Coronavírus: perguntas e respostas sobre as medidas adotadas pelo IFSC

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 18 mar 2020 18:48 Data de Atualização: 07 ago 2020 15:46

Na semana do dia 16 de março, noticiamos em todos os nossos canais oficiais a suspensão das aulas e atividades presenciais para evitar a proliferação do coronavírus em Santa Catarina. Atualmente, a resolução vigente determina a suspensão das atividades presenciais até o dia 31 de dezembro.

Criamos uma página específica no site do IFSC para reunir todas as decisões e outras informações relevantes para este período -> https://www.ifsc.edu.br/covid-19.

E neste post, o objetivo é esclarecer as principais dúvidas que recebemos de alunos e servidores, além de trazer algumas orientações adicionais sobre este período e sobre as medidas adotadas pelo IFSC.

Sempre que você tiver alguma dúvida, retorne a este post e veja se ela já não está respondida por aqui. Caso a questão permaneça, encaminhe pra gente pelas nossas mídias sociais (Facebook, Instagram ou Twitter) ou pelo e-mail blog@ifsc.edu.br. Nós vamos manter vigilância para que você sempre esteja atualizado, já que o cenário da pandemia muda a cada dia e isso pode fazer com que novas medidas sejam tomadas. Sim, do dia para a noite as orientações podem mudar.

Claro que a gente espera que não chegue a isso, mas caso algum aluno ou servidor faça o teste para Covid-19 e receba resultado positivo, deve informar a instituição pelo e-mail saude@ifsc.edu.br. A instituição definirá as medidas a serem tomadas, a depender de cada caso. Vale lembrar que ninguém será identificado nem exposto. O pedido de informação é somente para estatísticas e providências conforme protocolos amplamente divulgados pela imprensa.

Vamos, então, às perguntas que foram encaminhadas. Para facilitar a sua leitura, dividimos as respostas abaixo com as seguintes temáticas:

● Suspensão das aulas e atividades acadêmicas a distância
● Assistência estudantil e bolsas de pesquisa e extensão
● Intercâmbio e viagens
● Formaturas e eventos
● Ingresso em novos cursos
● Servidores, estagiários e funcionários terceirizados

Suspensão das aulas

1) Por que as aulas foram suspensas?

As aulas foram suspensas para diminuir a circulação de pessoas e evitar que colegas que eventualmente sejam portadores do coronavírus tenham contato com pessoas saudáveis, aumentando a transmissão de forma acelerada. Essa medida se chama distanciamento social e é uma das mais importantes – além das medidas de higiene – para evitar o contágio.

O objetivo do distanciamento social é “achatar a curva da pandemia”, ou seja, evitar que um grande número de pessoas fique doente ao mesmo tempo, sobrecarregando nossos sistemas de saúde. Com as medidas de distanciamento, a tendência é que o número de infectados não cresça tão rapidamente e todos que precisarem de atenção hospitalar possam ser atendidos. Por isso, faça a sua parte e fique em casa neste período.

2) Disponibilizar máscaras e álcool em gel para todos não poderia ser uma medida eficiente de contenção da pandemia, evitando o cancelamento das aulas?

Por mais que o uso de máscaras possa ajuda a diminuir os índices de contágio, ele não é 100% efetivo. Para pessoas saudáveis, a única forma de evitar o contágio é não circular em ambientes onde possa haver pessoas infectadas.

Todas as medidas adotadas pelo IFSC seguem as recomendações nacionais e internacionais. Poucos assuntos mobilizam o planeta todo - esse é um deles. O distanciamento social é a forma mais eficiente e cientificamente comprovada para barrar a transmissão em massa do coronavírus. Por isso, evite sair de casa e não frequente ambientes com aglomeração de pessoas. Também é importante evitar o contato com idosos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco.

3) As aulas presenciais no IFSC serão suspensas por quanto tempo?

As aulas presenciais estão suspensas até o dia 31 de dezembro de 2020, de acordo com resolução do Conselho Superior. Os câmpus devem definir medidas que garantam o encerramento do semestre 2020.1, fazendo uso das atividades não presenciais. A reorganização das ofertas de 2020.2 poderá ser ajustada, de acordo com a necessidade dos cursos e câmpus, para viabilizar a compatibilização com as atividades não presenciais. O prazo para essas definições é 31 de agosto.

4) As aulas podem voltar antes desse prazo?

Não. Os prazos divulgados serão sempre seguidos, por isso estamos constantemente avaliando a situação e prorrogando aos poucos, conforme necessário.

5) As aulas de cursos a distância também serão suspensas?

Não, somente deixarão de ocorrer os encontros e as provas presenciais nos polos e núcleos. Videoconferências, entregas programadas e conteúdos de estudos seguem disponíveis no Moodle. Se você é aluno EaD e está com alguma dificuldade, envie uma mensagem para seu professor ou faça uma postagem no Fórum criado para relacionamento com a coordenação do seu curso. Todos os estudantes, do presencial e da EaD, precisam abrir o e-mail cadastrado no IFSC diariamente para acompanhar as tarefas e orientações repassadas. Algumas serão postadas direto no SIGAA, fique atento!

6) No caso dos cursos presenciais, vai haver algum tipo de aula a distância em substituição?

Sim, o calendário acadêmico não foi suspenso e você, estudante, continuará recebendo atividades. Os professores estão repassando conteúdos e tarefas por meio do SIGAA, Moodle e outros meios de comunicação on-line (você sabe quais sua turma usa, certo?). Não perca as orientações do seu professor. Vale conversar e tirar dúvidas pelo WhatsApp, mas as atividades devem ser entregues no SIGAA ou Moodle para que o IFSC tenha registros oficiais - tanto você, aluno, quanto seu professor podem fazer isso. Aproveite este momento para buscar novas formas de estudar, troque ideias com seus colegas pelos meios de comunicação on-line, organize grupos de estudo a distância. E conte com a gente se precisar de ajuda: seu professor seguirá à disposição. 

Algumas disciplinas podem sofrer ajustes ou ficarem paralisadas por não termos como oferecer neste momento, como aquelas eminentemente práticas, então caso tenha alguma dúvida, converse com o coordenador do seu curso. Disponibilizamos os contatos deles aqui

7) Professores podem solicitar atividades neste período para serem feitas de casa?

Sim! A gente sugere que o aluno organize um tempo diário para desenvolver as atividades e cobre dos professores as orientações. Escolha um lugar arejado e silencioso. É preciso muita disciplina para não se perder maratonando. Em caso de dúvidas ou problemas na comunicação, envie e-mail para a coordenação do seu curso.

8) Como funcionará a reposição de aulas?

Agora é a hora de nos distanciarmos fisicamente para evitar a contaminação em massa. Quando este período passar, analisaremos a situação e passaremos novas informações sobre como será feita a reposição das aulas que não puderam ser disponibilizadas de forma não presencial.

9) O que será feito em relação a provas e trabalhos? 

A presença nas aulas a distância é avaliada por meio da entrega de atividades. Assim, os professores devem prever formas de avaliação. Os casos de alunos que não possuam acesso a computador ou internet e, por isso, não consigam entregar as atividades, serão analisados posteriormente, quando retomarmos as atividades normais.

10) Vou ficar sem minhas férias?

Conforme resolução do Conselho Superior e resolução do Colégio de Dirigentes, as férias docentes previstas para os meses de julho e janeiro foram mantidas, sendo assim não haverá aulas nestes períodos. Os câmpus têm até 31 de agosto para definir como será o encerramento do semestre 2020-1 e a organização do calendário para o semestre 2020-2. Algumas diretrizes deverão ser seguidas na reorganização dos calendários, como a conclusão das atividades do semestre 2020.1 até 30 de outubro e o avanço do semestre 2020.2 no ano civil de 2021. O prazo para que as atividades de 2020.2 sejam concluídas é 30 de abril de 2021.

11) O uso dos laboratórios pelos alunos também está suspenso?

Sim, todas as atividades presenciais estão suspensas. Nos casos em que possa haver prejuízos irreversíveis aos experimentos ou atividades programadas, a orientação é que se contate o coordenador do projeto ou do curso para verificar as medidas possíveis, em diálogo com a direção-geral do câmpus.

12) As bibliotecas do IFSC continuam funcionando?

Não. O que segue funcionando é nosso Acervo Digital, que você pode acessar neste link. Caso você tenha materiais emprestados em casa e esteja preocupado com o prazo de devolução, não se preocupe: todos os materiais serão renovados automaticamente até que retomemos as atividades presenciais. Não haverá cobrança de multas neste período.

13) Atividades não presenciais e educação a distância são a mesma coisa?

Não. Leia o post que fizemos explicando esta diferença.


Assistência estudantil e bolsas de pesquisa e extensão

1) Os editais da assistência estudantil estão mantidos? 

Sim, e não haverá suspensão no repasse dos auxílios. 

2) Haverá alteração no pagamento de bolsas de assistência estudantil?

Não, os pagamentos estão mantidos. Para garantir novas avaliações do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), o edital passou por algumas alterações. Clique aqui para saber mais.

3) Como ficam as bolsas de projetos de pesquisa ou extensão?

O calendário dos projetos está suspenso, mas o pagamento das bolsas está mantido. Nos casos em que possa haver prejuízos irreversíveis aos experimentos ou atividades programadas, a orientação é que se contate o coordenador do projeto ou do curso para verificar as medidas possíveis. Outra vez, consultada a direção-geral do câmpus.

4) Há alguma alteração no Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs)?

O edital sofreu algumas modificações, que podem ser consultadas aqui.

Intercâmbio e viagens

1) O que acontece com os alunos que foram selecionados para intercâmbio e já estão no exterior?

Os estudantes foram orientados a decidir pela permanência ou não no exterior, em diálogo com seus familiares ou responsáveis e em acordo com a instituição estrangeira.

2) Haverá novas vagas para programas de intercâmbio?
A Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC (Assint) decidiu cancelar os programas de intercâmbio do IFSC até o final do ano em função da pandemia do coronavírus. A aberturas de novas vagas tanto para o Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) quanto para o Programa de Dupla Titulação só será analisada no próximo ano. Os recursos que seriam destinados aos programas este ano - cerca de R$ 250 mil -  agora serão utilizados em ações de enfrentamento à Covid-19.

3) Qual o procedimento em relação a viagens?

Todas as viagens institucionais estão suspensas enquando durar a suspensão das atividades presenciais.

Formaturas e eventos

1) Como ficam as formaturas?

Foi publicada em 6 de julho a Instrução Normativa nº 12/2020 que permite a realização de cerimônias de colação de grau, diplomação e certificação por meio de webconferência, em caráter excepcional, enquanto durar o estado de calamidade pública por causa da pandemia de coronavírus. Veja mais detalhes aqui.

Já a emissão de diplomas, que estava suspensa (sendo emitidos apenas os emergenciais), foi autorizada na forma digital. Cada câmpus é responsável por regulamentar a forma como isso será feito localmente.

2) Quais eventos estão suspensos?

Todos os eventos estão suspensos enquanto durar a suspensão das atividades presenciais. Isso inclui formaturas, palestras, eventos externos, encontros, reuniões - todo tipo de evento! É para ficar em casa. Só pode curtir uma live com o professor ou os colegas, assistir uma TEDX e outros programas em família. Isolamento social são as palavras de ordem.

 

Ingresso em novos cursos

1) O calendário de ingresso está mantido?

O Colégio de Dirigentes deliberou, em 22 de maio, pela suspensão parcial do calendário de ingresso para 2020.1: para o meio do ano ficaram mantidos apenas o ingresso em cursos superiores (via Sisu, que utiliza a nota do Enem) e em cursos FIC e de pós-graduação a distância. Todos os demais estão suspensos. O calendário para ingresso no IFSC em 2021 ainda não foi definido. Essas decisões serão reavaliadas em novas reuniões do Colégio de Dirigentes. 

Servidores, estagiários e funcionários terceirizados

1) Servidores poderão trabalhar de casa por quanto tempo? Como deve ocorrer esta organização do trabalho remoto?

O trabalho remoto está autorizado até o dia 31 de dezembro, conforme resolução do Consup. O gestor imediato demanda diariamente os servidores quanto às atividades a serem realizadas e as equipes organizam formas de fazer o registro. O Sistema Integrado de Gestão (SIG) facilita o trabalho remoto, e a maior parte das atividades poderá ser executada fora da instituição. No entanto, existem exceções e outras plataformas de trabalho em home office, como as ferramentas do Google que foram liberadas para os servidores.

2) Como fica o trabalho dos servidores em setores considerados essenciais? E quais são estes setores?

O trabalho presencial está suspenso em todos os câmpus e na Reitoria. Portanto, todas as atividades estão sendo organizadas para que aconteçam remotamente. Algumas atividades, no entanto, precisam da presença física dos servidores (como fiscalização de obras). Esses casos estão sendo acordados diretamente com as chefias e setores responsáveis.

3) Como funcionará o controle de ponto no caso dos técnicos administrativos?

Conforme previsto na portaria, os servidores deverão incluir justificativa no SIGRH - será incluída uma única ocorrência para o período todo. Nos casos em que for necessária a presença no câmpus, o servidor deverá bater o ponto - ainda que permaneça apenas poucos minutos no local.

4) Que atividades os docentes irão desenvolver durante a suspensão das aulas?

Os docentes devem realizar suas atividades remotamente, da mesma forma que os técnicos administrativos e os alunos, executando, dentro do possível, o planejamento de sua carga horária e mantendo o contato e as atividades on-line com seus alunos.

5) A suspensão de aulas irá interferir nas férias dos servidores?

As férias agendadas não serão impactadas e o período de férias docentes entre 13 e 24 de julho está mantido. 

6) Quem faz estágio no IFSC vai continuar recebendo sua bolsa?

Sim, vai continuar recebendo a bolsa normalmente e entra no regime de trabalho remoto junto com os servidores. Se você é estagiário no IFSC, converse com seu chefe imediato para receber as orientações.

7) Os funcionários terceirizados serão dispensados?

Cabe à gestão de cada câmpus definir a necessidade da força de trabalho neste momento, priorizando o quantitativo MÍNIMO necessário. Os serviços de vigilância patrimonial estão mantidos de forma integral. 

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas. 

Não esqueça: além de ficar em casa, não compartilhe informações falsas ou imprecisas. Se tiver dúvidas, procure os canais oficiais de comunicação do IFSC e dos órgãos de saúde. 

-> Para esclarecimento de dúvidas sobre a pandemia, acompanhe o projeto IFSC Verifica

Seguimos conectados, mesmo que não presencialmente. Distantes, mas perto. Vocês entendem, né? <3

 
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