gratuito de alemão ofertado pela Hoschule esta sendo muito produtivo mas o idioma é bem complexo, porém estou gostando bastante.

 

Atenciosamente,

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Relato da Amanda Dutra | PROPICIE 16

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 16 out 2019 15:29 Data de Atualização: 16 out 2019 15:37
Relato da Amanda Dutra | PROPICIE 16

Sobre as atividades, envio o relato sobre o que venho desenvolvendo até o momento no projeto Sustentabilidade nos campus de instituições de ensino superior.


As principais que atividades envolveram:


- Estudo de artigos de universidades que utilizam a métrica UI GreenMetric como parâmetro para desenvolvimento sustentável das universidades e reconhecimento de suas ações;
- Estudo de artigos de universidades que utilizam o ranking STARS como parâmetro para desenvolvimento sustentável;  
- Estudo do guia/manual técnico de participação da métrica UI GreenMetric e da STARS, para saber com detalhes as categorias e sub-categorias adotadas para as pontuações e detalhes como: critério, metodologia, custos, etc.
- Desenvolvimento da parte escrita do artigo como um guia para universidades que desejam participar e saber das principais informações das métricas UI GreenMetric e STARS.


Com isso, tem-se o foco de que as universidades saibam do seu importante papel, pois funcionam como uma 'cidade' onde alunos, professores e funcionários passam grande parte do tempo e realizam diversas atividades que envolvem utilização de recursos do meio ambiente. Além disso, a sustentabilidade também deve ser foco na educação do primário ao centros universitários, pois grandes líderes e influenciadores surgem nesse meio e precisamos dar a devida atenção para cuidar do que a natureza nos proporciona.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Programa de Bolsas Parciais na Europa

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 13 ago 2019 15:34 Data de Atualização: 13 ago 2019 15:42

Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na Europa (Londres e Itália), ofertado pela Pearson College London e pela CUOA Business School .

O objetivo desses programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional - objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje.

Neste momento, são oferecidos os seguintes programas:

  • Contemporary Topics in Business Strategy* (Pearson College London)

  • International Management & Leadership** (CUOA Business School)

  • Business Strategy & Marketing Management** (CUOA Business School)

  • Operations, Logistics & Lean Management** (CUOA Business School)                     

  • Creativity, Innovation & Entrepreneurship** (CUOA Business School)

 

*Este programa oferece um módulo de inglês para negócios gratuitamente.

**Estes programas oferecem uma visita opcional à ONU e OMC, em Genebra – Suíça.

 

Os cursos têm as seguintes características:

- Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.

- Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível a partir de intermediário na data da viagem para todos os programas.

- Requerimento para o processo seletivo: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em Londres. As 45 primeiras solicitações aprovadas serão atendidas, sendo 15 para Londres e 30 para Itália, deixando as seguintes em lista de espera. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para janeiro/julho de 2020 e janeiro de 2021.

Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail ricardo.feausp@profbritto.com ou preencher as informações no seguinte link:

https://international.ibs-americas.com/universidades-brasil-europa-13082019a

O prazo se encerrará no dia 01 de setembro. Aos interessados serão enviados folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Relato do Lucas Tinoco | PROPICIE 15

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 05 jul 2019 11:55 Data de Atualização: 05 jul 2019 12:00
Relato do Lucas Tinoco | PROPICIE 15

E meu período aqui em Portugal vem cada vez mais se aproximando do fim. Já é “chover no molhado” dizer que está experiência tem sido sensacional pra minha formação profissional e cultural.

O dia a dia com pessoas de diferentes culturas e a convivência no ambiente de pesquisa são aspectos que vou levar para o resto da minha vida. Recebi na última semana a resposta positiva da comissão do SEPEI quanto a minha participação no seminário. Vejo o evento como uma excelente oportunidade de divulgar o que aprendo aqui e também de rever os meus amigos intercambistas, visto que também estarão em Chapecó Para que tudo corra bem no evento, já venho esboçando a minha apresentação oral.

Quanto ao final do projeto, pretendo nas duas próximas semanas desenvolver uma rota com o outro módulo e assim concluir uma proposta final de dispositivo de geração de rotas para o simulador de bicicleta elétrica.

Novamente agradeço ao IFSC, à ASSINT, meus orientadores, à minha família, meus amigos e a Deus! Sem vocês não estaria aqui!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Relato da Isabele Dal Pont | PROPICIE 15

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 07 jun 2019 12:11 Data de Atualização: 07 jun 2019 12:57

Muitas coisas aconteceram nos últimos 15 dias, a mais importante delas foi a participação no Portugal SmartCities, feira que ocorreu em Lisboa entre os dias 21 até 23/05, expondo o projeto de pesquisa que eu e o colega André fizemos parte durante os três meses de intercâmbio, foi uma experiência única, nunca imaginaria antes que teria um trabalho com meu nome em uma feira em Lisboa. Nessa feira também tivemos contato com muitas Startups aqui de Portugal, e aprendemos sobre novas tecnologias que estão sendo vendidas que contribuem com a preservação do meio ambiente, isso mostra a engenharia sendo aliada a preservação dos recursos naturais.

Também visitei um dos lugares mais incríveis de Portugal, que é a região do Algarve que fica no sul do País. Foi um passeio maravilhoso, onde tive a oportunidade de ver paisagens deslumbrantes feitas pela natureza, com um litoral de águas cristalinas.

Como essa é a minha última semana de projeto no IPS, estamos em processo de finalização do artigo e gerando conclusões finais sobre o projeto, também submetemos o artigo para uma apresentação oral no SEPEI, por ser um tema diferente e original, e que deve ser difundido aos estudantes no Brasil.

Na semana que vem embarco de volta para o Brasil, e sinto que esses meses de intercâmbio tiveram um grande significado na minha vida, me fizeram ser mais independente, pensar alto, acreditar que todos os sonhos podem ser realizados se você se esforçar para isso, hoje tenho muito mais segurança para conversação em Inglês devido ao convívio com pessoas de outros países, também aprendi muito com o orientador do projeto sobre o tema que estudamos durante o intercâmbio. Fiz amigos que vou levar para a vida toda comigo, que me ajudaram quando cheguei aqui ainda meio “perdida” com dicas muito úteis, foram vários choques de cultura que fizeram a gente aprender um com o outro.

Agradeço muito ao IFSC por essa oportunidade, pois voltarei para o Brasil com uma bagagem de conhecimento enorme.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Relato da Larissa Rosa | PROPICIE 15

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 29 mai 2019 13:56 Data de Atualização: 29 mai 2019 14:08

Foram três meses incríveis que passei aqui. Três meses cheios de aprendizado, amizade, decepções, vitórias e principalmente desafios. Meses que nunca irei esquecer. É claro que passei os últimos dias me despedindo dos amigos que fiz aqui (que embarcaram hoje para conhecer Berlim), dos lugares fantásticos que pude visitar (como o Rio Douro e sua linda Ribeira) e da instituição que me acolheu com tanto carinho.

Além desse clima de despedida e saudade também aproveitei o tempo que ainda me cabia em Porto para adiantar os últimos itens que precisam ser cumpridos no edital do PROPICIE. Nesse tempo, eu e o Elias definimos bem o escopo da pesquisa que vamos entregar, sendo que dividimos ela em duas partes, onde a primeira (uma pesquisa com caráter bibliográfico e comparativo) será submetida no SEPEI, o seminário do anual do próprio IFSC.

Pretendemos terminar a segunda parte, onde entregamos uma equação/algoritmo que resolva de vez o problema proposto pelo nosso coordenador do ISEP (avaliar a opinião do usuário sobre as rotas geradas e levar isso em consideração na hora de gerar novas rotas para usuários semelhantes ou iguais ao primeiro) nas próximas semanas.

O código que trabalhamos durante a primeira metade do período de intercâmbio está sendo entregue já está semana, pelo Elias, já que o responsável por dar Commit no sistema não estava no ISEP durante estes dias. O que não é problema pois fizemos todos os códigos juntos e possuímos tudo em ambos os ambientes de trabalho.

Hoje passei na Assessoria de relações internacionais do ISEP para dar entrada no processo de finalização do estágio, que me será enviado assim que o coordenador local (Carlos Ramos) enviar a avaliação final, de caráter qualitativo (ou caso não tenha: assinar a ausência dela). Peguei também um documento afirmando minha presença no ISEP/IPP durante o período indicado, para entregar no IFSC e na escola estadual que estudo o ensino médio regular.

Por fim, agradeço a tudo que o IFSC me proporcionou, principalmente a esta oportunidade. No próximo semestre me formo no ensino médio, e posso afirmar que ter vivenciado o que vivenciei será determinante para começar a próxima fase da minha vida. Me sinto muito mais preparada e, de certa forma, madura.

Agora é só entrar no avião.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Assista ao Webinar sobre o PROPICIE 16!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 13 mai 2019 14:26 Data de Atualização: 14 mai 2019 13:11

Realizamos hoje, ao meio dia, um Webinar para falar mais sobre o edital do Propicie 16, programa de intercâmbio de pesquisa do IFSC, ressaltando alguns pontos importantes sobre as inscrições (documentação necessária para inscrição), da seleção, e de alguns requisitos que devem ser cumpridos pelos alunos, bem como o que o IFSC espera deles em contrapartida. Algumas dúvidas também foram esclarecidas e claro, o reforço de que a equipe da ASSINT, bem como a Comissão Gestora do Edital do Propicie 16 estão à disposição para outros questionamentos.

Dentro de nossas possibilidades, buscamos atender o máximo de alunos possível, apesar de saber que existem muitos além da quantidade que conseguimos auxiliar na realização de uma experiência tão rica, como é um intercâmbio. Esperamos que possamos fazer cada vez mais nesse trabalho de educar e capacitar nossos alunos, promovendo esse tipo de experiência internacional.

Nosso recado é: não desistam e se mantenham dedicados e atentos à todas as oportunidades!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Visitas Internacionais | IPViseu e Universidade de Joanesburgo

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 19 abr 2019 08:00 Data de Atualização: 10 mai 2019 10:30

Recebemos nos dias 3, e 4 de Abril o pró-presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Paulo Costeira Silva, e o professor Samuel Oluwatobi Oluwafemi, da Universidade de Joanesburgo.

Ambos estiveram visitando o IFSC para formalizar uma intenção de parceria.

Em visita à Reitoria e ao Campus Florianópolis e Florianópolis-Continente, o Paulo pôde conhecer um pouco mais sobre o IFSC como instituição.

No caso do IPViseu, a intenção é firmar parcerias para a realização de projetos de pesquisa, programas de dupla titulação e intercâmbio de servidores. O IPV possui cursos que vão desde as Engenharias até Turismo, Marketing, etc. Possui também pontos em comum com o IFSC nas áreas de produção de vinhos e produção multimídia.

Já o professor Samuel, já estava há alguns dias participando de algumas atividades no Campus Florianópolis, juntamente com os alunos dos cursos de Química, Engenharia Elétrica, Radiologia, e do mestrado em Proteção Radiológica.

Em sua visita à reitoria entendemos um pouco sobre a sua área de interesse: a nanotecnologia aplicada a ciências biomédicas.

A intenção é de estabelecer parceria para futuras missões de envio de pesquisadores e de intercâmbios bilaterais para produções técnicas em conjunto.

Nossos agradecimentos aos dois ilustres visitantes, e o desejo de que possamos formalizar essas parcerias, para promover ainda mais a imagem do IFSC internacionalmente.

Continuamos em nossos esforços no processo de internacionalização do IFSC, para fortalecer essa cultura de troca, onde podemos mostrar o bom trabalho de nossos alunos e servidores lá fora, e também receber aqui no Brasil tantos outros alunos e servidores que estejam dispostos a contribuir com seus conhecimentos, buscando o crescimento e aprimoramento de todos.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS