Estudante do IFSC: o que você precisa saber

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 08 fev 2023 09:37 Data de Atualização: 08 fev 2023 10:44

Quem não gosta de umas férias? A gente sim. Depois de um período de descanso, cá estamos com nossos posts quinzenais sobre assuntos do IFSC abordados de um jeitinho que você só encontrará por aqui. E o post de hoje é especial para os estudantes que estão começando a sua jornada aqui no nosso instituto (mas talvez ajude quem já está aqui há mais tempo e ainda anda meio perdido por aí😝). 

Em primeiro lugar, é importante você saber que vai estudar em um câmpus do IFSC, mas que somos formados por 22 câmpus espalhados por Santa Catarina. Sim, você agora faz parte de uma instituição que tem mais de 50 mil alunos e conta com 2,5 mil servidores, entre docentes e técnicos administrativos. Somos uma grande família e agora você faz parte disso! (Tem quem diga, inclusive, que somos uma mãe para nossos alunos 🤱🥰)

(Falando em família, não poderíamos nos esquecer do nosso irmão IFC, o outro instituto federal que temos em Santa Catarina e que muita gente nos confunde. Memoriza aí: IFSC e IFC não são a mesma coisa!)

Como funciona o IFSC

Para coordenar toda nossa complexidade, temos uma estrutura na Reitoria, tendo o reitor no cargo máximo, com um Gabinete e cinco pró-reitorias.

-> Entenda aqui a estrutura organizacional do IFSC

Atualmente, nosso reitor é o professor Mauricio Gariba Júnior que, inclusive, gravou uma mensagem de boas-vindas pra você. (A versão com tradução em Libras da mensagem pode ser assistida aqui)

Cada câmpus tem autonomia administrativa e possui uma direção-geral. Explicamos aqui as atribuições do reitor e do diretor-geral de câmpus

Também temos colegiados, como o Conselho Superior (Consup), o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), entre outros. Você vai ouvir muito sobre eles ainda e pode, inclusive, fazer parte deles. Mas não se preocupe que, com o tempo, você vai entendendo melhor o nosso funcionamento.

Aliás, não se desespere com o monte de siglas e acrônimos que você encontrará por aqui. Sabemos que isso pode gerar confusão, então traduzimos as principais para você (começando por explicar o que é uma sigla e o que é um acrônimo 😬).

Conhecendo o seu câmpus

Nossos câmpus têm estruturas básicas, que podem variar de acordo com o tamanho de cada um. No site do seu câmpus, é possível conferir a estrutura e ver o contato dos setores. Se você ainda não sabe qual o site do seu câmpus, veja aqui.

Mas aí alguém já pode estar pensando: e para que serve cada setor? Com quem eu falo? 

Obviamente, isso vai depender do assunto. Resumidamente, podemos dizer assim:

📍 Coordenação do curso: É responsável pela orientação do estudante do ponto de vista da trajetória acadêmica. O que isso quer dizer? Que é com a coordenação do curso que você pode tirar dúvidas em relação ao que o Projeto Pedagógico do curso prevê. Também é papel da coordenação mediar a relação estudante-docente, quando isso se mostra necessário. Então, se tiver algum problema com seu professor, fale com o coordenador do seu curso. Como temos muitos cursos, pode haver diferença em relação aos processos e caminhos, porém, é também a coordenadoria que avalia e decide requerimentos de segunda chamada para avaliações, trancamento, retorno e reingresso, dentre outras solicitações. No Sigaa (esse sistema que você vai ouvir falar muito enquanto for nosso estudante), você encontra a lista completa dos cursos que ofertamos, com informações sobre o projeto pedagógico e os contatos da coordenação. Na tela principal do Sigaa você deve acessar o menu “cursos”.

📍 Secretaria Acadêmica/Registro Acadêmico: Em alguns câmpus, a Secretaria e o Registro Acadêmico podem funcionar juntos, então, veja como funciona onde você estuda. O importante agora é você saber que é este setor que fará sua rematrícula quando for o momento. É aqui também que você pode encontrar ajuda para resolver problemas de cadastro no sistema acadêmico, o Sigaa (que já citamos ali em cima e vamos explicar um pouco mais na sequência).

📍 Biblioteca: Com certeza, este será um dos lugares que você mais vai frequentar no câmpus. Mas sabia que, além de fazer empréstimos de livros, nossas bibliotecas oferecem vários serviços? E a biblioteca não precisa ser necessariamente um espaço físico. Também temos livros digitais que você pode acessar de qualquer lugar - e a qualquer momento, sem empréstimo - pelo Minha Biblioteca, o acervo de e-books do IFSC.

-> Veja aqui os serviços oferecidos pelas nossas bibliotecas

📍 Setor pedagógico: Se você precisar dialogar sobre suas dificuldades, sejam elas relativas à aprendizagem ou a alguma situação particular que está afetando sua trajetória no IFSC, entre em contato com a coordenadoria pedagógica do seu câmpus. Neste lugar, você também pode buscar orientação sobre seu andamento no curso e informações sobre assistência estudantil. É também papel da Coordenadoria Pedagógica oferecer aos alunos atendimento psicológico escolar, atendimento no campo do serviço social e encaminhá-los para um atendimento especializado na rede pública de saúde e/ou assistência social quando for o caso.

-> Leia este post em que detalhamos o trabalho das coordenadorias pedagógicas do IFSC

📍 Direção-geral: O prefeito do câmpus, digamos assim, é o diretor-geral (ou diretora 🙂). A direção-geral está sempre à disposição para o diálogo com os estudantes para encaminhar questões que envolvem o atendimento de dúvidas e demandas dos Centros Acadêmicos e Grêmios Estudantis,  para esclarecer dúvidas e receber sugestões sobre aspectos da gestão do câmpus e que envolvam o relacionamento com a comunidade e os colegiados institucionais. Provavelmente, os seus contatos principais no câmpus serão seus professores e os setores que citamos acima, mas, a direção-geral também pode acolhê-lo e conduzi-lo, inclusive, para outros setores, se for o caso.

No site do seu câmpus, você encontra um detalhamento melhor da estrutura específica de onde vai estudar e os contatos dos setores.

Sistemas do IFSC

Como estudante do IFSC, você terá acesso a dois importantes sistemas: Sigaa e Moodle.

O Sigaa é o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, utilizado pelos alunos de todos os cursos do IFSC. É por meio dele que você irá fazer rematrícula, solicitar trancamento de matrículas e cancelamentos em componentes curriculares, além de gerar boletim e histórico escolar detalhado. O sistema dá acesso também a conteúdos didáticos, planos de aulas, ambientes virtuais e permite o envio de mensagens para os professores e a coordenação do curso.

Já o Moodle é uma ferramenta para aprendizagem on-line, na qual os professores disponibilizam materiais para as disciplinas e podem até fazer atividades avaliativas. Todos os alunos regularmente matriculados no IFSC recebem um acesso.

-> Entenda melhor cada sistema e acesse os tutoriais

Pode ser que seus professores utilizem também outros sistemas e ferramentas. Nesses casos, eles mesmos explicarão para vocês como acessar e para qual finalidade.

Serviços que o IFSC te oferece

Sabia que, além de estudar no IFSC sem pagar nada, você ainda tem acesso a diversos serviços por ser aluno nosso? Veja este post bem completo em que apresentamos esses benefícios para nossos estudantes. Tem um resumo aí embaixo também:

 

Mantenha-se informado

Prazo de entrega de trabalhos e provas é algo que você vai saber pelos professores ao longo do semestre. Já as datas básicas de início e final de semestre, férias e feriados, você encontra no calendário acadêmico do seu câmpus. 🗓

Mas, além de saber sobre suas atividades acadêmicas, tem sempre um monte de coisa rolando no IFSC que pode te interessar. Temos diversos canais de comunicação para você se manter informado e para depois você não dizer que não ficou sabendo ou que não foi divulgado 😝. 

Além de acompanhar as notícias pelo nosso portal e pelo site do seu câmpus, você também pode nos seguir nas mídias sociais (preste atenção que temos os canais do IFSC e cada câmpus também tem suas páginas e perfis nas redes. Recomendamos seguir tudo! ☺️) 

➕ Temos também este blog aqui que você está lendo, em que falamos mais sobre o dia a dia e o funcionamento do IFSC com uma linguagem um pouco menos burocrática 😬; o IFSC Verifica, voltado à divulgação de informação científica clara e confiável sobre assuntos de ciência e tecnologia; e também o Diálogos com a Gestão, em que nossos gestores compartilham seu dia a dia e os encaminhamentos para a instituição.

📧 Está achando coisa demais? Não se preocupe que todo mês a gente ainda envia um e-mail (para o endereço que você cadastrou na matrícula) com as principais informações do período pra você. Só não vai nos deixar lá no spam ou nos ignorar na caixa de entrada, hein? 👀 

(Inclusive, o primeiro deste ano já foi enviado nesta semana. Confere seu e-mail! Se você não recebeu, verifique com o registro acadêmico do câmpus qual endereço de e-mail está cadastrado no Sigaa (e se o que está lá, está escrito corretamente). Foi para ele que enviamos.)

💡 Falando em comunicação, sabia que fomos o primeiro instituto federal do País a ter uma Política de Comunicação construída coletivamente? Ano passado, inclusive, lançamos a atualização deste importante documento, que deixa clara a nossa preocupação em nos comunicar sempre melhor e de forma transparente com você. Neste vídeo explicamos o que este documento tem a ver com você, estudante do IFSC.

Assistência estudantil do IFSC

O IFSC oferece auxílios financeiros para estudantes que precisam de uma ajuda para se manter estudando e os editais para 2023 já foram lançados.

Para poder concorrer aos auxílios da assistência estudantil, você precisa solicitar o que chamamos de IVS, que é o Índice de Vulnerabilidade Social. Também oferecemos um valor de R$ 400,00 para nossos estudantes de cursos técnicos e de graduação que moram longe de suas famílias. É o que chamamos de auxílio-moradia. E ainda temos um auxílio-permanência para estudantes de cursos presenciais que precisam de ajuda financeira para se manterem estudando. Veja todas as regras e prazos nos editais de assistência estudantil.

Se quiser saber mais sobre a assistência estudantil e verificar quem é o contato para te ajudar no câmpus, acesse a página da Assistência Estudantil em nosso site. Também temos uma página de perguntas frequentes sobre a assistência.

Para além da sala de aula

Aqui no IFSC, além da grande oportunidade de fazer um curso de qualidade e gratuito, você pode ampliar sua vivência acadêmica de várias formas. Uma delas é participando de organizações estudantis e de colegiados do IFSC que tenham representação estudantil. Explicamos melhor sobre como participar de representações estudantis neste post.

Você também pode integrar o movimento estudantil, participando de centro acadêmico, grêmio estudantil, diretório acadêmico e atlética. Neste post explicamos o papel de cada movimento e como você pode participar.

Temos também várias empresas juniores, que são sociedades civis sem fins lucrativos, formadas por alunos de cursos superiores, sob a orientação de professores. O objetivo de uma EJ é proporcionar ao estudante um maior contato com o mundo do trabalho, vivenciando o meio empresarial e comprometendo-se com o desenvolvimento pessoal e do coletivo.

-> Conheça as empresas juniores do IFSC

Outra oportunidade muito bacana são nossos intercâmbios estudantis. Temos os programas de intercâmbio aqui do IFSC e também divulgamos várias oportunidades internacionais. Se você sonha com uma experiência dessa, já pode acompanhar o relato de nossos intercambistas no nosso Blog dos Intercambistas. Também temos uma série no nosso Instagram chamada #ifscpelomundo. É só acompanhar a hashtag para saber por onde nossos estudantes têm andado e planejar seu próprio intercâmbio.

E no nosso portal você ainda encontra muitas oportunidades dentro do IFSC - como bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Posts que já fizemos aqui e que serão úteis para você

Você está chegando agora, mas este blog aqui existe desde 2019 (e o IFSC desde 1909 🙊). Então já fizemos muitos posts que podem ser úteis para nossos alunos, mesmo tendo sido publicados há mais tempo. Se quiser ver TUDO o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Mas a gente é muito legal 😆 e, além de citar posts úteis ao longo de todo o texto, ainda separamos outros aqui embaixo para facilitar sua vida: 

🔎 Pesquisas em periódicos: Um post para você entender como fazer uma pesquisa de qualidade para seus trabalhos acadêmicos.

🚫 Não ao plágio: Como todo estudante, você certamente precisará fazer diversos trabalhos acadêmicos. Neste post explicamos o que pode ser considerado plágio para que você não cometa este ato criminoso.

💻 Tour pelo Portal do IFSC: veja onde encontrar o que precisa

📚 Estude no IFSC: Sim, você pode fazer mais de um curso no IFSC e explicamos como neste post. Inclusive, temos cursos de idiomas.

Tá na mão

📌 Enviamos todo mês por e-mail para nossos alunos, mas vamos deixar aqui também alguns conteúdos feitos especialmente para nossos estudantes para que vocês possam acessá-los de maneira rápida também por este post:

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e acesse sempre as notícias no nosso Portal e no site do seu câmpus para ficar bem informado. 

👂 Quando tiver dúvidas, quiser fazer sugestões, elogios ou até críticas, temos uma Ouvidoria pronta para escutá-lo. Se quiser falar com algum outro setor, veja aqui nossos contatos.

Esperamos que você seja muito feliz por aqui. Se você tiver Instagram e quiser compartilhar momentos seus aqui no IFSC, basta publicar fotos no câmpus usando a #tonoifsc ou nos marcar @ifsc. 🤳 Estamos sempre de olho no que nossos estudantes publicam e, muitas vezes, damos até repost. Já pensou que você pode aparecer no nosso Instagram? 🤩

Gostou deste conteúdo? Se tiver sugestões de mais assuntos para abordarmos aqui, mande e-mail para blog@ifsc.edu.br.

Cadastre-se para receber nossos posts

Você pode se cadastrar para receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos novos conteúdos. Para isso, preencha o formulário de cadastro do Blog do IFSC neste link.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS